13/09/2021 as 10:27

ENTREVISTA

Doutor Hugo Maia abre as portas da Clínica Elsimar Coutinho em Aracaju

Por meio do legado de seu professor Dr. Elsimar Coutinho, o ginecologista faz parte de uma das clínicas pioneiras em tratamento hormonal

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dr. Hugo Maia Filho é um dos sócios da Clínica Elsimar Coutinho. Influente no ramo da área reprodutiva humana, o doutor coleciona mais de 110 trabalhos publicados em revistas internacionais. Por meio do legado de seu professor Dr. Elsimar Coutinho, o ginecologista faz parte de uma das clínicas pioneiras em tratamento hormonal. Dr. Hugo compartilha um pouco do seu trabalho e das suas expectativas na abertura da Clínica em Aracaju em uma entrevista conosco.

THAÏS BEZERRA - Dr Hugo Maia, o senhor se formou em medicina lá na Bahia e desde 1972 junto com o Dr Elsimar Coutinho já desenvolviam pesquisas científicas, inclusive pesquisas reconhecidas internacionalmente. Qual era a perspectiva que os senhores tinham naquela época acerca do tratamento hormonal para criar essa parceira?
H.M.F.: O professor Elsimar começou a falar em tratamento hormonal realmente há muitos anos atrás. Quando falamos isso, nós estamos retornando a década de 70, já que ele foi um pioneiro. Eu fui um aluno dele e me entusiasmei muito com as ideias do seu trabalho e, assim, continuamos.

TB - O senhor participou de vários projetos de pesquisa e tem como umas de suas conquistas o prêmio Golden Hysteriscopy na premiação da AAGL (USA), que utiliza a cirurgia histeroscópica durante a terapia hormonal da menopausa. Como funciona, de fato, o tratamento hormonal?
H.M.F.: O tratamento hormonal é um tratamento individualizado. A gente tem que ver o tratamento adequado para cada pessoa pelos sintomas, idade, necessidade e, portanto qual seria a combinação do hormônio adequado. Geralmente, nós fazemos com o uso de hormônios bioidênticos, administrados de várias maneiras desde a forma de implante, gel e etc. Esse tipo de tratamento é uma continuação do trabalho do professor Elsimar, que começou uns 50 anos atrás. Quando ninguém falava nisso, ele era o primeiro que já defendia a reposição desses hormônios, principalmente, a testosterona. Esse talvez seja um dos grandes hormônios que ele lutou e defendeu a sua reposição na mulher e no homem, mas na mulher realmente foi uma grande novidade.

TB - A Clínica Elsimar Coutinho irá celebrar sua chegada em Aracaju em um evento na próxima quarta-feira. Para isso, há uma parceria com a Clínica Vivante Saúde Estética, que tem à frente a nutróloga Dr Rejane Mendonça. Como ocorrerá esse encontro e como houve essa parceria? H.M.F.: Será um encontro muito produtivo. A nutrologia e os hormônios estão muito ligados. A reposição hormonal implica sempre numa boa administração alimentar. Então, acredito que essa combinação vai ser muito importante e interessante porque nós, os profissionais, já temos muita experiência, cada um no seu ramo, e justamente essa aliança só irá fortalecer o tratamento e melhorar muito a condição de muitas mulheres agora em Sergipe.

TB - A inauguração ocorrerá em uma grande cerimônia para abrir em grande estilo as portas da Clínica em Aracaju. Qual a expectativa do senhor para esse evento? E quais resultados o senhor acredita que alcançará chegando a cidade?
H.M.F.: É um evento de apresentação em que nós vamos falar da estratégia que nós pretendemos fazer, dos planos, isso é basicamente o princípio inicial. Já tive o prazer de estar em Aracaju em outros eventos, mas esse é especialmente interessante porque vai ser o lançamento da clínica. Essa união entre a nutrição e os hormônios tem a finalidade não só de estética, emagrecimento, ganho de massa muscular, mas também do próprio tratamento hormonal. Há uma importância muito grande hoje dos alimentos com forma de tratamento e acredito que foi uma visão muito interessante unir pessoas com experiências diferentes e com algo em comum: a saúde.

TB - Em relação ao trabalho da Clínica, sabemos que o senhor atua como ginecologista. Vimos que a Clínica Elsimar Coutinho tem foco no bem-estar e na saúde, principalmente, da mulher. Como os serviços de ginecologia são desempenhados na Clínica?
H.M.F.: A ideia é fazer um atendimento global, não só na parte hormonal, mas também nos outros aspectos da ginecologia, como, por exemplo, na prevenção de câncer, no tratamento de infecções. Na verdade, nós vamos ter em mente a função do ginecologista não somente limitada ao tratamento com implantes hormonais. Nós vamos fazer um atendimento global de ginecologia. Sou professor de ginecologia há muitos anos e é uma habilidade que nós dominamos todos os espectros da área, desde o cirúrgico aos aspectos clínicos. Então, vai ser uma coisa muito mais global e ampla do que somente um aspecto específico, embora claro que o carro-chefe seja o tratamento hormonal.

Fonte: VC Vhale