18/03/2024 as 10:52

ENTREVISTA

TB Entrevista Mariane Barreto

Já atuou como médica otorrinolaringologista em diversos municípios sergipanos, mas hoje são as cidades de Propriá e Aracaju que compõem sua agenda de atendimento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

TB Entrevista Mariane Barreto

A sergipana Mariane Barreto é médica formada desde 2008 pela Universidade Federal de Sergipe, com especialização completa em otorrinolaringologia no Hospital Universitário/UFS de 2011 a 2014. Desde então, participa de cursos, congressos e jornadas pelo Brasil afora com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais seus conhecimentos técnicos e teóricos – inclusive em eventos científicos da área, disseminando sua vasta produção bibliográfica. Já atuou como médica otorrinolaringologista em diversos municípios sergipanos, mas hoje são as cidades de Propriá e Aracaju que compõem sua agenda de atendimento. Ainda é sócia da clínica Sofclin, especializada em atendimentos otorrinolaringológicos. Confira entrevista que a profissional concedeu à TB para este fim de semana:

THAÏS BEZERRA (TB) – De que forma a alta umidade impacta na saúde das pessoas?
Mariane Barreto (MB) – A alta umidade do ar propicia a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Além disso, a alta umidade pode desencadear alergias, devido à presença aumentada de alérgenos no ambiente. A umidade excessiva também cria condições favoráveis para o desenvolvimento de mofo, que pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta.

TB – Quais os cuidados que as pessoas devem ter em tempo quente para manter a saúde dos ouvidos, nariz e boca?
MB – Como falei anteriormente, o tempo quente leva a uma alta da umidade do ar. Então, para evitar os ácaros e fungos, deixar janelas mais abertas para circulação do ar é uma opção. Trocar lençois e fronhas duas vezes na semana, limpar o ar condicionado com frequência, bem como os ventiladores e evitar dormir com o cabelo molhado são iniciativas que ajudam a minimizar os impactos dos ácaros e fungos.

TB – Mesmo em tempo quente e de alta umidade é possível ter crise de garganta?
MB – Sim, mesmo em tempo quente e de alta umidade, é possível ter crises de garganta devido à proliferação de vírus e bactérias. Na otorrinolaringologia, essas condições podem ser agravadas pelo ambiente propício à reprodução de patógenos, aumentando o risco de infecções e inflamações na garganta. Recomenda-se cuidado com a hidratação adequada e a manutenção de ambientes ventilados para prevenir esses problemas na saúde da garganta.

TB – Como prevenir infecções de ouvido em crianças durante o verão, considerando atividades aquáticas e a exposição ao calor?
MB – No verão, há uma maior exposição das crianças a banhos de piscina, mar e rios. A umidade excessiva dos ouvidos pode causar as famosas otites externas que causam bastante dor e, às vezes, até secreção purulenta. Para evitar que a umidade dos ouvidos seja um problema, sempre que a criança sair da piscina, é importante fazer a secagem dos ouvidos. Nunca usar cotonetes, sempre usar uma toalha ou um lenço seco.

TB – O período quente pode ser propício para otites? O que são e quando ocorrem?
MB – O período quente pode ser propício para otites, que são inflamações no ouvido. Aumento das inflamações de garganta e crises de rinite, comuns nessa estação, podem contribuir para o desenvolvimento de otites. Além disso, atividades aquáticas, como banhos em rios e piscinas frequentes durante o calor, aumentam o risco de otites externas. Recomenda-se a secagem adequada dos ouvidos após exposição à água e a atenção aos sintomas para prevenir e tratar otites no verão.

TB - Com que frequência é recomendável ir para consulta com otorrinolaringologia?
MB - Recomenda-se procurar um otorrinolaringologista sempre que houver sintomas relacionados ao nariz, ouvido e garganta, desde congestão nasal, perda de audição a dor de garganta persistente. Além disso, consultas regulares são aconselháveis, especialmente para indivíduos com histórico de problemas nessas áreas ou condições crônicas, como sinusite recorrente. A detecção precoce de problemas otorrinolaringológicos pode facilitar um tratamento eficaz e melhorar a qualidade de vida do paciente.