31/03/2021 as 09:08

TURISMO EM BAIXA

Taxa de ocupação em hotéis deve ser de 20% na Semana Santa

Os empresários do setor também pedem pela ampliação do cronograma de vacinação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O setor de turismo segue sendo um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus em todo o país, e em Sergipe não tem sido diferente. A rede de hotéis e pousadas amargam grandes prejuízos desde o ano de 2020 e esse ano, diante do avanço no número de casos de Covid-19 no Estado, e o retorno das medidas restritivas. Para o feriado de Páscoa, a taxa de ocupação não deverá ser maior do que 20%, conforme aponta a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (Abih).

O presidente da entidade, Antonio Carlos Sobrinho, informa que os meses de janeiro e fevereiro, de alta estação, onde os empresários aguardavam por uma melhora nas taxas de ocupação, o resultado foi de aproximadamente 30% na rede hoteleira do Estado. Para o feriado de Páscoa, os registros poderão ser ainda menores, com no máximo 20% de ocupação. “Devido às medidas de restrição de circulação, as pessoas estão evitando viajar, atendendo ao apelo do fique em casa. Entendemos que o momento é difícil, e por isso, para manter as nossas empresas também funcionando, estamos aguardando com muita expectativa a reedição do programa federal para a manutenção e preservação do emprego”, argumenta Antonio Carlos.

Segundo ele, a Abih já solicitou ao Governo do Estado de Sergipe uma linha de crédito junto ao Banco do Estado de Sergipe (Banese), e também busca, junto à Prefeitura de Aracaju, a prorrogação do IPTU, bem como a redução temporário do ISS para as empresas.

Os empresários do setor também pedem pela ampliação do cronograma de vacinação. “Somente com essas medidas acreditamos que possamos amenizar a situação que está muito difícil neste momento. Nós entendemos que a vacinação é a única solução para o setor do turismo no mundo, e a recuperação está ligada diretamente à vacinação”.

|Por Laís de Melo
||Foto: Arquivo