12/01/2022 as 09:11

TURISMO

Acidente não provoca cancelamento de viagens ao Cânion de Xingó

Agências de turismo afirmam que não houve desistência por parte dos clientes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Acidente não provoca cancelamento de viagens ao Cânion de Xingó

O recente acidente em Capitólio (MG), em que o desabamento de um paredão vitimou dez pessoas que estavam em um passeio de lancha nas proximidades, despertou a preocupação da população local e dos turistas que pretendem conhecer os Cânion de Xingó, que fica entre os estados de Sergipe e Alagoas.

Após a tragédia, era natural que o ambiente turístico se tornasse alvo de insegurança, visto que é formado por rochas semelhantes às do acidente. Com isso, um nicho que pode ser bastante afetado com o suposto risco de desabamento são as agências de turismo do Estado sergipano, que podem sofrer cancelamentos por parte dos clientes que não se sentem seguros para prosseguir com a viagem.

A equipe do JORNAL DA CIDADE conversou com o Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur) e com algumas empresas de turismo para questionar se há, de fato, desistência para o destino após o acidente em Minas Gerais. De acordo com Irma Karla, presidente do Singtur, até o momento não há conhecimento de cancelamentos em número expressivo e o motivo são as informações passadas aos clientes sobre a diferença entre os cânions de Capitólio (MG), Sergipe e Alagoas. “Eu desconheço de clientes que estejam cancelando as viagens para os cânions, até porque a estrutura das nossas formações rochosas daqui são bem diferentes dos cânions do capitólio. Aqui em Sergipe a gente já segue as regras de segurança há muito tempo. Claro que é interessante verificar a estrutura geológica, que é como o Estado vai analisar isso, junto com a Defesa Civil e órgãos fiscalizadores, pra ver a estrutura rochosa. Diferente do Sudeste, que tem muita chuva e causa infiltrações entre as pedras, aqui não tem essa quantidade de chuvas O que pode causar prejuízo são construções à beira dessas formações rochosas, à beira desses penhascos, dos cânions, aí seria bem preocupante. Por isso temos esclarecido as pessoas e aos turistas essa diferença das formações rochosas entre os estados”, explica.

Agências de turismo

A NozesTur, que é uma das empresas que mais proporciona viagens ao Cânion, afirma que até a data de hoje não houve cancelamento algum. “É algo imprevisível, pode acontecer de hoje em diante, mas até o momento não houve desistência, a procura e as saídas estão acontecendo normalmente”, diz.

Já a FarolTur declara que houve um cancelamento e alguns clientes se mostraram preocupados, mas não desistiram da viagem. “Até o momento só houve um cancelamento de um cliente que tinha uma reserva para o mês que vem, alegando que ficou apreensivo após o acidente em Capitólio. Nós até imaginávamos que muitas pessoas iriam questionar, perguntar, mas até agora não houve isso. Algumas pessoas até perguntaram se as rochas eram iguais à de Capitólio, mas não chegaram a desistir. Eu expliquei que é bem tranquilo e seguro, que lá tem um certo afastamento e que também será feita uma avaliação da região para ter mais segurança ainda. Ao menos na nossa agência não estamos lidando com cancelamentos de viagens ao local”, informa.