07/02/2023 as 15:24

TURISMO NÁUTICO

Sergipe entra no circuito dos grandes eventos náuticos Premium

Internacionalmente conhecido, o Rally dos Mares coloca o Litoral Sul sergipano em evidência

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pela primeira vez, Sergipe sedia o Rally dos Mares. O evento pioneiro no mundo em navegação de jet ski em mar aberto chega à 9ª edição, tendo como ponto de largada na costa marítima sergipana a paradisíaca Praia do Saco, em Estância, no Litoral Sul do estado.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, considerou de grande importância Sergipe sediar um evento nacional nessa modalidade náutica, que conta com a participação de atletas de todo o Brasil e também do exterior. “Essa é uma das propostas do governador Fábio Mitidieri, assim como da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que é promover eventos esportivos que movimentem a cadeia econômica, proporcionando renda e postos de trabalho para os sergipanos”, destacou.

Roberto Carlos Mendonça, de Itabuna (BA), é o fundador do Rally dos Mares e presidente da Associação Brasileira do Rally dos Mares de Jet Ski (Abramjet). Ao conversar sobre essa paixão esportiva, ele explicou que tudo começou em 2015, quando, com mais cinco amigos, resolveu navegar de jet ski até Salvador para viverem uma experiência sobre as águas. Ao longo dos anos, esse hobby foi ganhando amplitude nacional com prospecção internacional, agregando mais adeptos e tendo como propósito o coletivismo entre os participantes.

O presidente da Abramjet ainda explica que o Rally dos Mares tem como característica a navegação de resistência e não de velocidade, aliando a prática esportiva ao turismo. Segundo ele, é um esporte da modalidade Premium, porque implementa um novo conceito de navegação coletiva de motos aquáticas, uma navegação costeira, não de velocidade, mas num ritmo de resistência coordenada, em que o importante é não ficar ninguém para trás, mas, todos chegarem no destino planejado. “É uma espécie de comboio marítimo que tem como pilar unir o turismo náutico ao lazer, ao ecoturismo, além de fomentar o apoio social em cada comunidade por onde passamos”, ressaltou.

O diretor de eventos do Rally dos Mares, John Vinícius, enfatizou que a escolha da 9ª edição em Sergipe foi em razão de ser um estado-irmão, ao lado da Bahia, e que possui belíssimas paisagens naturais. “Recebemos o convite de vários estados do Brasil para sediar o rally, e estamos muito felizes e satisfeitos por termos escolhido Sergipe que nos recebeu de braços abertos”, disse.

De veteranos a principiantes
Olivier Joseph é veterano no Rally dos Mares. Residente na cidade francesa de Marselha, ele disse que o fato de morar em outro país não é empecilho para participar do evento todos os anos. “Nunca ouvi falar dessa modalidade, e a convite de um amigo resolvi participar. Na primeira vez, foi uma aventura que gostei tanto que, há quatro anos, marco presença, coincidindo sempre a minha vinda ao Brasil na época do Rally dos Mares”, revelou.

Já o advogado e pecuarista sergipano Kito Sobral, que participa do Rally dos Mares pela primeira vez, demonstra grande expectativa. “Alguns amigos me falaram dessa expedição e fiquei muito curioso. Por isso, resolvi me inscrever, já que tenho costume de navegar de jet. Pra mim, será surpreendente desbravar a costa de Sergipe até a Bahia”, expressou.

Também é a primeira vez que o servidor público Aleandro Caldato está no Rally dos Mares. Ele é de Santo Antônio (GO) e comenta que, há dois anos, navega de jet ski com amigos. A paixão por navegar mais o espírito aventureiro do rally o motivaram a participar do evento. “Será uma experiência única. O Nordeste em si é lindo, e Sergipe então, mais ainda. E o que me atraiu foi isso: apreciar lindas paisagens e curtir com os amigos”, destacou.

Também é para mulheres
A paulista Raquel Mondego também é estreante no Rally dos Mares. Empresária do segmento – tem uma concessionária de jet ski –, ela disse que, de tanto ver a movimentação de pessoas participarem do evento, aventurou-se, mesmo observando que a maioria dos participantes é do sexo masculino. Então, “puxou” o marido, que não fez recusa em participar.

“Certamente, ainda há preconceito em relação às mulheres praticarem esportes ditos masculinos, mas estamos mudando esse cenário e mostrando que nós, mulheres, podemos estar onde quisermos. O Rally dos Mares está aberto para receber a mulherada que está a fim de navegar, e estou ansiosa para ver uma natureza muito linda e comentada pelo pessoal de lá de São Paulo”, frisou.

Empresários satisfeitos
Os empresários André Miranda Ferreira e Sabrina Lemos são proprietários de uma pousada na Praia do Saco, onde, inclusive, ficou hospedada a equipe técnica do Rally dos Mares. “Está sendo uma experiência muito bacana tanto como empresários, como cidadãos, moradores daqui da praia do Saco, pois esse evento é importante para a questão de visibilidade tanto em nível nacional quanto internacional, porque é reconhecido”, comentou Sabrina. André complementou: “O Rally dos Mares está sendo uma vitrine para Sergipe e para o nosso Litoral Sul sergipano, que muita gente não conhece. Portanto, ficamos honrados de alguma forma contribuirmos, darmos um certo apoio nesse evento que gera renda e expõe a nossa praia em todo o país”, destacou.

Sobre o Rally dos Mares
A 9ª edição do Rally dos Mares está sendo realizada entre os dias 5 e 11 de fevereiro. A largada aconteceu no último dia 6 de fevereiro, na Praia do Saco, em Estância (SE), integrando no itinerário um percurso de, aproximadamente, 700 km, com três paradas para pernoite na região marítima da Bahia: Baixio, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Salvador, Barra Grande, Itacaré, finalizando em Ilhéus.

Participam 200 atletas de 20 estados do Brasil e também de outros países, como a França e os Estados Unidos. O evento tem o apoio do Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e também da Prefeitura de Aracaju e da Prefeitura de Estância.

 

Fonte: Governo de Sergipe