07/05/2022 as 19:14

DESTAQUE

TB Entrevista Thamires Vieira

Dra. Thamires Vieira conversou com TB sobre a Ayureda, ainda pouco conhecida e exercitada por aqui.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Libriana legítima, passional e intuitiva, ela sempre teve muito. Soube agradecer, retribuir ... e quis mais. Jovem com maturidade precoce, Thamires Carvalho Vieira Rodrigues visita o mundo desde menina, transborda coerência e otimismo. Alma equipada com ressonância humana, médica diferenciada, pratica paz interna e a simplicidade de ser feliz. Foi conectada à Ayurveda , sistema cientifico da medicina mais antiga do mundo, original da Índia ha mais de 5 mil anos. Dra. Thamires Vieira conversou com TB sobre a Ayureda, ainda pouco conhecida e exercitada por aqui. O leitor nos acompanha.

THAÏS BEZERRA - O que é a medicina Ayurveda?
THAMIRES VIEIRA - A expressão Ayurveda tem origem no sânscrito e significa “ciência da vida”. A medicina Ayurveda aborda a saúde de forma integral, traz atenção para o corpo, mente e espírito, proporciona equilíbrio e harmonia do ser.

TB - Como a Ayurveda e você se conectaram?
TV - Em 2014, passei um mês viajando pela India, sozinha. Conheci um retiro milenar e lá tive meu primeiro contato com a Ayurveda - fiquei fascinada. Desde então tenho estudado com profundidade, conheci o Instituto Gurukulam, do Erick Leite, em Porto Alegre/ RS, onde fiz o curso de formação. Tornei-me sócia do instituto, por identificação e engajamento - e parceira do projeto, formando novos terapeutas no Ayurveda.

TB – Como a Ayurveda se manifesta e é exercida?
TV – A Ayurveda utiliza os elementos da natureza. Traz o entendimento da vida através dos doshas - energias que regem nossa estrutura física, digestão, mente, campos sutis, horas do dia, estações da lua, fases da vida, etc. Os doshas se dividem em Vata (éter e ar), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Através deste autoconhecimento, fazemos escolhas práticas e mais adequadas à nossa constituição. Por exemplo, uma pessoa com constituição Vata, ao comer uma salada, percebe aumento na quantidade de “ar” do seu sistema – possiblidade de constipação, gases e ressecamento intestinal. Outro exemplo, uma pessoa com constituição Pitta, ao comer pimenta num dia ensolarado, fica mais irritadiça.

TB - A Ayurveda possui legitimidade e reconhecimento como medicina?
TV - A Ayurveda é reconhecida internacionalmente pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e no Brasil faz parte das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), com mais adeptos a cada dia, torna-se medicina de grande expansão na atualidade. Utiliza os elementos da natureza, traz o entendimento da vida através dos doshas.

TB – Como descobrimos a nossa constituição individual?
TV - Para descobrir a constituição de cada um, segundo a Ayurveda, o ideal é buscar auxílio de um médico ou terapeuta Ayurveda para entender e monitorar também seus desequilíbrios vigentes.

TB – O que o “Agni” simboliza?
TV - A estrela da Ayurveda é o Agni - o fogo digestivo, digestão, metabolismo. Segundo a Ayurveda: “Você é o que digere, não o que consome”. Mesmo a comida mais saudável pode não ser tolerada, se o seu trato gastrointestinal não conseguir absorver o que você lhe oferece. Ele é um foco de grande importância durante o tratamento.

TB – Então.. de maneira precipitada, leiga, acreditamos ter agido corretamente e ficamos sem compreender o ocorrido.
TV – Isso mesmo! Entender quem somos através do autoconhecimento, e a Ayurveda é precisa nisso, é fundamental para sabermos o que nosso corpo quer nos comunicar e darmos o que ele necessita.

TB – É interessante descobrir que não somos tão parecidos quanto pensamos ser.
TV – Correto, cada ser humano é um universo único e especial. Peculiaridades no sistema digestivo e metabolismo nos diferem. A Ayurveda traz o equilíbrio da saúde com alimentação indicada para a sua constituição individual e momento de vida. Fitoterapia, tratamentos corporais (como massagem com óleos e ervas especificas), meditação associadas a mantras, exercícios de respiração, yoga, etc.. nos permitem mapear, conhecer e evoluir conscientes.

TB - Como os sintomas são tratados?
TV – Para que o médico trate os sintomas, primordialmente diagnostica a causa do desequilíbrio - entendendo que a causa não está somente no corpo fisico, mas também na mente e no âmbito emocional. E este é o diferencial da Ayurveda: ela vê o ser humano de forma integral, o que a torna uma medicina de precisão.

TB - A medicina Ayurveda substitui a medicina convencional alopática?
TV - É indubitável que nós como sociedade evoluímos imensamente devido a medicina alopática, mas temos tido o aumento de diversas doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, estresse, depressão, etc. A Ayurveda tem sido resgatada, praticada justamente por nos reconduzir à conexão interior e à natureza, fontes de autoconhecimento e saúde plena real.

TB – Quais argumentos da medicina Ayureda convenceram você a se especializar e praticá-la?
TV - Entendo o ser humano como um sistema cíclico, fechado: corpo influencia mente e emoções que influenciam a alma, que influencia o corpo. Neste preceito, como médica, senti necessidade de ir fundo na integralidade do paciente. A Ayurveda me proporciona este moniotoramento. Estudei a medicina Ayureda na Índia, com o médico indiano, Dr. Raj, quando pude ter contato com a Ayureda diretamente na fonte, uma experiência transformadora .

TB - Fale sobre a Ayurveda em Sergipe.
TV - Atualmente não existe nenhum centro especifico de tratamento Ayurvedico no Estado, porém está sendo construído um espaço específico na Praia do Saco, em Estância. Atualmente realizo consultas presenciais na Clinica Amme, on-line, realizo a Mentoria Despertar da Saúde com bases na Ayurveda e formo novos terapeutas ayurvedicos pelo Instituto Gurukulam. Para entender melhor, deixar-se fascinar por esta surpreendente medicina, disponibilizo mais informações no meu perfil @thamiress.