21/10/2019 as 12:29

Cidades históricas

Encontro traz orientações de como reutilizar estruturas para fomentar turismo

De Portugal, será resgatado na palestra o papel dos centros interpretativos na salvaguarda e a comunicação do patrimônio cultural.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Reaproveitar grandes monumentos que representam valores históricos e culturais de uma sociedade e utilizá-los como atrativos para o turismo tem sido uma prática adotada por cidades europeias e brasileiras e podem servir de modelo para outros Municípios do Brasil. Durante o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Patrimônio + Turismo em Porto Alegre (RS), o prefeito de Paranaguá (PR), Marcelo Elias Roque, e estudiosos de Portugal e Espanha irão trazer projetos que contribuíram para que mosteiros, castelos, linha férrea e outras estruturas ganhassem notoriedade no Turismo.


O Painel Patrimônio, Turismo e Reuso será o primeiro da programação do terceiro dia dos eventos. A representante do Departamento de História da Arte da Universidade de Santiago de Compostela, Patrícia López, vai mostrar a experiência bem-sucedida na Espanha onde foram feitas restaurações de prédios e de outros monumentos. Depois, essas estruturas foram transformadas em hotéis para receber turistas e ganharam destaques com um nicho de mercado bem definido.


De Portugal, será resgatado na palestra o papel dos centros interpretativos na salvaguarda e a comunicação do patrimônio cultural. O diretor da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal, António Ponte, vai abordar a experiência que demonstra a importância de se ter um centro de interpretação para oferecer informações aos turistas sobre a cultura e os significados dos monumentos de cada cidade. Isso pode aumentar o interesse do turista e deixá-lo bem informado sobre a história do local visitado e não apenas a estrutura em si. Por fim, o prefeito Marcelo Elias Roque traz o exemplo da cidade de Paranaguá. Ele implementou ações que transformou o trajeto da via férrea Curitiba-Paranaguá em uma viagem mais atrativa, iniciativa que cresceu significativamente a procura dos turistas.14102019 Cidades Históricas atualizada

Inscrições
Prefeitos, secretários, gestores e outros agentes municipais podem confirmar participação, gratuitamente, no hotsite dos eventos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta que os interessados se inscrevam antecipadamente, pois há espaço limitado no local do evento. Mais de 500 pessoas estão confirmadas e restam poucas vagas para encerrar a lista de participantes.


O 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e do Seminário Internacional Patrimônio + Turismo de Porto Alegre (RS) serão promovidos por meio de uma parceria da CNM com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM). Ainda conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).