26/02/2019 as 14:47

FERIADÃO

Guia completo para curtir Sergipe durante o Carnaval

Conheça os principais pontos turísticos do estado do litoral ao sertão


Guia completo para curtir Sergipe durante o CarnavalFoto: Mário Sousa

Sergipe é o local certo para quem deseja conhecer um destino agradável e aproveitar o carnaval para passear. Com belas praias, parques e museus, roteiros não faltam para usufruir o que o estado proporciona. No quesito hospedagem, o estado continua sendo um destino muito explorado nesta época. A prova disto é o dado divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), em que o número de ocupações há uma semana da folia de momo, já chega a 85%, com grande possibilidade de chegar em ocupação total.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Manelito Franco Neto, o carnaval deve mais uma vez aquecer a economia local. “Em um momento tão delicado de crise que o país vivencia, o destino pretende receber inúmeros turistas do mundo inteiro e que irão encontrar em Sergipe um refúgio com vários atrativos. O bom disso tudo é que a data mexe positivamente na nossa economia e mostra que estado é sim um destino muito visitado”, declara.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur), preparou um roteiro de cinco dias voltado para turistas que pretendem explorar o melhor de Sergipe. Confira:

Sergipe em 5 dias

A dica para quem chega no sábado de carnaval é iniciar a viagem com uma programação cultural. Uma boa opção é seguir para São Cristóvão, pela Rodovia João Bebe Água, e conhecer a quarta cidade mais antiga do Brasil. Lá, o turista pode visualizar a Praça São Francisco, que é Patrimônio Imaterial da Humanidade e os diversos museus existentes pelas ruas históricas.

Logo depois, o recomendado é seguir pela BR 101 em direção ao município de Laranjeiras - outra cidade centenária e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no estado. Entre os locais que merecem ser visitados, estão a igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, a Casa do Engenho e o Museu de Arte Sacra, além do Quarteirão dos Trapiches - um espaço histórico que era usado como armazém para depósito de açúcar. Uma orientação importante é que estas visitas devem ser feitas durante o turno da manhã, já que os locais não funcionam pela tarde.

Após um roteiro histórico-cultural, o turista pode retornar para Aracaju e apreciar um bom almoço na região dos Mercados Centrais. Entre as opções estão o Restaurante Caçarola, no andar superior do Mercado Antônio Franco, ou o Restaurante Tototó, localizado no Espaço Zé Peixe. Em ambos, o visitante pode apreciar da típica culinária nordestina e sergipana, com um bom pirão de leite, baião de dois ou frutos do mar.

Durante o período da tarde, o ideal é realizar um passeio pelo mercado. Para aqueles que procuram levar uma lembrancinha de Sergipe para casa, sejam em objetos ou alimentos, o espaço apresenta um ambiente totalmente acolhedor, com venda de artesanato popular, flores, ervas e produtos alimentícios: tapioca, castanhas, amendoim, entre outros. Há ainda uma área voltada para a venda de comidas regionais como frutas, verduras e legumes.

Saindo do Centro da cidade, em direção ao bairro São José, é possível encontrar o Museu e o Largo da Gente Sergipana, na Avenida Ivo do Prado. Para quem curte um passeio diversificado, o museu apresenta toda a história de Sergipe com espaços expográficos digitais e interativos, e ainda apresentações culturais. Logo em frente, o Largo exibe os monumentos das principais manifestações folclóricas do estado, são eles: Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso. O museu estará funcionando no sábado e domingo de carnaval, das 10h às 15h.

No segundo dia, a dica é acordar cedo para pegar a BR 235 em direção ao município de Itabaiana, cerca de 50 km da capital. Neste roteiro, o turista encontra a Serra de Itabaiana, um cenário de trilhas e cachoeiras, e poderá também visitar o Parque dos Falcões. O destino é a casa de inúmeras espécies de aves de rapina, sendo o único da América do Sul que cria esses animais com autorização do Ibama. A visitação inclui apresentação oral e audiovisual da história, missão e técnicas de manejo do Instituto; apresentação dos hábitos de vida das aves de rapina; e fotografias com os animais em punho. Para ir até o parque é necessário agendamento pelos telefones (79) 99962-8396, (79) 99885-2522, (79) 99945-9020.

Seguindo ainda pela BR 235, temos a Rota do Sertão, dirigindo-se ao município de Canindé do São Francisco. Nesta cidade é possível apreciar as belezas do Velho Chico através de um passeio pelos Cânions do Xingó. A cidade oferece uma boa infraestrutura para o turista que deseja apreciar dos atrativos da região pelo rio São Francisco, em passeios que duram de três a cinco horas.

Há ainda opções para quem deseja se aventurar em um rapel pelos cânions, explorar o Museu do Cangaço e voos panorâmicos sobrevoando a Hidrelétrica de Xingó que abastece os Estados de Sergipe e Alagoas. Ao retornar para Aracaju, a Orla de Atalaia oferece várias opções na parte de alimentação em toda sua extensão, com lanches rápidos ou até uma gastronomia mais elaborada, a depender da disposição do viajante.

No terceiro dia, uma boa dica é aproveitar as praias da região sul de Aracaju. Na Orla Pôr do Sol, o viajante pode passear por meio de catamarãs através do Rio Vaza Barris com destino até a Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados - lugares belíssimos e com banho agradável. O passeio pode durar o dia inteiro e ao final é possível andar de Stand-Up Paddle e sentir de perto a calmaria do rio, apreciando um dos mais belos pôr do sol do estado.

Para quem preferir desbravar os quatro cantos do estado, uma boa escolha para o quarto dia é explorar Mangue Seco, que fica na divisa de Sergipe com a Bahia. O local possui vilarejos de casas antigas e uma bela praia de água doce e ficou conhecido como cenário das gravações da telenovela baseada no livro de Jorge Amado, Tieta. Para chegar até lá, o caminho segue pela Rodovia dos Náufragos, em direção ao Atracadouro Porto do Cavalo, na Praia do Saco. A proposta é deixar o carro e seguir de lancha até Mangue Seco. Outra alternativa é ir de carro até o município de Indiaroba e entrar no Povoado Pontal, onde outro atracadouro terá um trajeto mais curto de lancha até o balneário.

O final da terça-feira de carnaval pode ser com um passeio em família, pela Orla de Atalaia. A área oferece muitas opções de lazer com quadras poliesportivas, parques infantis, oceanário com diversas espécies marinhas, além de monumentos históricos para passeios culturais. É na Orla também que está localizada a Passarela do Caranguejo, com inúmeros bares e restaurantes que enaltecem à culinária sergipana, a exemplo do caranguejo.

Para aqueles que mesmo no carnaval mantém o foco em atividades físicas, há dois parques na cidade: o Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, localizado no bairro Jardins; e o Parque Governador Valadares, conhecido como Parque dos Cajueiros, localizado no bairro Farolândia. O contato com a natureza está presente nestes dois locais, que contam com pistas para ciclistas e corredores; e são protegidos pela Polícia Ambiental e pela Guarda Municipal de Aracaju, garantindo segurança aos frequentadores.

Para o último dia, o turista pode aproveitar as inúmeras barracas de praia espalhadas pela capital, curtir os shoppings, ou dar um pulinho na Barra dos Coqueiros e conhecer mais um município praiano.  Opções não faltam para desbravar Sergipe e fazer deste estado tão acolhedor um destino consagrado na rota do turismo.

Serviço

Toda a rota apresentada pode ser feita em veículo próprio, alugado, ou com a contratação de empresas de turismo especializadas que fazem os trajetos diariamente.

Museus de São Cristóvão e Laranjeiras

Funcionamento: A partir do dia 01 de março o Museu Histórico de Sergipe, ▪Museu Sacro de Laranjeiras, Museu Afro de Laranjeiras e Casa de Cultura João Ribeiro ficarão abertos para visitação de quarta a sábado, das 10h às 16h, e as terças, domingos e feriados, das 09h às 13h. O setor administrativo permanecerá aberto de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Mercados centrais

Funcionamento: Mercado Central Maria Virginia Franco funcionará normalmente até o meio-dia de domingo, dia 3, sendo fechado para um mutirão de limpeza e reabrindo normalmente na Quarta-feira de Cinzas, dia 6. Já os mercados centrais Antônio Franco e Thales Ferraz, funcionarão normalmente até segunda-feira, dia 4, sendo fechado na terça e quarta-feira, para limpeza geral e a realização de um serviço elétrico.

Endereço: Avenida Ivo do Prado, Centro.

Museu da Gente Sergipana

Funcionamento: no sábado e domingo das 10h às 15h. Na segunda e terça estará fechado. Já na quarta-feira de Cinzas funcionará de meio até às 16h.

Endereço: Av. Ivo do Prado, 398, Centro

Oceanário de Aracaju

Funcionamento: normal durante o carnaval, das 9h às 21h.

Endereço: Av. Santos Dumont, 1010 - Atalaia

Valor: Inteira R$ 20, meia entrada R$ 10 (estudantes com carteira, crianças acima de um metro e idosos acima de 60 anos). Portadores de necessidades especiais e crianças até um metro não pagam.

Shopping Jardins

Funcionamento: Dias 01, 02 e 03 de março funcionamento normal. Dias 04 e 05 somente praça de Alimentação e Lazer, das 12h às 22h; dia 06 funcionamento normal a partir das 12h.

Endereço: Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 - Jardins.

Shopping Riomar

Funcionamento: Dias 01, 02 e 03 de março funcionamento normal. Dias 04 e 05 somente praça de Alimentação e Lazer, das 12h às 22h; dia 06 funcionamento normal a partir das 12h.

Endereço: Avenida Delmiro Gouveia, 400 - Coroa do Meio

Parque dos Falcões

Funcionamento: Aberto todos os dias do carnaval. Necessário agendamento no dia anterior.

Endereço:BR 235, s/n - Povoado Gandú II, Itabaiana - SE, 49500-000

Valor: Adultos: R$ 25,00/ Crianças de 8 a 12 anos: R$ 15,00/ Crianças até 7 anos: acesso livre.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.