17/04/2019 as 16:29

OPÇÕES DE LAZER

Semana Santa à beira mar e rio

Opções em Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco


Semana Santa à beira mar e rioFoto: Divulgação

Agora, no feriadão desta Semana Santa, o turismo recebe mais uma injeção de ânimo em todo o Brasil, embora a crise financeira insista em estimular à todos a redução de gastos. Muitos sergipanos seguirão de Aracaju para o interior do Estado, onde visitarão familiares e amigos, e alguns outros irão para Alagoas, Bahia e Pernambuco.

As praias em mar aberto são sempre espaços procurados. Quem vai para Alagoas tem o direito a curtir belas praias do Peba a até Maragogi, passando por Coruripe, Duas Barras, Gunga, São Miguel, Francês, chegando as praias de Maceió e indo para São Miguel dos Milagres e Japaratinga. O litoral alagoano é garantia de mar bonito e belas paisagens.

Mas Alagoas também conta com o privilégio de oferecer aos seus visitantes deliciosos banhos nas águas do rio São Francisco. Cidades à beira rio, como Piranhas, Santana de Ipanema, Traipu, Colégio, Penedo e Piaçabuçu disponibilizam um “Velho Chico” de águas limpas, propícias para nadar ou passeios em barcos.

O fato de estar na margem alagoana do São Francisco permite ao turista passeios em municípios sergipanos ribeirinhos, a exemplo de Canindé (lá ficam o museu arqueológico, o canion de Xingó e a usina hidrelétrica), Porto da Folha (prainhas), Gararu (passeios de barco), Telha (praia da adutora), Propriá, Neópolis e Brejo Grande. É possível alugar embarcações em quais desses municípios.

BAHIA

Se a opção do turista for a Bahia, partindo de carro de Aracaju pela litorânea, Passa-se pela ponte Joel Silva, de onde é possível apreciar o encontro das águas do Rio Vaza Barris com as do Oceano Atlântico. Há belas paisagens logo depois da ponte, incluindo uma fazenda de propriedade da Embrapa.

No caminho, o turista, se desejar poderá visitar as praias de Caueira (Itaporanga D’Ajuda) e Abaís e Saco (Estância).

A primeira praia da Bahia é a de Mangue Seco, em Jandaíra. O acesso é mais fácil de barco saindo do povoado Pontal, município de Indiaroba. Lá existem belas dunas, mar de água limpa, morna e esverdeada. E muita paz. Isso à beira mar.

Seguindo pela Linha Verde, a litorânea que liga Sergipe à Bahia, são fácilmente encontrados os acessos às praias do Sítio do Conde, Baixios, Costa Azul, Porto Sauípe, Itacimirim, Barra do Itariri, Massarandupió, Barra de Jacuípe, Guarajuba, Arembepe e Forte. São ambientes tranquilos e de fácil acesso a  Salvador, a capital da Bahia.

PERNAMBUCO

Nas décadas de 1970, 80 e até o final dos anos 90 a presença de sergipanos em Pernambuco era intensa e motivada muitos pelos carnavais de Recife e Olinda e festas como “Vamos abraçar o Sol”, que marcava a chegada do verão (acontecia na praia de Boa Viagem), festejos juninos em Caruaru e festival de inverno em Garanhuns. Depois desse período houve uma recaída motivada pelo carnaval da Bahia.

Nos últimos 15 anos, muitos sergipanos iniciaram o caminho de volta para Pernambuco, mas desta feita à beira mar. Tornou-se fato9 comum encontros de sergipanos em praias como São José da Coroa Grande, Tamandaré, Carneiros, Porto de  Galinhas, Barra de Sirinhaém, Guadalupe, Maracaípe, Muro Alto, Guaibú e Calhetas. São todas praias  muito bonitas.

Já pensou no que fazer neste final de semana?  Há boas opções ao seu dispor.

Eugênio Nascimento

Da equipe do JC











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.