25/04/2022 as 11:23

DESTAQUE

TB Entrevista Dr. Sergio Tavares

Ele participou neste mês de abril de um treinamento em intervenção valvar no Hospital CHU Bordeaux na França

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O nosso convidado de hoje, é o competente médico cardiologista, Dr. Sergio Tavares, formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com curso de especialização em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e Fellow da European Society of Cardiology (FESC).

Dr. Sergio é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional de Sergipe — SBC-SE. Ele participou neste mês de abril de um treinamento em intervenção valvar no Hospital CHU Bordeaux na França, onde acompanhou as últimas atualizações no hospital que é uma das referências mundiais no tratamento das doenças das válvulas do coração. No treinamento houve um aprimoramento nas técnicas de intervenção da válvula aórtica (TAVI), mitral (Mitraclip) e tricúspide, comandado pelo francês Dr. Thomas Modine, grande referência internacional na área. Vamos saber sobre esse treinamento e como cuidar de nosso coração.

THAÏS BEZERRA - Dr. Sérgio fale para os nossos leitores como foi esse treinamento?
SÉRGIO TAVARES - O treinamento foi muito importante, onde pudemos aprimorar algumas técnicas relacionadas a procedimentos nas válvulas aórtica, mitral e tricúspide, em um dos maiores centros mundiais em termos de intervenção valvar.

TB - Na sua experiência profissional, quando uma pessoa deve procurar um cardiologista?
ST - Devemos procurar o cardiologista de forma preventiva após os 40 anos, ou ao ter algum sintoma relacionado ao coração, como uma dor no peito, falta de ar, palpitação, uma dor em região dorsal dentre outros. A avaliação precoce é importante visando evitar complicações severas.

TB – Quais são os principais cuidados que devemos ter como o nosso coração?
ST - Manter um estilo de vida saudável com atividade física, alimentação balanceada e um controle importante dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, como o controle da pressão arterial, controle da diabetes, do colesterol e do estresse.

TB - Uma pessoa que tem um parente próximo com problemas cardíacos, essa pessoa está mais vulnerável as doenças do coração?
ST - Aquelas pessoas que possuem parentes próximos com doença cardíaca, devem procurar um cardiologista para fazer algum acompanhamento. Fazendo suas revisões de forma periódica, já que eles têm risco maior em desenvolver as doenças cardíacas, a exemplo do infarto e derrame.

TB – Com a chegada da Covid-19, os problemas cardíacos aumentaram?
ST - Algumas doenças cardíacas foram secundárias, ao Covid-19, a gente observou alguns pacientes com alterações pressóricas, arritmias cardíacas e até infarto do miocárdio secundário ao Covid-19.

TB – Qual a mensagem que o senhor pode deixar para os nossos leitores.
ST - Para obter um coração saudável devemos ter um estilo de vida equilibrado, com realização de atividades física de forma regular, associada a uma dieta com pouca gordura, sal e açúcar, peso equilibrado, pressão arterial, glicemia e colesterol controlados, além da visita regular ao cardiologista para realização do check-up. Com essas medidas, diminuiremos, e em muito os riscos de doenças coronarianas.