28/11/2019 as 17:57

REFORMA

Obras na Ilha Mem de Sá impulsionam turismo e economia local

Construção de atracadouro facilitará a ligação entre a Ilha e o povoado Caibrós

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Banhada pelo rio Vaza Barris e rodeada pelo manguezal, a Ilha Mem de Sá está localizada ao leste da Grande Aracaju, no município de Itaporanga D’Ajuda. Sua natureza é fonte de sustento dos comerciantes locais e a pescaria abastece os restaurantes e as casas dos moradores. O turismo sustentável está presente nas trilhas e nos passeios de barco feitos pela ilha, afinal, uma das preocupações dos moradores é a preservação do meio ambiente e da beleza do local.

Tendo em vista todo esse potencial, no início deste ano, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou a inauguração de atracadouros com o objetivo de facilitar a ligação entre a Ilha Mem de Sá e o Povoado Caibrós. A obra proporcionou mais conforto à comunidade local e aumentou o potencial turístico da região. O projeto foi desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo em Sergipe (Prodetur). Além dos atracadouros, também foram realizadas melhorias estruturais, como estacionamento, calçamento, paisagismo e quiosques de sombra. O investimento foi de mais de R$ 2 milhões.

A construção beneficiou os moradores da localidade, além de ser um novo atrativo para o lazer. Segundo a presidente da Associação de Moradores, Joseilda dos Santos, a obra foi fundamental para impulsionar o turismo e aumentar a renda dos moradores locais. “A construção gerou uma infraestrutura que, além de atrair os turistas, permite o embarque e desembarque deles”, explica.

Com o maior fluxo de pessoas pela ilha, devido a construção dos atracadouros, os comerciantes locais puderam inovar e aprimorar seus negócios. O restaurante Manguezal foi construído a partir da obra e a proprietária Adenise Cardoso conta com o auxílio de cursos de capacitação ministrados na região pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). “O curso ajudou no meu desenvolvimento e no melhor atendimento ao turista. O movimento aqui é grande nos finais de semana e feriados, está sendo uma experiência muito boa”, afirma.

|Fonte e foto: Ascom Setur