08/06/2020 as 12:23

ENTREVISTA

Fábio Quintiliano fala sobre cirurgia robótica em gestante

O Hospital São Lucas é o único em Sergipe habilitado à realização de cirurgias robóticas, os especialistas precisam participar de cursos de formação e se manterem atualizados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O médico Fábio Quintiliano é o nosso entrevistado de hoje. Ele é Urologista, mestre em Disfunções Miccionais, professor de Urologia da Universidade Tiradentes e Coordenador do Serviço de Urgência em Urologia do Hospital São Lucas/ Rede D’Or São Luiz, além de ter sub-especialização em Urologia Pediátrica e certificado em cirurgia robótica pela Intuitive Surgical.

Além das cirurgias convencionais, Dr. Fábio Quintiliano realiza cirurgias robóticas, e este mês fez sua primeira cirurgia robótica em gestantes. O Hospital São Lucas é o único em Sergipe habilitado à realização de cirurgias robóticas, os especialistas precisam participar de cursos de formação e se manterem atualizados. Esse rol de exigências traz segurança e confiabilidade à modalidade. E é sobre essa evolução tecnológica que Dr. Fábio Quintiliano explica para nós.

THAÏS BEZERRA - O Hospital São Lucas é pioneiro em cirurgia robótica em Sergipe. Qual a importância desse tipo de procedimento para a medicina?
FÁBIO QUINTILIANO - Sim, o programa de cirurgia robótica em Sergipe, composto inicialmente por apenas 05 cirurgiões treinados e certificados internacionalmente pela Intuitive Surgical, iniciou em outubro do ano passado no Hospital São Lucas/Rede D’Or. A importância deve-se ao fato de os robôs poderem acessar áreas mais complicadas com mais facilidade, de modo mais controlado, com bastante precisão e menor invasão para o corpo do paciente, colaborando para uma cirurgia de maior segurança e eficiência, além de auxiliar na recuperação e no sucesso dos procedimentos.

TB - O robô funciona sozinho?
FQ - O robô não faz nada sozinho. É um sistema moderno, dotado de altas tecnologias e bem planejado, visando o conforto daqueles que o manuseia e o alívio dos que o escolhem. Contudo, ainda que seja provada a sua eficácia, ele não passa de uma ferramenta de trabalho, sem autonomia nenhuma, sem o homem por trás dele nada seria efetivado. No entanto, diante de ações imprevistas pelo cirurgião, a tecnologia robótica aciona um comando de segurança que trava provisoriamente a máquina, evitando danos ao paciente.

TB - Quais as aplicações da Cirurgia Robótica na medicina?
FQ - A robótica na medicina já é usada em diversas especialidades, como: urologia (cirurgias nos rins, na bexiga…), ginecologia (cirurgias do útero…), coloproctologia (cirurgias no intestino…), cirurgia torácica (cirurgias nos pulmões…), reduções de estômago (bariátrica) e também no tratamento do câncer (câncer de próstata, de bexiga, de rim, de intestino, de úetro…).

TB - A Cirurgia Robótica pode ser utilizada em qualquer cirurgia da Urologia?
FQ - Assim como nas outras especialidades, em qualquer cirurgia urológica que pode ser realizada por laparoscopia, também pode ser videoassistida pelo robô. Já realizamos cirurgia para câncer renal, para câncer de próstata e cirurgias de reconstrução da via urinária. Portanto, todas as cirurgias das vias urinárias podem ser realizadas por meio do robô, no entanto, nas cirurgias da genitália externa do homem, a robótica ainda não tem boa aplicabilidade.

TB - Recentemente o senhor realizou a cirurgia robótica em uma gestante. Como foi realizar esse primeiro procedimento em nosso Estado?
FQ - Na verdade foi a primeira cirurgia robótica em gestante de toda a Rede D’Or no Brasil. É uma mistura de sentimentos. Primeiramente, de gratidão ao Hospital São Lucas/Rede D’Or São Luiz por acreditar no nosso trabalho e nos apoiar desde o início no processo de treinamento e certificação internacional; a minha equipe cirúrgica que também me apoia integralmente; a equipe de enfermagem que nos ajuda checando todos os itens de segurança constantemente; e a minha família, por todo o suporte emocional. Depois o de recompensa, pois o caminho até se tornar um cirurgião robótico certificado é longo e todo ele fora do nosso Estado, sendo uma parte fora do País. E por fim o de satisfação pessoal por poder oferecer a paciente o melhor tratamento seguindo todos os protocolos, mesmo vivendo esse momento atual de Pandemia do COVID-19.

TB - Quais os principais benefícios do uso da Cirurgia Robótica?
FQ - Resumidamente, maior eficácia, segurança e precisão, além de melhor recuperação, pois conseguimos fornecer aos pacientes pequenas incisões, menor sangramento e diminuição das taxas de transfusão sanguínea, menor tempo cirúrgico, menor tempo de internação, menor risco de infecção, diminuição das dores e das complicações pós-cirúrgicas e retorno mais rápido às atividades diárias. Tudo isso por meio de uma imagem 3D e HD, com movimentos sem tremores e mais articulados que a mão humana, e melhor ergonomia já que o cirurgião fica sentado em posição confortável.