11/03/2019 as 09:08

Lazer

Sergipanos andam optando por praias de Alagoas e Pernambuco

Nos últimos períodos de intenso calor, como o atual, os sergipanos em férias se espalham pelas praias do Nordeste.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipanos andam  optando por praias de Alagoas e Pernambuco

Nos últimos períodos de intenso calor, como o atual, os sergipanos em férias se espalham pelas praias do Nordeste. Até recentemente viajava-se muito para Salvador e cidades da orla do litoral Norte, essas que ficam na chamada Linha Verde. Hoje tem muitos turistas preferindo ir curtir as praias de Alagoas e Pernambuco, principalmente aquelas mais próximas de Sergipe.


Agora, no período de carnaval, era possível ver muita gente da terra do Cacique Serigy em praias como Gunga, Barra de São Miguel, Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi, todas em Alagoas.

Mas hoje vamos mostrar como opções as praias do litoral Sul de Pernambuco.
As praias são listadas em ordem geográfica: Piedade é a praia mais próxima do Recife, e Coroa Grande é a mais distante ao sul, próxima à divisa com Alagoas.

Piedade
A praia de Piedade, considerada urbana, localiza-se no município de Jaboatão dos Guararapes. Assemelha-se à praia de Boa Viagem, com bares e quiosques à beira-mar. Diferentemente de Boa Viagem, em que os hotéis à beira-mar são separados da praia pela Avenida Boa Viagem, em Jaboatão é possível encontrar hotéis que têm acesso direto à areia da praia. Outra diferença é que, como existe um menor número de hotéis, as praias da região de Piedade e Candeias são freqüentadas predominantemente por moradores locais.

Candeias
Candeias, considerada urbana, é a segunda maior praia do município de Jaboatão dos Guararapes, com um comprimento de 3 km. Também assemelha-se à praia de Boa Viagem, porém é menos badalada. Alguns restaurantes conceituados são localizados à beira-mar de Candeias e Piedade.

Barra de Jangada
Também localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, a praia de Barra de Jangada possui alguns bares e quiosques. De pouca badalação, é ideal para quem quer um pouco de descanso.

Paiva
A Praia do Paiva é semideserta e tem mar aberto. Nas proximidades da praia existe um poço de lama negra, que algumas pessoas acreditam fazer bem para a pele. Acesso pela praia de Itapuama. Distante 46 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29 (visite a página sobre mapas do Recife e Pernambuco para melhor informar-se sobre as estradas do Estado).

Itapuama
É um bela praia, com ondas fortes. A prática de surf foi proibida, por causa da presença de tubarões. Possui camping. Distante a 45 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29.

Pedra do Xaréu
É uma praia com pedras e piscinas naturais. A praia recebe esse nome devido à grande quantidade do peixe Xaréu, que é muito pescado nessa região. Possui alguns quiosques na orla. Distante 47 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29.

Enseada dos Corais
A Enseada é cercada por arrecifes, que tornam o mar tranquilo e cheio de piscinas naturais. Nem os condomínios e as casas de veraneio tiram a tranquilidade do local. Distante a 47 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29.
As praias da Enseada dos Corais, Gaibu, Calhetas e Paraíso localizam-se no município de Cabo do Santo Agostinho.

Gaibu
O mar de Gaibu é calmo e tem águas verdes. É uma praia cheia de bares e restaurantes. Muito badalada durante o verão. Distante a 47 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29.

Calhetas
É uma das praias mais belas do Brasil. Cheia de coqueiros e com mar calmo, cristalino e cercado por arrecifes, Calhetas é muito procurada para prática de mergulho e pesca submarina. Distante a 49 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60 e PE-29.

Cabo de Santo Agostinho
Não é uma praia. São mirantes formados por rochas de onde se pode ver o litoral pernambucano - de Recife ao Porto de Suape. Em uma caminhada de 2 km a partir da praia do Paraíso, chega-se às ruínas do Forte de Santo Agostinho, aos restos da ocupação holandesa e a uma igreja construída em 1728, na localidade de Nazaré. Distante a 30 km do Recife. Leia mais sobre o município do Cabo de Santo Agostinho.

Paraíso
É a menor praia do litoral de Pernambuco, com uma faixa de areia de apenas 30 metros no meio de um paredão de pedras, de onde nascem árvores e coqueiros que se debruçam sobre o mar. Há bares e pousadas rústicas.

Suape
Onde se encontra o Porto de Suape, ocorre também o encontro das águas do rio Massangana com o mar. Com a maré baixa, pode-se ver as ruínas do Forte do Pontal.

Camboa
Areia clara, coqueiros e barulho do mar são as características de Camboa que é uma praia deserta. Quando a maré está baixa, o bom é aproveitar as piscinas naturais. É o lugar ideal para as pessoas que buscam sossego. Seu acesso é pela praia do Cupe. Distante a 49 km do Recife. Acesso: BR-101, PE-60, PE-29. As praias de Camboa, Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Enseadinha e Cacimbas localizam-se no município de Ipojuca; leia mais sobre Ipojuca.

Muro Alto
É uma praia deslumbrante. Seu nome vem do paredão de areia com cerca de 3 metros de altura que circunda a praia. As águas no centro das dunas formam belíssimas piscinas naturais por toda a extensão de 2,5 km de praia. Distante a 60 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60 e PE-09.

Cupe
Praia de mar aberto com muitos coqueiros. Água esverdeada, ondas fortes e arrecifes completam a belíssima paisagem. Faz parte de Porto de galinhas.

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é a praia mais badalada de Pernambuco. Com 18 km de extensão, Porto é uma praia belíssima e de águas azuis, mornas, quase sem ondas e com piscinas naturais na área do vilarejo. Possui uma ótima infra-estrutura, contando com hotéis, pousadas, lojas e barracas na beira da praia. Distante a 60 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60 e PE-09.

Maracaípe
É uma praia de mar aberto e com ondas fortes. Maracaípe sedia uma das etapas do Circuito Brasileiro de Surf. No Pontal de Maracaípe, quando a maré baixa, os arrecifes formam belíssimas piscinas naturais. A praia possui pousadas e bares simples. Acesso: continuação da estrada de Porto de Galinhas.

Enseadinha
É uma pequena enseada na Barra do rio Maracaípe, com arrecifes, mar calmo, coqueiros, cajueiros e manguezais.

Serrambi
É uma praia de águas azuis e com arrecifes em boa parte de sua extensão. Tem uma estreita faixa de areia batida. Seu acesso é dificultado por um condomínio de luxo localizado na praia. Distante a 67 km do Recife. Acesso: BR-101 sul e PE-60.