11/05/2020 as 09:51

PANDEMIA

Turismo: setor une forças para superação dos impactos da crise

De olho na volta à normalidade, o Ministério do Turismo, por exemplo, além de adotar medidas de socorro ao segmento, criou um espaço no seu portal que divulga vídeos promocionais de diversos destinos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na última sexta-feira (8), Dia Nacional do Turismo, nada melhor do que reverenciar atividades ligadas ao mercado de viagens e que, em meio à pandemia do novo coronavírus, unem forças para superar impactos e, ao mesmo tempo, preparar a retomada.

Em todo o Brasil, além do governo federal, estados, municípios e entidades privadas buscam alternativas que não só garantam a sobrevivência de negócios e empregos, mas também estimulem a procura pelos variados atrativos do país no futuro.

De olho na volta à normalidade, o Ministério do Turismo, por exemplo, além de adotar medidas de socorro ao segmento, criou um espaço no seu portal que divulga vídeos promocionais de diversos destinos. O objetivo é cativar o interesse do viajante e convidar o público a concretizar, passada a crise, o desejo de desfrutar dos inúmeros atrativos que fazem a fama do Brasil mundo afora.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio aposta no potencial nacional para fazer frente aos desafios do pós-pandemia. “Após esse momento adverso, o turismo tem tudo para registrar novamente os extraordinários avanços alcançados desde o ano passado no Brasil e continuar favorecendo o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.

Estamos falando de um universo que representa mais de 8% do PIB e que, com o apoio do governo Jair Bolsonaro, terá a força necessária para se manter e voltar a aproveitar o nosso enorme potencial de atrair visitantes”, vislumbra.

Enquanto as restrições geradas pela pandemia adiam planos de viagem no Brasil, iniciativas inovadoras buscam manter viva a vontade de botar o pé na estrada. No Norte do país, o fotógrafo e colunista soteropolitano Gildo Júnior, que há 21 anos vive em Boa Vista (RR), decidiu montar uma série de lives com o tema “Viajantes em Casa”. O projeto, iniciado no final de abril e que segue até 22 de maio, busca fortalecer o turismo local, envolvendo diversas personalidades do setor. “A ideia é convidar os viajantes a produzirem conteúdos relacionados ao turismo.

Todos os dias, abordamos temas diferentes do setor, falamos sobre o que fazer neste período de isolamento social e como se planejar para as próximas viagens após a pandemia”, explica Gildo, um dos autores do blog “Bora de Trip”.

As transmissões online acontecem de segunda-feira a sábado, a partir das 18h57 (horário de Brasília), por meio do perfil @ gildo_junior no Instagram. Proximidade digital com potenciais turistas também é palavra de ordem no mercado.

Pensando nisso, a operadora E-HTL organizou bate-papos virtuais que reúnem representantes de cidades para divulgar atrações. “Precisamos unir esforços para continuar promovendo a cadeia do turismo. Encontramos uma opção que nos aproxima de todos os nossos parceiros e que será uma grande oportunidade de ajudar o setor”, comenta Flávio Louro, presidente da E-HTL.

As lives ocorrem até 9 de junho, pelo Instagram @ ehtloficial.

CAMPANHAS
Vários estados do país incentivam turistas a postergar o sonho de botar o pé na estrada pelos destinos nacionais. Eles utilizam perfis em redes sociais para enaltecer atrativos, conquistar interesse e recomendar viagens após a pandemia.

A tentativa de convencer o visitante a adiar planos conta ainda com ações tipo desenvolvidas por entidades como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que seguem a mesma linha.

O MTur criou um espaço no seu portal para divulgar vídeos promocionais que apostam em mensagens como “nos vemos em breve”, “estaremos esperando por vocês” e “a pandemia vai passar; o turismo, não”. ESFORÇOS Medidas articuladas pelo Ministério do Turismo a partir do permanente contato com representantes do trade turístico e de outros órgãos do governo federal contribuem para mitigar prejuízos do coronavírus.

Uma delas, a campanha ‘Não cancele, remarque!’, estimula o adiamento de viagens, pacotes e eventos culturais contratados, visando reforçar a manutenção de negócios e postos de trabalho na área. O órgão também atua para facilitar o acesso a empréstimos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), além de, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, ter elaborado Medida Provisória que disciplina cancelamentos e remarcações nos ramos turístico e cultural. Outra MP sugerida pela Pasta autoriza empresas a flexibilizar salários e jornadas de trabalho, mediante o pagamento de seguro-desemprego e FGTS.