10/12/2018 as 10:54

Sergipe

Museu da Gente Sergipana é premiado pelo Senado Federal

A solenidade de entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís Câmara Cascudo acontece em Brasília.


Museu da Gente Sergipana é premiado pelo Senado Federal

Após receber a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria do Ministério da Cultura (Minc), o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda será agraciado com a Comenda de Incentivo à Cultura Luís Câmara Cascudo, do Senado Federal. A premiação acontece na segunda, 10, às 11h, em Brasília. Esta é a primeira edição do prêmio, e além de personalidade, instituições estão entre os seis dos dez indicados. São pessoas e entidades que através de suas ações contribuem para manter vivas as tradições, culturas populares e histórias do país.


Entre as instituições estão apenas o Museu da Gente Sergipana e a Câmara Brasileira do Livro. Entre as personalidades, os agraciados são Antônio Francisco Teixeira de Melo, Nelson da Rebeca, Nilson Rodrigues da Fonseca e Pedro Baião. Além disso, também serão homenageados, em memória, Romualdo Rosário da Costa (Mô do Katendê), João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes e Deífilo Gurgel.


O diretor superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, destaca mais essa premiação em tão pouco tempo. “São dois prêmios de suma importância em um espaço curto de tempo. Já seremos homenageados na primeira edição desta premiação que carrega o nome de uma pessoa que escreveu, pesquisou e trabalhou com cultura popular, o que tem tudo a ver com o propósito do museu. Estamos muito satisfeitos por saber que o Museu da Gente Sergipana não é só um prédio que foi restaurado, mas que sete anos depois recebe duas premiações importantes pelo papel que cumpre na cultura de Sergipe”, disse o diretor superintendente.

Outras Premiações
O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda já recebeu durante esses sete anos: ‘O Melhor da Arquitetura 2012’ na categoria Restauro, premiação inédita em Sergipe; ‘Atração do Ano’ pelo Guia Quatro Rodas Brasil de 2013; ‘Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade’ na categoria Responsabilidade Social, concedido pelo Iphan; e o ‘Certificado de Excelência 2014’ do site TripAdvisor, no setor Hospitalidade ao Redor do Mundo.
Além dessas premiações, o Museu da Gente foi classificado entre os 10 melhores museus do Brasil segundo o Travellers’ Choice Museus 2014. Em 2016, a Expedia, uma das maiores agências de viagens online do mundo, o indicou como um dos museus mais visitados no Brasil. E em 2018 o Museu foi classificado como o primeiro, dos cinco museus, mais visitados do Nordeste, segundo o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, e o Largo da Gente Sergipana, recebeu o prêmio ‘Destino Aracaju’.

É Natal
O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, e o Governo do Estado, realizam mais um Natal da Gente Sergipana. O evento, que acontecerá no próximo dia 14, a partir das 18h, no estacionamento do museu, contará com teatro, atrações musicais, grupos de cultura popular e feirinhas com produtos artesanais, proporcionando uma noite cheia de magia, encanto e simbolismos que caracterizam o natal.
A noite, que também celebrará os sete anos de funcionamento do museu e as importantes premiações recebidas esse ano, terá início com o espetáculo ‘Um Sonho de Natal’, da Companhia das Artes Tetê Nahas. Logo após, apresentações dos grupos culturais do ciclo natalino do município de Japaratuba: Guerreiro e Pastoril de Forges. E para finalizar a noite, apresentação musical da Orquestra Jovem de Sergipe – projeto que atende mais de 100 crianças e adolescentes do bairro Santa Maria, proporcionando a iniciação e o aprimoramento musical através do encontro com a música clássica.
Durante todo o evento acontecerá a Feirinha da Gente, onde artesãos e expositores irão comercializar artigos tradicionais e contemporâneos, reunindo em um único espaço a diversificada e talentosa arte sergipana. Esse ano, com a parceria do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Turismo, o Natal da Gente Sergipana traz também a Feira Origine-se, projeto que reuni expositores com criações desenvolvidas pela parceria entre designers e artesões. Moda, decoração e artesanato em objetos que trazem na essência os ofícios resistentes ao tempo, elaborados no calor do feito à mão que conta histórias e guarda memórias.
A programação do Natal da Gente Sergipana é gratuita e para o público em geral. O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro de Aracaju. Para obter mais informações entrar em contato através do telefone (79) 3218-1551.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.