seta anterior
seta proxima
11/04/2018 às 11h46 - Destaques

TB Entrevista Álvaro Ferreira

Vamos conversar hoje com Álvaro Ferreira, sergipano, 42 anos, que tem se dedicado ao tratamento da Dependência Química no estado de Sergipe.

Fonte:Thaís Bezerra

Vamos conversar hoje com Álvaro Ferreira, sergipano, 42 anos, que tem se dedicado ao tratamento da Dependência Química no estado de Sergipe, seja no uso de álcool ou drogas, através do seu trabalho como Terapeuta, em Clínicas e Comunidades Terapêuticas. Diplomado pelo FEBRACT- Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas/SP, também desenvolve o trabalho de AT – Acompanhante Terapêutico, muito utilizado nos grandes centros. Recentemente criou a empresa RESGATO, onde tem como missão, Salvar Vidas, trazendo de volta seu ente querido para o convívio social e familiar, e ainda indica clínicas, em todo o Brasil, para tratamento, voluntário e involuntário, profissionais da área, como psiquiatras, terapeutas e psicólogos. Vamos ao bate papo esclarecedor e informativo sobre um tema recorrente na vida de muitas famílias nos dias atuais. 

Thaïs Bezerra - Como surgiu a Resgato?

Alvaro Ferreira - Na verdade, esse trabalho de resgate de dependentes químicos, eu já desenvolvia há muitos anos atrás quando comecei a trabalhar nas Comunidades Terapêuticas e Clínicas relacionadas. Agora em 2018 resolvi profissionalizar, aumentando ainda mais os nossos serviços; inserindo um trabalho de conscientização através de palestras nas escolas, Conselheiro Terapêutico, AT- Acompanhante Terapêutico, além de indicar profissionais na área, como; psicólogos, psiquiatras, entre outros. A missão da Resgato é Salvar Vidas! A equipe Resgato é formada por terapeuta especialista em dependência química, monitor, técnico em enfermagem e enfermeiro, especializados na remoção de pacientes. A partir de abril a Resgato estará realizando palestras nas escolas para pais, alunos e professores, e tem como tema; DROGAS x PREVENÇÃO. Atendemos através do telefone > 79 99928.9150, ou pelo e-mail contato@resgato.com.br. Estamos também nas redes sociais, facebook/resgato, melhorando ainda mais a nossa comunicação. Em breve, além do Nordeste, estaremos expandindo no sul do país, como por exemplo, na cidade de Florianópolis-SC.

 

TB - Como você vê a Dependência Química hoje no nosso estado?

AF - O número é alarmante. São aproximadamente mais de 120 mil dependentes químicos no estado de Sergipe. A Dependência Química é uma doença crônica, caracterizada por comportamentos impulsivos e recorrentes de utilização de uma determinada substância para obter a sensação de bem-estar e prazer, aliviando sensações desconfortáveis como ansiedade, medos, entre outras. Muitas famílias não sabem o que fazer, onde procurar auxílio. A desinformação é muito grande. A dependência não escolhe classe social, os mais desfavorecidos estão nas ruas, e os órgãos públicos precisam fazer muito mais. Confesso que houve um avanço nesses últimos anos, por parte dos mesmos, porém precisamos nos unir e acolher essas pessoas. Tantas famílias destruídas e talentos desperdiçados.

 

TB -  Existem muitas Clínicas, ou Comunidades Terapêuticas em Sergipe?

AF - São poucas. A diferença de uma clínica de recuperação é um lugar especializado para ajudar as pessoas na dependência química e conta com profissionais disponíveis para dar auxílio aos usuários. Uma comunidade terapêutica é uma instituição privada, voluntária, destinada a acolher pessoas com transtornos de uso abusivo ou dependente de drogas. É imprescindível buscar orientação no momento da escolha.

 

TB - Como funciona os grupos de apoio em Aracaju? 

AF - Posso citar alguns, como; Narcóticos Anônimos (NA), www.na.org.br, e o Alcóolicos Anônimos (AA), www.alcoolicosanonimos.org.br. São irmandades que se baseiam em 36 princípios, os 12 passos, as 12 tradições, e os 12 conceitos. Existe também o grupo para parentes e amigos dos dependentes chamado, Nar-Anon do Brasil, www.naranon.org.br.

 

TB - Como a Resgato pode contribuir com essa causa tão importante para a sociedade?

AF - Trabalhando com ética, compromisso e responsabilidade, orientando as famílias, para que busquem a melhor forma de ajudar seus entes queridos, através de profissionais capacitados. A Resgato também tem um compromisso social, e como missão primordial, Salvar Vidas!

 

TB - Qual a mensagem de prevenção que você deixaria para os pais e familiares?

AF - Fiquem mais perto dos seus filhos. Sejam amigos dos seus filhos. Conheçam o seu universo! Incentivem a prática esportiva. E nos primeiros sinais de desvio comportamentais busquem ajuda de imediato.

Comentários

comments powered by Disqus

Agenda da Semana

+ Agenda