19/08/2021 as 09:48

DESTAQUE

TB entrevista Dr. Adriano Augusto

O nosso convidado é o Dr. Adriano Augusto Melo de Mendonça, professor Associado do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O nosso convidado é o Dr. Adriano Augusto Melo de Mendonça, professor Associado do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe.

Professor de curso de Pós-graduação na área de Odontologia Estética. Clínico especialista em estética da Clínica Ortos – Dr. Gustavo Barreto. Dr. Adriano é mineiro, de Belo Horizonte, mas adotou Aracaju como sua terra, há 11 anos, onde vive feliz com a esposa em nossa capital. Realiza seu trabalho com extremo zelo e competência na área da odontologia estética, e também como professor da UFS, onde passa seus conhecimentos e experiência para os alunos de forma clara e objetiva.

É um professor querido pelos alunos e admirado pelos colegas da odontologia. Formado há 21 anos e com larga experiência, é um profissional renomado. Dr. Adriano Augusto vai falar sobre a saúde bucal e os tratamentos para ter um sorriso bonito e saudável.

THAIS BEZERRA - Qual o foco do seu trabalho em consultório?
ADRIANO AUGUSTO - TB, querida, atualmente trabalho na área de Odontologia Estética, com enfoque na parte de clareamento dental, Facetas e lentes de contato em porcelanas e resina para aqueles pacientes que apresentam desgaste dental severo e desejam melhorar a coloração dos dentes e/ou o formato deles.

TB - Quais os tratamentos mais modernos que você realiza?
AA - Hoje, na clínica, estamos voltados muito para a Odontologia digital a qual permite mais agilidade e conforto aos pacientes.

TB - Como professor da Universidade Federal de Sergipe o que mais lhe dá prazer?
AA - A universidade é onde posso realizar o meu sonho de poder transmitir aos alunos os conhecimentos adquiridos na pós-graduação (mestrado e doutorado) e a prática do dia a dia do consultório. O conjunto universidade/consultório dá a nós, professores, a possibilidade de transmitir algo a mais aos alunos. Além disto, é na universidade também que podemos fazer as grandes investigações científicas acerca dos diferentes caminhos que a odontologia nos proporciona.

TB - Visitar o dentista com frequência é forma de prevenir cáries e problemas indesejados no futuro?
AA - Com certeza TB. Com esta pandemia, uma serie de outras doenças bucais apareceram para a população. Além da cárie, que apesar de controlada, ainda está presente, o desgaste dentário, fraturas dentárias por estresse, e a chamada BIOCORROSÃO DO ESMALTE DENTAL, são os novos desafios que o profissional da área de odontologia tem que enfrentar. Esta é a nossa nova realidade.

TB - O senhor acha que as pessoas cuidam da boca menos do que o necessário?
AA - Apesar da grande diversidade de fontes de informações que temos hoje, a população ainda não tem este cuidado com a saúde dos dentes. Para podermos fazer um paralelo, o grande cirurgião plástico, Ivo Pitangui, já dizia: “Não podemos melhora nada em termos de cirurgia plástica facial, se o paciente primeiro não cuidar dos dentes.” Muitos pacientes hoje relatam as consequências do descuidado com os dentes. A nova geração já não apresenta tanta cárie como antigamente. Porém, esta nova doença de desgaste dental e biocorrosão se torna a nova realidade da odontologia.

TB - É mito ou verdade que devemos escovar os dentes meia hora após as refeições?
AA - Verdade. Principalmente com a quantidade de substâncias ácidas que ingerimos hoje. Café, sucos de limão, caju, laranja, bebidas alcoólicas como vinho, são bebidas com alto potencial de desgaste e corrosão do esmalte dental. Por este motivo, sempre recomendo aos pacientes fazer bochechos com água antes de escovar os dentes.