05/06/2023 as 09:20

ENTREVISTA

TB Entrevista Yvelise Lee

Yvelise Lee, uma brasileira de ascendência chinesa, sempre teve a família como sua maior fonte de inspiração.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No coração do Brasil, nasceu uma mulher determinada a fazer a diferença no mundo dos negócios. Yvelise Lee, uma brasileira de ascendência chinesa, sempre teve a família como sua maior fonte de inspiração. Desde cedo, ela viu seu pai ser um administrador forte e um cozinheiro habilidoso, enquanto sua irmã e irmão mais velho se destacavam em áreas como relações públicas, diplomacia, administração e finanças. Essas influências moldaram a sua trajetória e a guiaram ao sucesso empresarial alcançado ao longo de 20 anos de carreira. A jornada de Yvelise começou quando ainda era uma criança ativa e apaixonada pela culinária, sempre perto de seu pai, seu grande ídolo. Essa paixão a levou a ajudar na cozinha do restaurante familiar, despertando uma afinidade pelo trabalho com o público e desenvolvendo suas habilidades de liderança e varejo. Vamos conhecer um pouco mais da história da nossa entrevistada?  

Thais Bezerra – Por onde começa e como tem sido a sua jornada empreendedora?
Yvelise Lee –
 Começa no ramo alimentício em um restaurante da família, seguindo   a inspiração do meu pai Lee Ting Jong. Depois de duas décadas vivendo essa rica experiência, decidi explorar um novo campo: o mercado de semijoias. Os primeiros passos nesse mundo da franchising, adquiri a primeira franquia, a Braccialetto. Essa experiência foi fundamental para o meu desenvolvimento e me proporcionou um profundo entendimento do mundo corporativo. Pouco tempo depois, surgiu a grande oportunidade de ingressar na gigante franquia do Brasil, O Boticário, considerada a maior universidade do varejo.

TB- Quais os principais desafios que enfrentou e enfrenta?
YL - Nessas caminhadas, enfrentei desafios significativos e tive que amadurecer rapidamente para acompanhar o ritmo frenético e volátil do mercado varejista, onde a concorrência é implacável. Lidar com clientes internos e externos com excelência, além de administrar operações financeiras e contábeis, foram provocações constantes. Além disso, escolher fornecedores confiáveis para garantir produtos de qualidade, também, foi uma tarefa fundamental. Tive a oportunidade de adquirir conhecimentos em todas as áreas, começando pela empresa familiar, onde obtive os fundamentos necessários para seguir em novos empreendimentos. Em seguida, imergi no universo da franchising, um modelo de negócio baseado m estratégias de administração licenciadas pela franqueadora.

TB – Sua jornada não foi fácil, o que te levou a seguir em frente?
YL - Nada é fácil! Todos os dias temos que ter a coragem de desbravar e nos colocar à disposição para aprender, desafiar-se constantemente e estar disposta a investir na carreira para que não sejamos engolidas pelo mercado que, se não estivermos atentas às novas tendências e exigências, somos engolidas. Bem posicionadas, conquistamos independência pessoal e profissional, realizamos sonhos e construímos a vida que sempre desejamos.

TB – Em 2020, o Brasil viveu uma pandemia da Covid-19 e as suas consequências são sentidas até hoje. Como isso impactou nos seus negócios?  
YL – Impactou muito. Tivemos que reaprender a lidar com coisas básicas do nosso dia a dia e nos adaptar a uma nova realidade.  A pandemia trouxe consequências, não apenas no âmbito econômico, mas também nos relacionamentos e na saúde mental. Levando isso em consideração, decidimos repassar a operação do "O Boticário" e nos reinventar. É aí que, após 18 anos, volto a empreender no mercado de semijoias e acessórios. Dessa vez, desenvolvendo a nossa própria marca, lançando em 2023 a "Hunan Acessórios", que atenderá tanto o varejo quanto o atacado. O foco é fornecer um atendimento excepcional, oferecendo produtos de alta qualidade a preços competitivos. Além disso, representaremos marcas renomadas de semijoias, como LBF, "Possebon" e "Zarpellon", todas comprometidas com qualidade, inovação e alinhadas com as últimas tendências da moda. A marca "Hunan Acessórios" terá um design elegante e apresentará modelos autorais exclusivos. 

TB – Você é fonte de inspiração para as mulheres e, também, para empreendedores de forma geral. Qual é o segredo?
YL – Para ter sucesso em qualquer coisa que decidimos fazer, é fundamental a determinação, a coragem e a habilidade de adaptação. Esses três elementos compuseram a receita para que eu me tornasse uma líder exemplar no mundo dos negócios. E posso provar que é possível alcançar o sucesso por meio do trabalho árduo, da paixão pelo que se faz e do compromisso em oferecer o melhor aos clientes. Aliás, essa continua sendo a nossa pegada com a "Hunan Acessórios" este ano. Aguardem e acompanhem a nossa jornada. Em 2023 e acompanhe de perto a jornada.