30/01/2023 as 10:41

ENTREVISTA

TB entrevista Kátia Santana

A entrevistada desta semana é Katia Santana, experiente jornalista política e destacada assessora de imprensa, que entrou 2023 com a corda toda, com novos projetos e já provocando muito burburinho com a sua Casa de Sopapo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A entrevistada desta semana é Katia Santana, experiente jornalista política e destacada assessora de imprensa, que entrou 2023 com a corda toda, com novos projetos e já provocando muito burburinho com a sua Casa de Sopapo. Com atuação marcante e querida por todos pelo seu estilo ético e parceiro, a CEO da Set Comunicação Estratégica, fala sobre a importância da assessoria de imprensa para alavancar a imagem e reputação de políticos, marcas e profissionais das mais diversas áreas. Também, revela detalhes do que tem pronto para este ano, a começar pela casa de sopapo, além dos cursos e treinamentos para colegas jornalistas e clientes dos mais variados nichos de mercado. Acompanhe a íntegra dessa nossa conversa!

THAIS BEZERRA – Qual é a importância da assessoria de imprensa e a quem ela se aplica?
KATIA SANTANA – A assessoria de imprensa é uma ferramenta de comunicação extremamente relevante para potencializar serviços ou produtos de políticos, profissionais liberais, entidades do terceiro setor e/ou marcas. Isso ocorre através de medidas estratégicas e devidamente planejadas a partir do perfil e necessidade de cada cliente. Assim, é possível implementar ações, em multiplataformas, com foco na geração de visibilidade, fortalecimento de imagem e reputação e, consequentemente, tornando-o referência para a sociedade e para os seus públicos. Para que esses pilares funcionem a contento, é bom frisar que, além de conhecer como opera cada veículo, o assessor precisa saber montar estratégias adequadas e ter uma excelente rede de relacionamento com os colegas dos mais distintos meios. Sem esses elementos, posso afirmar, torna-se difícil fazer um trabalho exitoso, fundamentado em resultados para levar o cliente, acima do previsível.

TB – E as redes sociais não cumprem bem esse papel no processo de assessoramento?
KS – Eu sempre digo que as redes sociais têm um poder incrível, são importantes, mas as comparo a um imóvel alugado que, na hora em que você se estabelece, vem o dono e pede a chave, obrigando-o a fazer a mudança, refazer o ponto, etc. Ademais, vivemos a era dos bugs e, sempre, vulneráveis às ações dos crackers. Com isso, se não houver o devido cuidado, as contas são invadidas e tudo o que foi construído em termos de conteúdo e de seguidores, é perdido. Porém, quando você faz esse de trabalho assessoria de imprensa em multiplataformas, como rádio, jornais, tevês (abertas/cabo), sites, blogs, pontos de contatos, etc. não há risco de perder a sua história, a sua identidade e de se desfazer a confiança e a reputação construídas ao longo do tempo. É importante lembrar que cada meio de diálogo com os públicos de interesse dos clientes devem se complementar, em informações e estratégias para que haja uma comunicação 360°.

TB - Você possui mais de 20 anos de experiência profissional e conhece muito sobre o mercado em que atua, sendo responsável por ministrar cursos de capacitação em assessoria de imprensa, em faculdades, por exemplo. No Estado, existe demanda em especializações do tipo? KS - Graças a Deus, tem demanda! Os colegas buscam as especializações e os cursos rápidos para estarem por dentro do que está acontecendo no mercado, assim como os profissionais dos mais diversos segmentos, também, procuram se capacitar. Um exemplo disso é que, em 2020 quando estourou a pandemia da Covid-19, capacitamos (media training) profissionais de diversas áreas, como professores, advogados e psicólogos para que pudessem fazer os seus atendimentos online, de forma assertiva, com uma comunicação verbal e não verbal alinhadas. Após esse período mais severo, temos feitos atendimentos in company e individuais, pois muitos entenderam a importância de se portar bem, seja numa entrevista à imprensa, na gravação de um vídeo para a rede social, numa palestra, ministrando aulas ou, simplesmente, em reuniões com seus colaboradores diretos e parceiros. Essa busca tem sido recorrente, graças a Deus! Na campanha, por exemplo, atendemos alguns políticos e autoridades que estavam engajadas no processo e queriam ter domínio dessa comunicação mais fluída, sem ruídos.

TB - Soube que você vai abrir turma nova para ministrar aula de assessoria de imprensa. É verdade?A quem se destina o treinamento?
KS – Sim, é verdade! O curso está pronto e estamos preparando os detalhes para divulgação junto aos colegas, em brevíssimo tempo. Nele vou entregar, sem reservas, tudo o que aprendi e aplico no meu dia-a-dia, como assessora de imprensa, para garantir resultados para os clientes da 7set Comunicação. O treinamento é voltado para estudantes de comunicação, para profissionais recém-chegados ao mercado, ou os que já trabalham no mercado e pretendem entrar para a área de assessoria que, diga-se de passagem, é ampla e próspera. Em breve, através das nossas redes, comunicaremos detalhes. É um curso rápido, todo fundamentado em dicas e práticas!

TB - Agora me fala dessa novidade que é a Casa de Sopapo. Qual é a proposta?
KS – A Casa de Sopapo é um projeto que havia nascido em meu coração há algum tempo, mas estava quieta – não adormecida- porque não havia clareza quanto à forma que seria dada. Nas minhas conversas comigo mesma, comecei a amadurecer a ideia de fazer um podcast com foco na discussão política, afinal esse é um campo que me sinto muito confortável pois, como jornalista, militei nele por 20 anos atuando em nosso mercado. E qual é o propósito? Trazer à baila tudo (o que for possível) da política local, regional e nacional, de forma leve e numa linguagem simples e descomplicada. Os dois primeiros episódios já estão no ar, através do Spotify; o primeiro com a deputada Linda Brasil, e o segundo com a vereadora Emília Correia. Aliás, graças a Deus e ao trabalho da nossa equipe, estão bombando em todas as redes da @ casadesopapo. Através desse canal tratamos da política partidária, mas, também, das políticas públicas de segurança, de saúde, de mobilidade, de ação social, de educação, de modo que todos possam entender e até se interessar por essas discussões que fazem parte do nosso dia a dia e ditam as regras, muitas vezes, de como vivemos.

TB - O projeto também terá um site de notícias. O que o público pode esperar?
KS – Sim, graças a Deus. Estamos ultimando os detalhes para o lançamento do site e nele, o público vai encontrar conteúdo de qualidade, informação precisa, elaborada com responsabilidade, ética e respeito aos leitores. A ideia é termos um canal de comunicação, sem sensacionalismo e sem especulações maldosas. Para nós, vai interessar o que for notícia de qualidade e que agregue valor à vida das pessoas. Ah, o site será acessado pelo endereço www.casadesopapo.com.br