08/11/2019 as 16:02

ARACAJU

Empresa celebra Comitê de Transição Operacional do Aeroporto

Durante encontro, foi apresentado o Plano de Transferência Operacional a autoridades ligadas ao terminal de passageiros e representantes de companhias aéreas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Uma comitiva da Aena Brasil, concessionária espanhola vencedora da licitação para administrar os aeroportos do Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB), no Nordeste brasileiro, esteve hoje, 8, em Aracaju para apresentar o Plano de Transferência Operacional a autoridades ligadas ao terminal de passageiros e representantes de companhias aéreas. O documento tem por finalidade garantir todas as condições de segurança e eficiência das operações durante o período de repasse da gestão da Infraero para a Aena Brasil.

Comandada pelo diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, a comitiva contou ainda com os diretores de operações, segurança e serviços, gerentes de operações, segurança e infraestrutura e de outras áreas de apoio da gestão da Aena. Desde terça-feira e até esta sexta-feira eles realizaram reuniões com o mesmo propósito nos demais aeroportos sob a responsabilidade da concessionária espanhola.

Localizado na Zona Sul da capital sergipana, o Aeroporto de Aracaju – Santa Maria atende principalmente executivos e turistas de negócios e lazer. Há operações diárias de helicópteros que transportam funcionários para as plataformas de petróleo do litoral de Sergipe e de Alagoas. Um pouco da história da aviação no estado encontra-se exposta no saguão de desembarque, em um mural permanente de textos, documentos e reproduções fotográficas.

“O processo de Transferência Operacional transcorre conforme o calendário previsto e a Aena Brasil está preparada para a gestão do Aeroporto Arcaju - Santa Maria no início do próximo ano, com o compromisso de contribuir e potencializar o desenvolvimento do Nordeste do país”, afirma o diretor-presidente, Santiago Yus.

A população de Aracaju é estimada em 648.939 habitantes pelo IBGE. A cidade é apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste e a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do país. O PIB da capital sergipana foi de R$ 6,9 bilhões em 2008. Os serviços e a indústria são a base da economia aracajuana.

Os seis aeroportos a serem administrados pela Aena Brasil movimentam, juntos, 13,7 milhões de passageiros por ano, 6,5% do tráfego aéreo brasileiro. A concessionária, que tem 51% das ações controladas pelo Estado espanhol, pagará ao Governo brasileiro R$ 1,9 bilhão (437,5 milhões de euros) pelo direito de explorar os terminais durante os próximos 30 anos. A concessão inclui a possibilidade de uma prorrogação voluntária por mais cinco anos ao final do contrato.

A comitiva da Aena esteve reunida com o superintendente do aeroporto, Wandeson Silva dos Santos; o gerente de Gestão Operacional e de Segurança Aeroportuária, Rogério dos Santos Freire; o coordenador de Operações, Alexandre Leite Monteiro; o coordenador de Segurança Aeroportuária, Keldo Gabriel Campos; o coordenador de Negócios Comerciais e Soluções Logísticas, Érico Israel Normando dos Anjos; o coordenador de SGSO, José Afrânio Mendes; a secretária III, Iraildes de Souza Batista Santos; o coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Genilson Santos; o supervisor da Base Aracaju da Latam, Antonioni Santos Silva; o gerente de Aeroporto da GOL, Benemário Pestana; o gerente de Aeroporto da Azul, Tibério Cézar Vieira da Silva; o profissional de engenharia e manutenção, Manuel Neve de Oliveira Filho; o coordenador-geral da Polícia Militar de Sergipe (Grupamento Tático Aéreo Polícia Militar de Sergipe), Fernando Góes Santos; o chefe de operações do DTCEA-AR, Felipe Augusto da Silva, e o encarregado de operações do DTCEA-AR, Vilton de Souza.