22/11/2021 as 11:39

ENTREVISTA

TB Entrevista Cláudia Barreto

A entrevista fez parte da aula de Psicologia Organizacional ministrada pelo professor Cleberson Franclin Tavares Costa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A entrevista deste final de semana é com a Psicóloga Organizacional Cláudia Barreto. Foi realizada pelos alunos Amanda Cibele, Áurea Sofia, Mel Almeida, Gabriela Gregório, João Victor Medeiros, Maria Clara Costa e Grasielle Cruz, do 6° período de Psicologia da Universidade Tiradentes. A entrevista fez parte da aula de Psicologia Organizacional ministrada pelo professor Cleberson Franclin Tavares Costa. A nossa entrevistada Cláudia Barreto é graduada pela Pio Décimo, especializada em avaliação psicológica e comportamental. Tem MBA em Gestão de Pessoas pela Unit, é formada também em Administração pela Fanese em 2003 e conta em seu currículo com mais de 20.000 avaliações aplicadas para seleção e admissão. Trabalha na Celi Construções e fundou a Ampla Recursos Humanos.

THAÏS BEZERRA - Por que a senhora escolheu Psicologia Organizacional?
CLAUDIA BARRETO - Como administradora tive muita experiência na área do gerenciamento das equipes, nas lojas Riachuelo, onde trabalhei, e participei juntamente com as psicólogas, dos processos seletivos. Continuei atuando na área de gestão e senti a necessidade do olhar do psicólogo dentro dos processos. Daí enxerguei no mercado a possibilidade de abrir uma consultoria de RH, para efetivamente trabalhar com os processos seletivos com qualidade, utilizando o olhar da psicologia.

TB - Como é o dia a dia de um psicólogo organizacional?
CB - Dinâmico, com muitos processos burocráticos, tendo que conciliar a visão do psicólogo com a razão dos processos organizacionais.

TB - O que a senhora faz no ambiente de trabalho?
CB - Desenvolvemos atividades de avaliação psicológica, consultoria, implantação de RH, recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; gerenciamento e seleção de estagiários, bem como, gestão do setor comercial.

TB-Quais as maiores dificuldades que o Psicólogo Organizacional encontra no dia a dia?
CB - Principalmente as ligadas ao comportamento dos candidatos, dos colaboradores e dos líderes das empresas, devido essa habilidade não ser desenvolvida para o ambiente de trabalho. Outra dificuldade é a estruturação das equipes de RHs das empresas, que se mostram pouco capacitadas para desenvolver os processos.

TB - O que a senhora acha que poderia melhorar na área?
CB - A capacitação dos profissionais e empresários. Investimentos nos treinamentos para um melhor desenvolvimento dos colaboradores, além de consultorias mais capacitadas para o mercado. Por isso promovemos cursos de Analista de RH, visando melhorar a capacitação dos profissionais.

TB - O Psicólogo Organizacional faz uso de algum teste psicológico?
CB - Sim. Teste de personalidade, como o Pfister, o Panográfico e o BFP.Teste de atenção - TEACO e AC. Teste de Memória- TEPIC-M. Teste de Inteligência não verbal - BETA. Aplicamos avaliações psicológicas para compreender melhor o perfil comportamental. Com os testes de personalidade conseguimentos identificar traços de comportamento, atitude, estado emocional, etc. Nos testes de inteligência não verbal é possível identificar a capacidade de compreensão, interpretação e raciocínio. Os testes de atenção concentrada, difusa ou dividida, são escolhidos de acordo com a necessidade de cada área. Sendo esses, os testes mais utilizados.

TB - Como a senhora acha que a questão da diversidade deve ser tratada, no âmbito empresarial?
CB - Infelizmente ainda existe preconceito, mas o nosso argumento é que candidato não pode ser avaliado por gênero, idade ou raça. E sim, por habilidades técnicas e comportamentais.

TB - Como está o mercado de trabalho atualmente?
CB - O mercado de trabalho está aquecido, as empresas estão retornando as contratações. Na nossa empresa a Ampla ocorreu um acréscimo de quase 40% no segundo semestre de 2021, quando os índices da pandemia diminuíram. Empresas que antes não contratavam através de consultorias de RH começaram a enxergar a importância do nosso trabalho devido a necessidade de encontrar profissionais capacitados e compatíveis com o perfil da organização. A Ampla possui mais de 150 clientes em diversos segmentos, um banco de dados com mais 37.000 candidatos cadastrados, em média quase 80 novas oportunidades que são abertas mensalmente no nosso site. A demanda de candidatos é muito superior as vagas ofertadas pelo mercado de trabalho, entretanto, essa conta não fecha devido ao grande número de candidatos despreparados não somente tecnicamente, como também, em relação as habilidades comportamentais. A Ampla RH está no mercado de trabalho há nove anos e esse é o período mais desafiador, a dificuldade está desde o estagiário até a posição de liderança, visto que muitos candidatos não se comprometem com o processo seletivo.

TB - A sra. poderia deixar uma mensagem para quem pretende seguir esta profissão?
CB - A escolha deve ser feita por amor, tendo ciência que não é um conto de fadas, como qualquer outra profissão, pois ocorrem momentos de êxitos e frustações, conflitos e muito trabalho. Todavia, quando você gosta do que faz, tudo fica mais leve e abre espaço para ter curiosidade em buscar mais conhecimentos ligados ao desenvolvimento do seu trabalho. Recentemente uma frase chamou minha atenção: “Se você acordar focado no que vai entregar em vez do que vai receber, você se torna uma pessoa mais bem-sucedida” (Russell Simmons). Essa sempre foi a minha premissa, trabalhar com qualidade e dedicação. A base de tudo está nos estudos, pesquisa e compartilhamento, pois quando se compartilha, também ocorre o processo de aprendizagem.