14/02/2022 as 09:00

CARNAVAL

Mesmo sem carnaval, turismo não será atingido em Sergipe

Turismo receptivo no Estado atende ao público de fora; pacotes não foram cancelados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A suspensão do ponto facultativo de Carnaval, anunciada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 11, não será um problema para os setores turísticos de Sergipe. A reportagem do JORNAL DA CIDADE conversou com representantes dos segmentos de bares e restaurantes e agências de viagens, onde ambos afirmaram que a decisão não trará impactos negativos para o período carnavalesco.

Segundo a ordem do governador Belivaldo Chagas, a folga que ocorreria nos dias 28, 1º e 2 de março foi suspensa para o Poder Executivo. Esse é o segundo ano consecutivo que o Governo de Sergipe define pela suspensão dos pontos facultativos. De acordo com o proprietário da agência Sucesso Viagens e Eventos, Thiago Moura, o pacote que tem como destino de Carnaval a cidade baiana de Morro de São Paulo está com as vagas esgotadas e, mesmo com o decreto, nenhum cliente cancelou. “Acreditamos que será como o ano passado, que o governador tomou esse mesmo posicionamento, cancelando os pontos facultativos, só que o comércio decidiu fechar. Então nós conseguimos levar um ônibus cheio de turistas. Para a nossa agência, o decreto não vai impactar”, afirma o empresário.

Conforme aponta a representante do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe, Irma Karla, o setor de turismo receptivo em Sergipe atende público de fora, portanto, não sofrerá impactos negativos com a decisão governamental. “Aracaju tem a fama de não ter Carnaval e de ser um lugar para descansar. Então, nós vendemos o destino para quem busca realmente fugir de Carnaval. As pessoas de outras cidades vêm para cá pela tranquilidade. Então, o ponto facultativo decretado para os sergipanos não vai interferir no turismo receptivo”, explica Irma.

O setor de bares e restaurantes também não deve ser afetado pela decisão, conforme aponta o presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel), Bruno Dórea. “Os carnavais no Brasil todo já estavam cancelados. Não estávamos esperando nem festa, nem movimento turístico. O que não aguentamos mais é sermos impedidos de trabalhar. Estamos com dívidas de 2020 e 2021 para acertar, portanto, estamos tentando sobreviver”, avalia o presidente. Comércio De acordo com o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (Feconser), Ronildo Almeida, conforme convenção coletiva da categoria, o comércio não funcionará nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

|Por Laís de Melo
||Foto: Jadilson Simões