24/08/2021 as 09:59

DESTAQUE

TB entrevista Everaldo Ribeiro

Pós Graduado em Gestão Ambiental pela FANESE/SE. Pós Graduado em Gerenciamento de Obras através da UNIP /SP, Curso de Mister Garden no Estado de Rhode Island – EUA.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vamos entrevistar o empresário Everaldo Ribeiro, que há 45 anos trabalha com paisagismo. Arquiteto Paisagista, Urbanista e Engenheiro de Segurança do trabalho. Pós Graduado em Paisagismo e Plantas Ornamentais pela Universidade de Lavras /UFLA. Pós Graduado em Gestão Ambiental pela FANESE/SE. Pós Graduado em Gerenciamento de Obras através da UNIP /SP, Curso de Mister Garden no Estado de Rhode Island – EUA.

Comanda com sucesso sua empresa de plantas e jardins, dois hortos cultivando diversas espécies que embelezam casas, ruas, avenidas e praças do nosso Estado e de vários estados do País. Junto com a esposa Anarlene Ribeiro, sempre fizeram cursos pelo Brasil e também no exterior, renovando e ampliando conhecimentos no mundo verde. A natureza precisa de cuidados especiais para melhorar a qualidade de vida do planeta. Nesse quesito eles são mestres. E hoje vamos falar desse tema que nos encanta e preocupa, a preservação do meio ambiente.

THAÏS BEZERRA - Everaldo, conte um pouco a história de sua empresa na área verde em Aracaju?
EVERALDO RIBEIRO - São 45 anos trabalhando com paisagismo. Participei em Viagens de Estudo Técnica de Paisagismo a diversos Países da Europa, a exemplo da FRANÇA, ALEMANHA, HOLANDA e outros. Participei de diversos Cursos de Paisagismo e Visitas Técnicas a diversas Cidade de São Paulo, e também da Casa Cor São Paulo, Bahia e Sergipe. Executamos a maior obra de Paisagismo de Sergipe, a Orla de Atalaia com mais de 100.000 m2 de Plantio de Grama e Transplante de mais de 1.500 Coqueiro Adultos. Executamos por diversas vezes do Gramado do Estádio Lourival Batista, principalmente a última reforma para a Copa de 2014, em que o Bastitão recebeu Grama através em Rolo, o qual foi aprovado e elogiado pelos Técnicos da FIFA e pela imprensa Desportiva dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Executamos diversos Gramados esportivos a exemplo do Clube esportivo Sergipe, Associação Desportiva Confiança, os Gramados Esportivos das Cidades de Itabaiana, Estancia, Maruim, Rosáirio do Catete, Propriá, Frei Paulo, Laranjeiras e tantos outros.

TB - Você sempre se reciclou fazendo cursos no Brasil e exterior. Qual foi a importância dessa busca e de tanto aprendizado?
ER - Iniciei a minha carreira de Paisagista em 1976 através da empresa FLORA SERV E PAISAGISMO. Há 30 anos que comanda a BTS Ambiental, que atuou/atua no Distrito Federal /Brasília e nos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Bahia e Sergipe, desenvolvendo além de Serviços de Paisagismo e Gramados Esportivos, os Serviços de Limpeza Industrial, Fornecimento de mão de obra, Serviços de Podação de Arvores, Manutenção E Conservação de áreas Verdes e Praças Publica, Serviços de Arborização, Varrição de ruas Publicas; Além de manter dois hortos para produção de Árvores, Arbustos e forragens em geral sendo um em Aracaju e outro no Povoado Ritacacete do município de São Cristóvão, sendo este último o maior Horto do Nordeste.

TB - Sua empresa foi a pioneira no transplante de coqueiros em nossa capital, na área pública e privada. O que lhe marcou nessa evolução?
ER - Fizemos transplantes de 1.500 coqueiros na orla de nossa cidade apostando que o paisagismo verticalizado e tão nordestino e praieiro agregaria para o projeto um marco nodal que emolduraria de forma a abraçar a construção que hoje se tornou num dos maiores cartões postais de nossa cidade. TB - Todo mundo gosta de manter um jardim bonito em suas casas. O que é mais importante saber? ER - Em primeiro lugar não podemos esquecer que as plantas precisam de: Agua; Luz; terra boa e alimentada. Todavia uma fórmula linear não existe pois existe milhares de espécies que apesar de ter a mesma família vai precisar de alimentos e cuidados diferenciados. Portanto um bom profissional poderá indicar uma misturinha que irá deixar seu jardim viçoso, forte e bonito e ainda resistente a pragas.

TB - E para quem não conhece detalhes sobre plantas adequadas para determinados ambientes e gosta de cuidar do seu jardim, qual sua dica?
ER - Uma dica seria conhecer cada plantinha de seu jardim tipo de onde ela vem, o que ela gosta e assim você não errará colocando planta de sombra em local ensolarado o fazendo agrupamento de espécies que preferem solos mais secos com as que melhor se adaptam a locais bem úmidos, existe boas informações na internet e, pesquisar seria uma forma de procurar acertar.

TB - Você é referência no que faz no mundo verde no Estado. Qual o maior pecado de um leigo?
ER - Acredito ser o não conhecimento mínimo do assunto, e, como em qualquer coisa que possamos nos aventurar a primeira seria ler sobre o tema, fazer cursos ir em busca de conhecimento.

TB - Sobre pragas que surgem em plantas nas residências. É importante chamar um especialista no tema?
ER - O melhor é consultar um profissional ou uma casa especializada que irá indicar um produto que venha a eliminar o problema e, ainda como grande importância efetuar uma boa adubação através de uma análise do solo o fará com que o vegetal venha a se tornar resistente a diversas doenças e pragas pois algumas delas são oportunistas, isto é, encontrando a vegetação debilitada de nutrientes se instalem.

TB - Sei que você ama o que faz. O que mais lhe gratifica nesse trabalho?
ER - Saber que o paisagismo é a única expressão artística humana que envolve os cincos sentidos do corpo humano e, que através do meu trabalho estou contribuindo para a qualidade, a preservação e o embelezamento de áreas do tecido urbano.

TB - E para encerrar, o que cada pessoa que cultiva uma plantinha em casa deve fazer pela “saúde” verde no planeta?
ER - O ideal seria que cada família pudesse plantar ao menos uma árvore mas, não podendo preservá-la seria de grande valia para sua rua, seu bairro, sua cidade e para o planeta.