17/01/2022 as 10:41

ENTREVISTA

TB Entrevista Mildred Góis

As férias estão terminando e os pais correm para cuidar de todos os detalhes da volta às aulas. Será que conferir como anda a saúde ocular dos filhos entra nessa lista de afazeres?

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As férias estão terminando e os pais correm para cuidar de todos os detalhes da volta às aulas. Será que conferir como anda a saúde ocular dos filhos entra nessa lista de afazeres? O ano letivo de 2021 foi desafiador para a maioria das famílias com filhos em idade escolar, principalmente com o primeiro contato com uma rotina de aulas online.

Agora em 2022, as aulas presenciais estão voltando e os preparativos com a saúde de cada aluno está sendo redobrada. Mas, o cuidado com a visão dos filhos nesta volta às aulas, como está? Para falar um pouco sobre o assunto, TB conversou com a médica oftalmologista Mildred Góis, do Hospital de Olhos Rollemberg Góis (HORG), sobre a importância da avaliação visual dos pequenos.

THAÍS BEZERRA - Quais os sinais ou sintomas que pais e professores devem prestar atenção para identificar que a criança tem algum problema de visão?
MILDRED GÓIS - Existem alguns sinais que os pais e professores podem identificar se a criança encontra dificuldade de enxergar. Dentre eles estão: aproximar-se muito o rosto ao material de estudo como também da televisão; mau desempenho escolar; coçar frequentemente os olhos; cefaleia recorrente; lacrimejamento persistente; pular linha quando vai ler um texto, inclinar a cabeça para o lado ou fechar um dos olhos para ler ou assistir TV.

TB - Quais os problemas de visão mais comuns na idade escolar?
MG - Os problemas visuais mais comuns na infância são os erros refracionais (miopia, hipermetropia e astigmatismo ) , estrabismo ( desvio ocular ) e ambliopia ( condição conhecida como olho preguiçoso , havendo perda parcial ou profunda da visão de um ou ambos os olhos , sendo primordial o tratamento e diagnóstico até os 7 anos de idade ).

TB - O uso exagerado de aparelhos eletrônicos como celulares, tabletes e computadores pode prejudicar a visão das crianças?
MG - O uso exagerado de eletrônicos pode ser prejudicial à visão, acarretando em cansaço, vermelhidão, ressecamento ocular, ardência , dores de cabeça e aumento da incidência de miopia em crianças.

TB - Com que frequência devem ser realizados exames oftalmológico nas crianças?
MG - É primordial que todo recém-nascido faça o Teste do Olhinho para que seja identificado precocemente problemas oculares congênitos que comprometem a transparência dos meios oculares, impedindo o desenvolvimento visual. Após este exame, deve haver acompanhamento oftalmológico semestral até os dois anos, podendo se manter anualmente nos anos subsequentes a depender de cada caso.