10/04/2023 as 09:24

Dra. Alyne Cardoso

Fisioterapeuta Intensivista se destaca com competência e dedicação na área de Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratyria é uma especialidade dentro da fisioterapia, ou seja, é necessária uma formação a nível de graduação e uma especialização para executá-la

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fisioterapeuta Intensivista se destaca com competência e dedicação na área de Fisioterapia Respiratória

Thaïs Bezerra - Quem é AlIne Cardoso"?
Alyne Cardoso - Eu (risos) Nasci em Camacan/Bahia e cresci em Arataca/Bahia. Atualmente moro em Aracaju/Sergipe, terra boa e que amo! Sou a filha mais velha dos meus pais e tenho 3 meios-irmãos. Me profissionalizei como )isioterapeuta graduada no Sul da Bahia – Itabuna e pós-graduada em: Terapia intensiva com foco na funcionalidade do adulto (BA) e em terapia intensiva neonatal e pediátrica (SE). Fiz uma formação em reequilíbrio toracoabdominal (RTA), curso voltado para área respiratória e que foi/é de extrema importância para minha atuação profissional. trabalhei como fisioterapeuta intensivista em 3 grandes hospitais no estado de Sergipe e ainda tive a oportunidade de atuar na gestão do departamento de fisioterapia hospitalar por volta de aproximadamente 4 anos. Hoje estou como empreendedora do @alynecardosoatencaodomiciliar, que inclusive, tem um time extraordinário de atenção à saúde, no qual faço parte atuando como CEO da empresa e fisioterapeuta respiratyria, área em que me apaixonei e hoje tenho como dedicação exclusiva.

TB - O que é fisioterapia respiratória"
AC - A fisioterapia respiratyria é uma especialidade dentro da fisioterapia, ou seja, é necessária uma formação a nível de graduação e uma especialização para executá-la. Eu fiz e me apaixonei. O que muitas pessoas não sabem, é que a fisioterapia respiratyria é um tratamento comprovadamente eficaz e sua atuação vai desde os cuidados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a nível ambulatorial e domiciliar (esse aqui é o meu grande foco e dedicação exclusiva no momento). 2 trabalho da fisioterapia respiratyria, objetiva incentivar a ventilação pulmonar (manter os pulmões “abertos”), promover a remoção de secreções (manter o pulmão limpo) e gerar harmonia entre o tórax e abdômen, fazendo com que a respiração ocorra de forma Áuida e sem compensação dos músculos acessórios. A intenção é uma reabilitação de forma integral, promovendo assim a máxima funcionalidade e qualidade de vida para as pessoas que sofrem com disfunções respiratórias, podendo essas ser agudas ou crônicas. Se você sofre alguma doença crônica ligada à respiração, ou até mesmo com sequelas da covid-19 com certeza a fisioterapia respiratyria poderá te ajudar, então agende uma avaliação que será estudada as indicações devidas para o seu quadro.

TB - A Fisioterapia respiratória é para quem/ qual o público-alvo ou quais tipos de patologia"
AC - Como já disse anteriormente, a fisioterapia respiratyria atua na prevenção da disfunção respiratória de modo geral independentemente da patologia, a fisioterapia objetiva a reabilitação das disfunções resultantes de quaisquer doenças que levem a impacto respiratório, seja ela crônica ou não. Então, temos, por exemplo, doenças respiratórias como: resfriado, gripe, bronquite, bronquiolite, pneumonias, asma, fibrose cística, D32C entre outras. Outro grupo que precisamos também redobrar os cuidados, são aquelas pessoas portadoras de síndromes como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down (devido à hipotonia); Doenças 1euromusculares como AME - Atrofia Muscular Espinhal, E/A-Esclerose lateral amiotryfica Disfunç}es sensório-motoras; Esclerose, entre outras. De forma geral, a fisioterapia respiratyria tem o papel de aumentar a capacidade ventilatória do pulmão e gerar higiene brônquica, seja qual for à patologia. Além disso, ela atua na prevenção e no tratamento de doenças respiratórias como um todo. 5esumindo, sentiu dificuldades para respirar" Entre em contato, que irei avaliar o seu caso.

TB - Quando iniciar o tratamento com um fisioterapeuta respiratório.
AC - A fisioterapia respiratyria não é tão comum, como também não se encontra tão facilmente profissionais especializados na área, o que em muitos casos atrasa o início do tratamento. 2 profissional dedicado à área de fisioterapia respiratória tem total autonomia para avaliar, indicar o tratamento e realizar a alta da fisioterapia, ou seja, ele precisa ser um profissional completo e estar habilitado para oferecer todo o suporte necessário ao paciente. Para crianças com recorrência de infecções respiratórias, diagnystico de asma e doença neuromuscular, a fisioterapia respiratória pode ser introduzida como parte de sua rotina semanal, quinzenal ou mensal. Isso deve ser avaliado de forma individualizada a fim de gerar melhoria na qualidade de vida do paciente. Outro exemplo que podemos citar são as muitas pessoas que até hoje sentem dificuldades para respirar, por conta da sequela da covid 19 e sem sombra de dúvidas, estes casos podem ser melhorados com um programa personalizado de fisioterapia respiratyria. Então se sentir ou, se perceber no outro, qualquer dificuldade para respirar o ideal é que se realize uma avaliação com um fisioterapeuta respiratyrio. 3orque neste caso, provavelmente a pessoa já tem indicação de intervenção. Na verdade, sabe qual seria o ME8 ideal" Sentiu desconforto ou dificuldades para respirar, converse com o seu médico e procure o quanto antes um fisioterapeuta respiratyrio.

TB - Quais os benefícios da fisioterapia respiratyria a curto e longo prazo"
AC - Dentro da fisioterapia respiratyria existe um método chamado de RTA (Reequilíbrio Toracoabdominal), método que particularmente aplico na maioria dos meus pacientes. Com ele se busca aperfeiçoar os movimentos biomecânicos para melhorar a performance cinético-funcional dos músculos respiratórios, ou seja, dá potência aos pulmões, através de uma melhor ventilação e higiene brônquica. Estas condutas visam prevenir um maior comprometimento respiratório e também a manutenção de uma boa funcionalidade do tronco. É importante gerar a máxima autonomia respiratória ao paciente, independente da sua patologia, sendo assim: Ela atua de modo pontual no processo de eliminação de secreções acumuladas gerando alívio imediato a curto prazo e promovendo melhor funcionamento dos pulmões, proporcionando saúde respiratória a longo prazo. Já para pacientes crônicos, o método atua de forma a melhorar a função pulmonar e aumentar a capacidade respiratória além de diminuir a frequência e a intensidade de idas à urgência por conta de crises agudas. 4uer respirar melhor, viva a experiência de uma sessão de fisioterapeuta domiciliar, realizada por um profissional com dedicação exclusiva na área de fisioterapia respiratyria.

TB - Dra. Alyne, atualmente temos ouvido falar sobre o aumento dos casos de doenças respiratórias, como por exemplo, a bronquiolite. O que você tem observado em sua vivência e quais dicas você poderia compartilhar conosco, para a melhoria da saúde respiratória das crianças.
AC - Atualmente estamos diante de um cenário de alta circulação do vírus sincicial, ele é um dos principais causadores de infecções das vias aéreas e pulmões, e ele é sim, um dos causadores da bronquiolite. Quanto mais nova a criança, maior a chance de o quadro ser mais grave. Por isto, é de suma importkncia que familiares e cuidadores fiquem atentos aos primeiros sinais de cansaço respiratório. Manter as crianças longe dos locais fechados, em casos de crianças maiores em período escolar lembrar-se de fazer a higiene pessoal ao chegar da escola e inserir a lavagem nasal nessa rotina. Para aqueles que têm bebês em casa, devemos redobrar a atenção e orientar que lave a mão antes do contato com o bebê. Não exponha as crianças a fumaça de cigarro, ou fogueiras; evitar o uso de ventilador, mas se for necessário, lembrar-se de lavá-lo diariamente; mantenha os ambientes sempre limpo e bem ventilado; evite sempre que possível à proximidade com pessoas resfriadas, para diminuir o contágio de doenças respiratórias. Solicite que os adultos não beijem e/ou toquem as mãos dos bebês para evitar contaminação; crianças muito pequenas ainda na fase oral o ideal que não sejam compartilhados os brinquedos. Eles devem ser considerados de uso pessoal. Ainda se percebe que seu bebê ou criança está com a imunidade baixa ou iniciando quadro gripal evite piscinas não salinizadas, shopping e escolinha. Tenho certeza que seguindo estas orientações as noites das famílias sergipanas serão bem melhores.