21/01/2020 as 14:09

LAZER E ESPORTE

Parque da Sementeira passará pela primeira revitalização desde a sua abertura

O parque é um dos mais importantes da capital, e terá a primeira grande reforma em 35 anos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os portões se abrem impreterivelmente todos os dias às 5h Os primeiros a chegar são os moradores da região, onde geralmente aproveitam o sol fresco e saudável das primeiras da manhã para a prática de atividades físicas. Durante o transcorrer do dia dezenas, centenas de pessoas entram e saem de lá. Há espaço suficiente para crianças pedalarem, correrem e brincarem à vontade, ou para as famílias e grupos diversos confraternizarem. Tem bola rolando. Tem pipoca, água de coco. Tem lagos, patos e muito verde. Esse é o cenário que compõe o Parque Augusto Franco, ou como é popularmente conhecido, o Parque da Sementeira. 

Localizado no bairro 13 de julho, o parque foi aberto ao pública pela primeira vez em abril de 1985. Seus 396.019 m² de área ficam entre três principais avenidas da capital: Av. Beira Mar, Jornalista Santos Santana e Oviêdo Teixeira. Por dentro, ele é recheado de campo de futebol, parque infantil, quadra poliesportiva, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques para piqueniques, sanitários e lagos. 

Suas mais de 100 espécies de árvores entre frutíferas, exóticas e da Mata Atlântica brilham com a luz do sol, tornam o parque um local ideal para quem gosta de estar conectado com a natureza.

Em julho de 2018, segundo informações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Embrapa disponibilizou mais 30.300m² para serem integradas à área do parque, pelo período de 10 anos, através de Termo de Cessão. E muito em breve, o parque da Sementeira passará pela sua primeira grande reforma, conforme anunciado pelo Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. 

O Parque da Sementeira tem se tornando nos últimos anos um grande palco para realização de eventos e feiras turísticas, que tem movimentado um grande público. Em 2019 foram realizados 420 eventos no local, sendo, dentre esses, três edições da Feira da Gambiarra com público estimado em 5 mil pessoas. Teve também o evento Aracaju Cidade da Criança, com público de mais de 10 mil pessoas. O Dia Arquidiocesano da Unidade também aconteceu na Sementeira, levando mais de 10 mil pessoas para o parque, e o Festival da Sergipanidade, evento promovido pelo Sebrae, tem preenchido o local com gente local e também turistas. Sem contar as corridas, bem como o passeios ciclísticos que já fazem parte da programação do Parque todos os anos.

Em 2019 o prefeito Edvaldo Nogueira falou abertamente sobre a primeira obra de revitalização do parque da Sementeira. Pelo o que foi dito, o local passará por uma grande obra com investimento aproximado de R$ 20 milhões. Em novembro do ano passado foram iniciados os debates para a execução do projeto intitulado “Construindo para o futuro”, que será financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

Até o momento, somente ideias preliminares foram divulgadas sobra a revitalização do parque. No entanto, o prefeito deixou claro que pretende realizar um projeto arquitetônico e paisagístico.

 “Esse é o primeiro passo de uma longa caminhada. A partir daqui vamos estabelecer os conceitos, as ideias até chegarmos ao projeto que sonhamos para o Parque da Sementeira. Então, é com muita alegria que damos um start para a construção desse, que considero um dos mais importantes projetos desse conjunto grandioso que vamos executar com os recursos conquistados junto ao BID” destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Ele ainda afirmou que o público terá participação na construção do projeto. Serão abertas consultas públicas para quem quiser contribuir. “Vamos convidar a população e ao final vamos elaborar um projeto que, com certeza, vai mudar a face da nossa cidade, trazendo mais qualidade de vida. O Parque da Sementeira será um lugar adorado, cuidado e conservado por todos os aracajuanos”, enfatizou.

|Da redação do JC Online 

||Fotos: Jadilson Simões