26/12/2022 as 11:31

DESTAQUE

TB Entrevista Alexandre Porto

Inquieto e sempre motivado a inovar, fundou a Expo Sergipe e a Expo Verão Aracaju, feiras multissetoriais importantes para os setores do comércio e serviço de nosso estado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Uma pessoa ‘antenada’ e com visão empreendedora. Assim é o nosso entrevistado desta semana: o publicitário e empresário Alexandre Porto, que atua no setor de eventos desde 1993 e há 25 anos fundou a Êxito Estruturas e Eventos. Com um legado voltado ao empreendedorismo, foi presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos/SE (ABEOC), diretor do Aracaju Convention Bureau, e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE).

Alexandre Porto também foi coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, vice-presidente de comunicação da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), conselheiro do SEBRAE/SE e do SESI/ SE, além de secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (2007/2008). Foi, ainda, presidente fundador do Rotary Clube Aracaju Leste. Recentemente, assumiu a coordenação da Câmara Empresarial de Promotores de Feiras da Fecomércio/SE, e uma das diretorias da ABRAPE/SE.

Inquieto e sempre motivado a inovar, fundou a Expo Sergipe e a Expo Verão Aracaju, feiras multissetoriais importantes para os setores do comércio e serviço de nosso estado. E é sobre a segunda edição da Expo Verão Aracaju, que acontece de 5 a 22 de janeiro de 2023, na Orla de Atalaia, que ele conversou conosco.

THAIS BEZERRA - De onde surgiu a ideia da Expo Verão?
ALEXANDRE PORTO – A gente sentia a necessidade de a cidade ter uma grande feira multissetorial, que contemplasse todas as áreas do ramo de comércio e serviços, que pudesse ser uma vasta vitrine dos excelentes produtos que estão à disposição dos sergipanos. Também sentíamos necessidade de ocupar uma lacuna que foi criada quando o Sebrae deixou de realizar uma importante feira, que era voltada para o artesanato, no mesmo período e local onde agora acontece a Expo Verão. Foi dessas carências, digamos assim, que surgiu a Expo Verão, que é feita logo no início da estação mais quente do ano para aproveitar os turistas que estão em Aracaju, e dar a eles a oportunidade de uma programação de altíssima qualidade completamente gratuita.

TB – A feira é uma forma de ajudar a desenvolver a economia local, não é mesmo?
AP – Sem dúvidas. Passamos dois anos de muita dificuldade, e quando falo passamos, me refiro a todos os empresários, micro e pequenos, empreendedores, enfim, à sociedade como um todo, que teve a economia bastante afetada pela pandemia. Para você ter uma ideia, o setor de serviços é o que mais contribui com o PIB sergipano, e de 2020 para cá apresentou leve queda. Ajudar a modificar esse cenário é um dos nossos objetivos com a Expo Verão, e isso acontece à medida em que novos negócios e parcerias são fechados, e que a população passa a saber onde encontrar aquele produto ou serviço quando precisar. Os resultados da feira serão obtidos a curto, médio e longo prazo.

TB – Fale um pouco sobre a estrutura da feira e o que os visitantes encontrarão.
AP – A feira será realizada na Orla de Atalaia, no período de 5 a 22 de janeiro, das 17h às 23h, e está centrada em quatro eixos: gastronomia, cultura, turismo e economia. Portanto, tudo o que houver dentro dessas áreas estará no evento: empresas de confecção, moda praia e fitness, produtos e serviços pet, bares, restaurantes, bijuterias, acessórios, imobiliárias, educacional, artesanato de vários municípios sergipanos e muitos outros. Também teremos, diariamente, apresentações artísticas, culturais e shows, sempre a partir das 18h. Teremos eventos específicos também, como uma edição especial da Feirinha da Gambiarra, exposição de carros antigos, arena gamer e festival gastronômico.

TB – A Expo Verão também tem um cunho social?
AP – Temos sim. Por ser um evento que promove muita visibilidade, a gente decidiu ceder estandes, gratuitamente, para que ONGs possam expor os produtos que fazem e comercializam, para que mostrem os projetos que desenvolvem, as áreas de atuação, enfim, possam ser ainda mais conhecidas e reconhecidas, e dessa forma, possam angariar fundos com a comercialização dos produtos e fechar novas parcerias e apoios.