30/01/2023 as 10:00

DESTAQUE

Autorretrato com Ariosto Amad

Ariosto é um homem discreto, elegante na postura diante da vida, culto, bem criado, gentil e educado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O nosso convidado hoje é Ariosto Amado, carioca com raízes sergipanas. Fotografia é uma paixão de Ariosto desde a adolescência. É fotógrafo autodidata. Clasado com Miriam D’Aquino. Ariosto é um homem discreto, elegante na postura diante da vida, culto, bem criado, gentil e educado. Fotógrafo internacional, de sensibilidade extrema e olhar específico a cada imagem.

A série “Anjos” gerou a sua 1ª exposição “Guarda” em 2017 no Rio de Janeiro com recorde de público. Foge de holofotes, tem olhar seguro e visão grande angular. Em 2019 expôs na Casa Pau Brasil em Lisboa, Portugal e TB foi lá conferir a sua instigante arte ao fotografar. Foi uma grande surpresa. A exposição foi um sucesso! “Desde jovem fotografava com filme, e sempre achei mágico, embora limitado, complicado, e sobretudo muito demorado. Trabalhando com Macintosh desde meados dos anos 80, me encantei com a velocidade da arte digital. Rápida e com infinitas possibilidades.” disse ele. Vive entre a cidade maravilhosa, Paris e Portugal. “Há anos reencontrei a fotografia digital. Comecei a fotografar minhas andanças por trilhas na mata Atlântica perto de casa, munido apenas de um tempo ocioso, e um olhar curioso. No início eram os pequenos detalhes da lente macro que encantavam, e revelavam um mundo desconhecido de pequenos animais, insetos, flores e plantas.” As fotografias de Ariosto surpreendem… “São trabalhos que não se fecham em si, são abertos à interpretação de quem vê. Isso é o que me encanta. São imagens reais, que arremetem ao onírico, ao etéreo, ao imaginário de cada um. Eu os chamo de Anjos, porque me acompanharam todo esse tempo, e vejo asas, pessoas, lugares, coisas de um plano existencial elevado. Mas cada um terá sua interpretação própria, e isso é o que importa. Que ao fazer contato com meu trabalho, seja também parte desse mundo que imaginei. Espero que gostem, e se transportem para um universo de beleza e contemplação”.

Em meados de 2019 esses trabalhos seguiram para a Loja Quarto & Sala, especializada nos melhores nomes de criadores do Brasil. Ariosto segue pesquisando e explorando a fotografia abstrata em suas novas séries que exploram luz e cor de forma única, com a série Color Fields. E hoje, esse homem do mundo, de sensibilidade e alto astral, que faz fotografias lúdicas mas sempre impactantes, também faz revelações a TB.

Nome completo: Ariosto Mesquita Amado Filho
Momento preferido do dia: Noite
Um motivo de orgulho? Não ser orgulhoso
Trilha sonora da sua vida: Adoro música e se tivesse uma trilha seria tocada pelo Oscar Peterson. O que ele tocava virava um clássico.
Bússola moral: Meus pais.
Um talento doméstico: Sou muito bom pra pedir iFood.
Uma referência: Google, Wikipédia, enciclopédia Britânica, bar da esquina, o que estiver à mão. Não tenho referências específicas, me interesso por tudo e todos, absorvo tudo, aprendo todo dia.
Qual é a primeira coisa que pensa ao acordar? Aonde estou!?!
E antes de adormecer? Reflito o que estiver lendo, geralmente artigos sobre ciência e arte.
O que mais aprecia em seus amigos? Ainda serem meus amigos apesar de tudo.
Rede social preferida? Uma mesa de bar
Uma mania: Ser esquisito
Qual a sua melhor lembrança do início de carreira? Foi a força e incentivo dos amigos e da família.
Em que momento do dia é mais feliz? De noite quando trabalho minhas fotos.
Por que motivo chorou a última vez? Sou emotivo, e não tenho vergonha disso, outro dia me emocionei com música.
E por que motivo sorriu? Ah, sou de riso frouxo.
Uma ambição profissional: Fazer uma foto perfeita, em que fique satisfeito em imaginar que não há o que tirar nem pôr para melhorá-la.
Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? Esquisito isso, mas gostaria de ter sido algum amigo de meu pai.
Infelizmente ele se foi muito cedo, e ficaria muito feliz em ser contemporâneo de sua época e ter mais tempo de convivência com uma pessoa que nem ele.
E onde gostaria de viver? Não existe lugar perfeito mas tenho a sorte de me dividir entre o Rio, Paris e Cascais. Pra ser melhor só passando mais tempo na Praia do Saco.
Música marcante? Serve uma Playlist?
Última vez que gritou: Tenho 3 cachorrinhas peraltas em casa.
Uma culinária que faz bem ao paladar: Amigos, vinho e boa vontade são a melhor pedida para incentivar o paladar.
Você tem medo de que? De gente com certezas.
Um cheiro: No cangote.
Gasta muito com: O que não preciso.
Qualquer centavo gasto com o desnecessário é caro, e com o essencial, educação, saúde, comigo e amigos é o melhor investimento.
Qual a sua idéia de um domingo perfeito? Chuva, varanda, música e o cheiro de refogado vindo da cozinha.
Uma lembrança da infância: Minhas férias com os primos em Aracaju
Uma palavra: Ame!
Qual o seu bem mais precioso? O exemplo de meus pais.
Um hábito do qual não abre mão: Só bebo água com gás.
Um hábito de que você quer se livrar? Subestimar a capacidade de fazer besteira do ser humano. Me surpreendo sempre.
Um gosto inusitado: Esse Auto retrato para a amiga querida.
Qual o projeto que gostaria de ver aprovado na Câmara? Não entendo de política, mas se tiver Investimentos em educação, cidadania, saúde, segurança e infraestrutura na mesma frase eu apoio.
Memória afetiva: Cheiro.
Uma imagem marcante: Veneza.
O que não come de jeito nenhum: Sou bom de boca, mas evito educadamente andouillette, ris de veau e rabada. Um elogio inesquecível: “Puxa, que pena que seja tão gordo…”
Um livro insubstituível: A Bíblia, menos pelo enredo e mais pela oportunidade de unificar bilhões de pessoas em torno de uma ideia.
Que dom gostaria de ter? Paciência com gente sem noção, coisa difícil hoje em dia. Um filme que sempre quer rever: Qualquer um de Fellini. Em especial 81/2, Amarcord, La Dolce Vita, e estranhamente E La Nave Va.
Que pecado comete com mais freqüência? Gula Principal qualidade em um homem: Amar sua mulher. Um arrependimento: Ter demorado a cair a fixa.
Principal qualidade em uma mulher: Amar a si mesma.
Em que situação vale a pena mentir? Quem sabe entender o outro não precisa mentir.
Lugar inesquecível? Quintal da minha avó Amália em Aracaju.
Traição é perdoável? Claro, apesar de duro pra autoestima, é um ótimo aprendizado. Na realidade o outro não trai, você é que se equivoca. Deposita uma expectativa e ela não se cumpre. E como todo mundo erra, o importante é o que você faz com o erro. Com o tempo, você sai mais forte.
Em que situação você perde a elegância? Ao acordar, ninguém normal consegue acordar elegante.
O que você faria se não fosse proibido? Só visitaria os museus de madrugada.
Qual a sua maior realização? Estar em paz comigo mesmo, e aceitar que a vida é um eterno recomeço. Um sonho de consumo a realizar? Me desapegar Uma frase: “Tempo é uma invenção do homem. Dizer, não tenho tempo, é o mesmo que dizer, não quero ter tempo.” - Lao Tzu