03/04/2023 as 09:45

ENTREVISTA

TB entrevista Murilo Gomes

Com essa bagagem em 2020, no auge da pandemia, abriu o Nexus Coworking e nele colocou toda sua experiência de gestor e vendedor

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

TB entrevista Murilo Gomes

Jornalista de formação e representante comercial por vocação, o nosso entrevistado da semana é o empresário Murilo Gomes. Casado com a médica pediatra Mônica Vieira Aragão, pai dos também médicos Marcel e Miguel, além da caçula Melissa, que segue os passos dos irmãos e da mãe, ele se considera um empreendedor nato e sempre atuou com muita garra e determinação em vários seguimentos da economia sergipana, seja como produtor rural, seja representando comercialmente várias empresas nacionais e multinacionais do setor elétrico. Com essa bagagem em 2020, no auge da pandemia, abriu o Nexus Coworking e nele colocou toda sua experiência de gestor e vendedor. Veja a íntegra da entrevista!

THAÏS BEZERRA – Quero começar a nossa conversa, perguntando porque a decisão de empreender e não atuar no jornalismo? MURILO GOMES - Embora fosse um sonho antigo, o jornalismo somente aconteceu para mim quando já tinha família e uma carreira consolidada como pequeno empresário. Era uma escolha difícil entre o sonho e a realidade. Optei por continuar nos negócios, mas, confesso, sou um apaixonado por comunicação e uso essa ferramenta, de alguma forma, nos negócios.

TB – Hoje você atua no mercado de coworking. O que é isso?
MG – O coworking é um termo em inglês que, de forma genérica, designa uma empresa que presta variados serviços de apoio administrativo, tanto para empresas como para profissionais das mais diversas áreas. Há alguns anos, tornou-se um tendência mundial e é considerado o espaço do futuro por gerar uma forma inovadora de trabalhar, compartilhando ambientes com empresas dos mais diversos nichos de mercado, em lugar seguro, confortável e, sobretudo, com custos bem menores do que estariam pagando para manter os seus próprios escritórios. Entendendo a sua importância, decidimos criar o Nexus coworking, em plena pandemia.

TB – Quais serviços são oferecidos a quem procura um coworking?
MG – É uma gama enorme e vai desde o tradicional (aluguel), cessão de uso de salas fixas (privativas), ou por hora (rotativas) e estações de trabalho, onde o profissional só precisa levar seu celular e notebook, deixando com a gente todos os detalhes importantes para que possam atuar com tranquilidade, tendo uma secretária para acolher os seus clientes, o ambiente limpo, o serviço de copa à disposição, sem custo adicional. Ademais, o espaço, também, é usado para abrigar empresas em domicílio fiscal, devidamente autorizado pelo poder público.

TB - Qual o perfil de quem procura um coworking?
MG - Majoritariamente são profissionais liberais e empresários de vários portes e mercados que buscam um ambiente para suas reuniões eventuais ou para sediar seus escritórios. Tem também estudantes que optam por estudar em grupo ou de forma individual, dentro desses espaço.

TB - Quais as vantagens em se estabelecer um escritório compartilhado?
MG - O primeiro atrativo são os custos, depois a redução da burocracia que consome muito tempo e dinheiro, além da comodidade e da possibilidade concreta de se estabelecer um network, considerando que é um ambiente que abriga diversos profissionais de multi segmentos, facilitando a parceria de negócios. Outra vantagem é a financeira, pois as despesas para instalação de um escritório envolvem uma lista imensa de profissionais e itens. Agregado a isso, uma série de reformas para adaptar o estrutura às normas ambientais, de segurança e acessibilidade. No coworking, está tudo pronto. É chegar e trabalhar sem a burocracia de licenças, alvarás, etc. pois tudo isso já foi feito por nós, ao montarmos esse espaço compartilhado. Outra questão é que retira desse profissional a responsabilidade de ficar pagando contas de luz, água, IPTU, internet, manutenção e etc. E, também, o poupa do compromisso de ter que recrutar e preparar colaboradores para atuar na recepção e na limpeza, por exemplo, correndo os mais variados riscos. No escritório compartilhado, é chegar, sentar e focar no trabalho e nos resultados.

TB - Quais as maiores dificuldades de quem abre um coworking?
MG - Além da burocracia, dos altos custos de implantação, é difícil encontrar mão de obra especializada o que, em geral, acontece em qualquer empreendimento. O setor padece da ausência de legislação especifica, e isso ainda é um problema. Aqui em Aracaju a atividade é regida por um Decreto municipal, que poderá ser mudado a qualquer tempo. No Estado apenas, algumas Portarias regulam situações que muitas vezes travam em uma ou outra fase. Existe um Projeto de Lei, dormitando na Câmara Municipal e estamos, buscando movimentá-lo. O Decreto é bom, mas uma Lei traria mais transparência, previsibilidade e perenidade de procedimentos.

TB - Quais dos serviços o Nexus oferece?
MG - Temos salas privativas e rotativas e Escritório Virtual que envolve o domicilio fiscal e comercial, além da certificação digital. Além disso, em parceria com contadores e advogados, também fazemos tanto a abertura de empresas, como os chamados serviços para-legais, que vão da busca e renovação de licenças, atualização cadastral junto aos órgãos públicos e apoio na comunicação empresarial e mídias sociais.