03/11/2020 as 12:13

TURISMO

Passeio de barcos e banho de rios em Estância e Mangue seco

Alguns roteiros a depender do interesse do turista pode ficar restrito aos rios, mas outros podem levar ao povoado Mangue Seco

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os passeios de barcos nas águas salobras (mistura da água doce de rio com a salgada do mar) da foz dos rios Real e Piauí/Piauitinga/Fundo, que desaguam no oceano Atlântico na divisa de Sergipe com a Bahia, têm se tornado frequentes e realmente são boas opções para agradáveis finais de semana.

Para ter acesso aos passeios, é preciso se deslocar até o povoado Porto D’Angola, no município de Estância (a 68 km de Aracaju). Partindo da capital sergipana para lá, o melhor caminho é usando a litorânea (Linha Verde estadual), que começa logo depois da ponte Joel Silveira, no povoado Mosqueiro.

No percurso, o turista vai passar pelas praias do Coqueirinho, Caueira (em Itaporanga D’Ajuda), Abaís/Ibama e os povoados do Saco (tem bela e famosa praia) e Porto do Mato, localidade anterior a Porto D’Angola (em Estância). Há sempre muitas embarcações no Porto D’Angola e os barqueiros fazem bons e bonitos roteiros entre manguezais frondosos e água limpa, o que pode garantir bons e saudáveis banhos.

Alguns roteiros a depender do interesse do turista pode ficar restrito aos rios, mas outros podem levar ao povoado Mangue Seco (terra de Tiêta, do romance de Jorge Amado), no povoado Jandaíra (BA). Lá, há passeios de buggy pelas dunas e bons banhos no mar águas verdes e mornas. 

Por Eugênio Nascimento​