30/06/2020 as 11:27

DESTAQUE

TB entrevista Dr. Thiago Ferreira

O nosso entrevistado é Dr. Thiago Ferreira, Fonoaudiólogo, Gerontólogo e Diretor do NESC, referência na sua especialidade em Aracaju

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O nosso entrevistado é Dr. Thiago Ferreira, Fonoaudiólogo, Gerontólogo e Diretor do NESC, referência na sua especialidade em Aracaju. Natural de Recife-PE, casado com a bancária e estudante de Nutrição, a sergipana Marcelle Garcia, têm dois filhos e considera-se aracajuano de coração.

É graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, com Pós-graduação em Disfagia (CEFAC-SP), Voz (CEV - SP) e Gerontologia (IDE - PE), atualmente faz Doutorado em Ciências Biomédicas na Argentina. Além disso é Professor e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade IDE nas áreas de Fonoaudiologia e Multiprofissisonal, Membro atual do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Vice-coordenador do comitê de Fononcologia da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e sócio-proprietário da empresa NESC (Núcleo Especializado em Saúde e Comunicação), ao lado da também Fonoaudióloga Dra. Milca Teles.

Dr. Thiago é autor de livro, de vários capítulos de livros e artigos científicos, com reconhecimento e destaque. Ele atende na clínica NESC, localizada no Centro Médico Jardins. Telefones: 3024-1051 / 99109-8765. Vale destacar que o serviço de Fonoaudiologia também está disponível gratuitamente pelo SUS, em diversas instituições como o Hospital Universitário, Cemar, Huse, Clínica-Escola da UFS e etc. Vamos ao bate papo.

THAÏS BEZERRA - Como o senhor define a atuação de um fonoaudiólogo?
THIAGO FERREIRA - A Fonoaudiologia é uma ciência muito rica e ampla. De maneira geral, poderia dizer que a Fonoaudiologia é a ciencia que tem como objeto de trabalho a comunicação e os distúrbios da deglutição (ato de engolir). Quando falo sobre comunicação, ressalto que em seus diversos níveis como fala, escrita, audição, processamento auditivo e etc. A Fonoaudiologia atualmente conta com 12 especialidades - sou especialista em três dessas especialidades - Disfagia, Gerontologia e Voz -, reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e têm sua atuação e reconhecimento e constante crescimento. Em 2018, estive no ranking canandense figurando entre as 10 maiores profissões do futuro...ihh TB se deixar escrevo outro livro. Faço referência a minha primeira obra técnica que lancei no ano passado no Museu da Gente Sergipana, porque é uma grande paixão na minha vida.

TB - Quais os principais motivos para consultar um fonoaudiólogo?
TF - Di - ver - sos! Costumamos dizer que quem não consultou um Fonoaudiólogo ao nascer, seja ao realizar o teste da orelhinha ou da linguinha; ou até mesmo por dificuldade ao amamentar, com certeza em algum momento irá necessitar de um profissional durante a idade adulta ou no até mesmo no envelhecimento, como nos distúrbios da audição ou deglutição, muitos comuns nessa faixa etária. Fonoaudiologia por muito tempo era considerado um profissional da elite, mas na atual conjuntura posso falar que temos uma Fonoaudiologia para TODOS!

TB - Na sua opinião existe algum tabu para os pais procurarem um fonoaudiólogo por dúvidas quanto a alteração na fala de um filho?
TF - Não acredito em tabus, acredito mais em desconhecimento por parte da população da abrangência que nossa profissão permite. Além disso, por vezes, falando em crianças, alguns pais acreditam que os distúrbios dos seus filhos são transitórios ou são “bonitinhos”, muitas vezes ratificando-os. Como exemplos de crianças roucas ou as que fazem troca nos fonemas durante a fala.

TB - Quais os problemas mais frequentes em consultório?
TF - Nesse caso vai depender da (s) especialidades do profissional. No meu caso, dentro das minhas expertises, costumo receber muitos indivíduos com alterações de deglutição por doenças neurológicas (Ex: Doença de Parkinson), sequelas de câncer de cabeça e pescoço (Ex: câncer de tireóide e/ou língua), alterações ou aperfeiçoamento da voz falada e cantada; paralisia facial e pacientes com distúrbios respiratórios do sono.

TB - De uma forma geral, o fonoaudiólogo pode cuidar de quais patologias?
TF - TB, díficil hein? Mas vou dar outros exemplos para ilustrar esse leque de opções: pessoas com sensações de tontura, realização de exames auditivos e do equilíbrio, atuação em hospitais (nesse momento de pandemia, o Fonoaudiólogo exerce um papel fundamental na linha de frente dos pacientes com a COVID-19 que necessitam voltar a se alimentar com segurança e falar); distúrbios da linguagem escrita; análise forense de vozes em questões jurídicas; cuidados paliativos e de fim de vida; assessoria vocal de cantores, crianças com autismo, reabilitação da voz de um professor...

TB - Quanto tempo dura um tratamento com um fonoaudiólogo?
TF - O tempo de tratamento fonoaudiológico é muito variável. Vai depender do distúrbio ou aperfeiçomento em questão. Alguns casos na área de voz, por exemplo, podem ser resolvidos com quatro sessões de tratamento, outros casos necessitam de acompanhamento longitudinal (Doenças Neuromusculares, Ex: Esclerose Lateral Amiotrófica). De maneira geral o prognóstico e o tempo de tratamento deve ser definido pelo profissional na avaliação e/ ou nas primeiras sessões de tratamento. Como qualquer outro tratamento, há pacientes muito responsivos e outros pouco; assim como temos pacientes com alta adesão e outros que não; tornando variável esse tempo.