25/10/2021 as 09:42

ENTREVISTA

TB Entrevista Priscila Dias Felizola

Dedicada, Priscila tem se empenhado em se tornar uma gestora cada vez mais completa, participando de cursos que a auxiliem nesse processo, como o Programa de Gestão Avançada

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A nossa entrevistada hoje é Priscila Dias Silva Felizola, advogada formada pela Universidade Tiradentes (Unit) e pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/ SP. Em sua trajetória profissional, teve passagens por importantes órgãos, a exemplo do Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado de Sergipe, onde atuou como assessora do Procurador-Geral da Justiça entre 2013 e 2019.

Desde janeiro de 2019, Priscila assumiu a direção regional do SENAC, a maior instituição de ensino profissionalizante do Brasil, onde tem desempenhado um papel decisivo frente aos desafios. Dedicada, Priscila tem se empenhado em se tornar uma gestora cada vez mais completa, participando de cursos que a auxiliem nesse processo, como o Programa de Gestão Avançada da empresa Amana Key (SP), e o curso de Compliance da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Vamos ao bate papo.

THAÏS BEZERRA - Qual o maior desafio para você desde que assumiu a direção do SENAC?
PRISCILA DIAS FELIZOLA - Desde que assumi a honrosa função de diretora regional do Senac, a convite do Presidente Laercio Oliveira, o maior desafio foi ser Gestora em meio a uma pandemia. Tudo ficou mais difícil e tivemos que nos reinventar para sobreviver.

TB - O SENAC oferece cursos gratuitos?
PDF - Sim. Através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) nós ofertamos milhares de vagas gratuitas ao longo do ano, em diversas opções de cursos nas unidades da capital e interior do Estado, e também através da Unidade Móvel. Essas vagas são destinadas a pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapassa dois salários mínimos. E para ter acesso a elas, é preciso ficar atento ao nosso site www.se.senac.br e também às nossas redes sociais, onde são publicados os editais dos processos seletivos.

TB - Como faz para participar do Programa de Aprendizagem?
PDF - Para participar do Programa de Aprendizagem é preciso ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado no ensino fundamental ou médio, e encaminhar seu currículo para as empresas, tais como supermercados, lojas de departamentos e hospitais. Essas empresas farão suas próprias seleções e encaminharão os aprendizes ao Senac, a fim de que participem do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial. Todas as informações sobre o programa, assim como a lista de empresas parceiras do Senac, para as quais os candidatos podem encaminhar seus currículos, encontram-se em nosso site.

TB - Qual a duração ou prazo para concluir os cursos? É possível fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo?
PDF - A duração dos cursos varia. Temos cursos de 15 horas, como o de Atendimento ao Cliente, até o de 1.600 horas, como o técnico em Enfermagem. É possível fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo, desde que em turnos diferentes.

TB - Como funciona a formação de mão de obra para a área do turismo?
PDF - Através do nosso portfólio de cursos de capacitação, que contempla títulos como o técnico em Guia de Turismo, o técnico em Hospedagem, Camareiro, Recepcionista de Hotel, Agente de Informações Turísticas, dentre outros.

TB - O SENAC oferece cursos on-line?
PDF - Sim. São mais de 200 opções em cursos livres, técnicos, graduações, pós-graduações e extensões universitárias, através da Rede Senac de Educação à Distância (EaD). Nossas unidades na capital e interior são polos EaD que auxiliam os alunos nas atividades presenciais obrigatórias. Quanto ao ensino remoto nos nossos cursos, esta foi uma alternativa que implementamos em razão da pandemia, para que os nossos alunos não ficassem prejudicados pela impossibilidade das aulas presenciais.

TB - Os certificados são reconhecidos pelo MEC?
PDF - Sim. Nós temos respaldo na Resolução Senac 1036/2015, como instituição mantenedora dos cursos de educação profissional técnica, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que regulamenta a educação profissional no Brasil.

TB - O Cacique Chá continua cumprindo o objetivo na formação de mão de obra na área da gastronomia?
PDF - Sim. O Senac Bistrô Cacique Chá é um restaurante escola, no qual os clientes são atendidos por alunos do curso de Garçom. Sempre acompanhados e avaliados, claro, por seus instrutores, eles conseguem aplicar na prática o que foi aprendido em sala de aula. Desta maneira, o Senac contribui para a formação de profissionais sempre preparados para atuarem nos melhores estabelecimentos.

TB - Você destacaria qual a maior realização durante a sua gestão?
PDF - Nesses quase três anos tivemos importantes realizações, sempre com apoio e parceria do presidente Laércio Oliveira, e a principal delas foi a construção do Centro de Educação Profissional em Nossa Senhora da Glória, inaugurado no dia 14 de outubro, fruto de investimentos superiores a 13,5 milhões de reais. Além disso, consolidamos o Modelo Pedagógico do Senac, que inovou o nosso portfólio de cursos frente às novas demandas do mundo do trabalho. Fomos, ainda, o Regional piloto na implantação remota do novo Sistema de Gestão Educacional do Senac. E vamos inaugurar a sede administrativa do Senac na capital sergipana, que passou por reforma e ampliação, e também o novo bloco de Gastronomia, com o novo Restaurante Escola.