15/06/2018 as 13:29

Turismo

Projeto que integra manifestações culturais será sábado em Laranjeiras



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Projeto que integra manifestações culturais será sábado em LaranjeirasFoto: Ascom/Setur

No próximo sábado (16), o município de Laranjeiras será palco de mais uma atividade do ‘Integra-Se’. Trata-se de um programa que visa à integração das manifestações culturais de Sergipe, e ainda fomenta o artesanato, realiza estudo de mercado e promove a estratégia de circuitos históricos-culturais e ecoturísticos. A ação é uma realização da Secretaria de Estado do Turismo, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur/SE; da Universidade Federal de Sergipe; e das prefeituras de Estância, Laranjeiras, São Cristóvão, Indiaroba, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Aracaju e o município alagoano de Delmiro Gouveia.

O secretário de Estado do Turismo, Cicinato Júnior, destacou a importância do intercâmbio entre os municípios sergipanos. “Esse programa possibilita uma relação entre as cidades, e um novo mote para atuar no turismo. É muito bonito e importante ver que as comunidades sentem-se integrantes de todo o processo e também valorizadas”, disse Cicinato Júnior. O intuito do ‘Integra-Se’ é promover o compartilhamento da cultura local, legitimando a identidade dos grupos, e o envolvimento das comunidades com a prática turística.

Para o chefe do departamento de Turismo da UFS, Denio Azevedo, essa é uma oportunidade de realizar grandes encontros entre os municípios sergipanos. “Precisamos, primeiro, nos conhecer”, reforçou o professor Denio. O secretário de Turismo de Canindé de São Francisco, Genilson Aragão, reforçou o fato do programa contemplar os municípios que possuem atrativos turísticos e culturais. Canindé de São Francisco esteve participando do primeiro encontro no município de Estância, que aconteceu no dia 08 de junho. Lá, o prefeito de Estância, Gilson Andrade, disse que ficou encantado com tudo que vivenciou. “Esse é um intercâmbio que mostra o quanto Sergipe é grandioso”, reforçou o prefeito.

No ‘Integra-Se’ é destacado o que cada município possui de atrativo turístico e cultural, estimulando a criação de meios de hospedagem, a articulação entre as instituições públicas e privadas, possibilitando a divulgação e comercialização de produtos, para a geração de empregos e renda para a comunidade. Os próximos municípios a receber o ‘Integra-Se’ serão: São Cristóvão (23/06); Indiaroba (30/06); e Canindé de São Francisco (07/07).