19/08/2021 as 09:43

ELES E ELAS

Thaís Carvalho: cardiologista que milita pela manutenção e prevenção

Dia 21 de agosto realiza o I Simpósio Sergipano de Amiloidose (curso on-line gratuito para profissionais de saúde, convida colegas nacionais e locais comprometidos com o tema.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Thais Carvalho - Cardiologista que milita pela manutenção e prevenção, Thais diuturna Carvalho investe em comunicação digital e disponibiliza lives didáticas no Instagran, enquanto democratiza a informação relevante e guarnece sua aura médico- -fraterna. Dia 21 de agosto realiza o I Simpósio Sergipano de Amiloidose (curso on-line gratuito para profissionais de saúde, convida colegas nacionais e locais comprometidos com o tema. “Doença subdiagnosticada, herdada ou adquirida, a Amiloidose pode levar a insuficiência e arritmia cardíaca, complicações neurológicas, renais, gastrointestinais e oculares, o que mostra a abrangência da patologia”. Será no próximo sábado (21). - @simposioseamiloidose.

Leo Rocha - Diante da pandemia do coronavírus, a quantidade de doadores de sangue reduziu em 10% de acordo com o Ministério da Saúde. Desconfortável, Leo Rocha utilizou sua popularidade em Nossa Sra.do Socorro e iniciou a campanha “amigos do Leo Rocha”, ação que aconteceu no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS ). Quarenta amigos-doadores se engajaram e mais de 15 litros de sangue foram coletados. Os pacientes continuam precisando de transfusão, mas os doadores estão com receio de doar.

Gilney Marques - “Informação e empatia em relação à pessoa receptora, para esvaziar o medo, pois os procedimentos durante a coleta garantem imunidade. Não podemos permitir que a desinformação estimule o medo de doar”. Nascido na terra de Bispo do Rosário e berço cultural do Estado de Sergipe, Gilney Rodrigues Marques (45) é filho da nossa Japaratuba. Lenda na quadrilha junina Cangaceiros da Boa, inspirado pelo irmão Robson Marques, o marcador. Na dedicação e vocação, assumiu a gestão do grupo em 1998. “Um desafio enorme, marcar e liderar tantos jovens”, lembra. A partir do engajamento do grupo e talento de todos, em 2022 a Quadrilha comemorará 30 de existência e Gilney junto com a diretoria do grupo afirma, declara que será um marco na história da sua vida e da Quadrilha. “O grupo, é uma massa pensante espetacular, fizemos grandes trabalhos, me sinto lisonjeado, faz parte da minha vida!”, conclui o atual presidente.

Nelsina Melo - Menina encantadora e atualizada, avó dengosa, mulher inoxidável, Nelsina de Oliveira Melo avisa que nesta segunda-feira haverá a V LIVE PPGSC, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O tema central será “Paulo Freire e a construção do conhecimento na pesquisa e na ação social em Saúde Coletiva” – centenário de seu legado em autoconhecimento e estima ao Povo Brasileiro. Contará com a contribuição de reflexões dos professores titulados Eymard Vasconcelos (UFPB), Roseni Pinheiro (UERJ) e Fernando Leão (UFSB). A mediadora será a docente do PPGSC, Profa Ana Claudia Peixoto. Ocorrerá pela manhã, a partir das 10h00 através do link: https://www.youtube.com/ watch?v=K0RvKG06fmY.