15/02/2023 as 10:39

TURISMO

Chegada do verão 2023 reforça o otimismo no setor turístico

Retomada de grandes eventos movimenta Sergipe e traz boas perspectivas. E os turistas já se multiplicam nessa nova temporada no Estado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O verão é a estação considerada carro-chefe do turismo. Ele marca o início de 2023 com perspectivas positivas em relação à recuperação do setor, dando continuidade ao processo de retomada nos mais diversos segmentos turísticos. A ótima notícia é que os eventos voltaram a movimentar Sergipe após um hiato de quase três anos, em decorrência da pandemia da Covid-19. É o calendário de eventos de médio e grande portes sendo retomado gradativamente e prometendo aquecer o turismo no estado.

                                                        
               Turistas de Feira de Santana (BA), nos Arcos da Orla, um dos cartões-postais mais famosos de Aracaju
 
Janeiro, por exemplo, ganhou uma nova edição da Expo Verão Aracaju, realizada durante 18 dias – de 5 a 22 –, na Orla da Atalaia, tendo sido um grande sucesso ao atrair milhares de pessoas. Vale destacar que os objetivos da feira foram muito além de apenas promover as belezas naturais e os atrativos turísticos de Sergipe. Ela serviu, também, para incentivar a comercialização de produtos de variados segmentos da economia, assim como promover experiências gastronômicas, valorizando a agricultura familiar e as tradições. O evento foi realizado com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
 
Em fevereiro, começou a 9ª edição do Rally dos Mares, evento que está sendo realizado desde o dia 5 e continua até este sábado, dia 11. A largada aconteceu na última segunda-feira, 6, na Praia do Saco, em Estância (SE). A cidade sergipana é uma das integrantes do percurso, que tem, aproximadamente, 700 km. Haverá três paradas para pernoite na região marítima da Bahia: Baixio, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Salvador, Barra Grande e Itacaré, finalizando em Ilhéus. Participam 200 atletas de 20 estados do Brasil e também de outros países, como a França e os Estados Unidos. O evento tem o apoio do Governo de Sergipe, por intermédio da Setur, e também da Prefeitura de Aracaju, além de patrocínio da Prefeitura de Estância.
 
                                                     
                    O gerente de um bar, Genivaldo Farias, ao lado da equipe, comemora a chegada do verão

Ainda em fevereiro, chega o Projeto Verão 2023, principal evento cultural do verão sergipano, promovido pela Prefeitura de Aracaju e pelo Governo de Sergipe. A programação é incluída no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo (MTur). O projeto acontece entre os dias 10 e 12, na Orla da Atalaia, no mesmo local onde é realizado o Réveillon da capital. O evento conta com shows de grandes artistas, como Anavitória, Marcelo Falcão, Duda Beat, Biquini (ex-Biquini Cavadão), Melim, Projota, Maneva, Toni Garrido e muito mais.
 
Além disso, haverá a Arena Criativa, com palco multicultural, disputa de games, oficinas, shows e feiras criativas, incluindo artesanato, sebo de livros e outras. Já na areia da praia, o público poderá aproveitar as atividades esportivas programadas pelas secretarias de Estado e municipal do Esporte. Na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, além da programação esportiva, também haverá a apresentação de DJs e competições náuticas.
 
Cadeia do turismo
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta que este primeiro verão sem restrições pós-Covid-19 traz otimismo não só para o setor privado, mas, também, para o setor público. “Nesse momento, o setor público pode executar as ações e os projetos sem preocupação de risco sanitário para os turistas ou para os residentes, seja na capital ou no interior do estado, e também para todos os atores da cadeia do turismo”, avalia.
 
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel-SE), Bruno Dórea, o Projeto Verão deste ano, realmente, está diferenciado. Ele aponta que a parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe possibilitou a vinda de atrações diferentes e bastante prestigiadas. “Com certeza, o Projeto Verão vai ganhar grande notoriedade para Sergipe. Os turistas vão vir de outras cidades sergipanas e de estados vizinhos para ver a grandiosidade desse projeto. Será um sucesso! Nesse sentido, toda a cadeia do turismo ganha. Não somente os bares e restaurantes, mas, também, os hotéis”, considera.
 
Vale destacar que o setor de turismo tem apresentado bons índices desde a segunda quinzena de dezembro do ano passado e, principalmente, no início de 2023. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, janeiro foi muito positivo para a rede hoteleira do Estado, quando houve uma média de ocupação de 90%. “Em fevereiro, com o Projeto Verão, estamos com uma média de procura de 80%, podendo aumentar com a proximidade do evento”, explica Antônio Carlos Sobrinho. Além disso, o presidente da ABIH-SE destaca a alta ocupação para o Carnaval que, até agora, já atingiu a média hoteleira de 90%.
 
Para ele, esses dois meses – janeiro e fevereiro – são muito positivos e, por isso, a ABIH-SE está muito otimista com o verão 2023 e também com o restante do ano. “Todos esses eventos em Aracaju são positivos, porque temos condições de atrair mais turistas para a cidade e trazer mais hóspedes para nossos hotéis. Isso movimenta toda a cadeira do turismo”, pontua.
 
O vice-presidente da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape-SE), André Vilella, também está otimista com o setor do entretenimento em 2023, em especial neste primeiro verão pós-pandemia. “As coisas começam a voltar à normalidade. Por isso, tenho uma expectativa muito grande. A cidade está cheia de turistas: os bares, pubs e music bares estão cheios em dias de quarta e de quinta-feira. Isso é muito reconfortante para nós que fazemos parte desse processo da economia criativa”, comenta André. Ele ressalta também que há movimentação em outros setores do segmento de eventos, a exemplo do teatro.
 
Atraindo mais turistas
Não à toa, a alta temporada do verão é sempre uma época muito aguardada. Com a vinda mais consistente dos turistas, a cadeia que comporta as redes hoteleira e de bares e restaurantes, além do comércio da capital sergipana, se mostra otimista e agradece. E quem chega pela primeira vez, ou até mesmo quem já esteve em Aracaju, também demonstra entusiasmo evidente.
 
O empresário de Feira de Santana (BA) Dorival Souza já conhecia a capital sergipana, mas a esposa dele, Norlete Costa, não. “Sempre ouvi falar sobre Aracaju. E, hoje, tive a oportunidade de conhecer esta cidade linda! Além do povo muito acolhedor, aqui, dispõe de uma excelente infraestrutura. Isso sem falar nas belezas naturais. Que orla linda, viu?”, elogia Norlete.

                                                     

                  Uma turma do Rio Grande do Sul veio conhecer Sergipe, e a aprovação de todos é evidente no sorriso
 
Madalena Freitas, que é da mesma cidade de Norlete, também foi só elogios às 'terras de Ará'. Mais: afirma que o povo de Feira de Santana ama Aracaju. “Todo mundo que já esteve aqui fala que o jeito do povo sergipano encanta quem chega. Volto pra casa muito feliz e satisfeita. E, em breve, retornarei para, mais uma vez, desfrutar das belezas e desse clima tão agradável”, destaca.
 
Boas impressões
Da cidade de Lajeado (RS), o empresário Jackson Scholze, na estreia em Sergipe, disse que Aracaju o surpreendeu em vários aspectos. “Quanto à segurança, a gente realmente sente que está seguro. E isso é importantíssimo quando vamos a um local que não conhecemos. Também ficamos encantados com Xingó, lá em Canindé do São Francisco. Durante a viagem, percebi que a estrutura política do estado tem um foco muito grande na preservação ambiental. Vale a pena conhecer Aracaju, as praias e os passeios, que são todos diferentes. Estou muito satisfeito e feliz da vida!”, exclama.
 
Quem também parece feliz neste verão é o agente de turismo Roque Rodrigues, de Estrela (RS), que trouxe para a capital sergipana um grupo com 38 pessoas de Lajeado, Estrela e Encantado, todas cidades gaúchas. Ele esteve em Sergipe há cinco anos e comenta o fato de que houve muitas mudanças desde então. “Sergipe é um destino que sempre divulgamos não só pela questão das lindas praias, mas, também, porque envolve um turismo mais completo, a exemplo dos passeios nos Cânions de Xingó e na Croa do Goré, que despertam o interesse do turista”, ressalta.
 
O casal Wanderlai Costa e Silmária Soares, que é de Belo Horizonte (MG), resolveu passar alguns dias de férias em Aracaju. E eles avisam: voltarão para casa com boa impressão e perspectivas de retornar. “Primeiramente, escolhemos Aracaju pelo critério de conhecer mais o Nordeste e de ser um lugar com mar de águas mornas. Afinal, estamos com crianças, e isso faz toda a diferença. Realmente, a estrutura de que a cidade dispõe atendeu às nossas expectativas. O mesmo ocorreu com outros locais que conhecemos, a exemplo da Croa do Goré, Lagoa dos Tambaquis e Praia da Costa", afirma Silmária.
 
Infraestrutura que atrai
A satisfação dos turistas pode ser explicada por diversos fatores. E um deles é, sem dúvida, a infraestrutura e os equipamentos que encontram ao chegar a Aracaju. A Orla da Atalaia, por exemplo, é considerada a mais bonita e com a melhor infraestrutura do Brasil, com seus 6 quilômetros de extensão. Os Arcos da Orla, aliás, são um dos cartões-postais mais famosos da cidade. Nele, fica o letreiro “Eu amo Aracaju”, um convite ao turista e à população local para fazer um registro fotográfico. Além disso, outros atrativos integram o ‘conjunto da obra’: quadras de tênis, basquete, futebol e vôlei, bem como pistas de skate e kart. Nesses locais, a diversão é garantida para toda a família.
 
Ainda na orla, a região dos lagos é um ambiente extremamente agradável. Além da beleza inconteste, o local dispõe de infraestrutura que incentiva a prática de atividades esportivas. Inclusive, há uma ciclovia no entorno. Também é onde está situado o Oceanário de Aracaju, o primeiro do Nordeste e o quinto do país, que abriga o Projeto Tamar. Visto de cima, o espaço tem o formato de uma tartaruga gigante. É um lugar fantástico, que mostra a diversidade da fauna marinha sergipana, onde há 18 aquários com mais de 70 espécies de tartarugas, tubarões, peixes, cavalos-marinhos, entre outros.
 
Completando o cenário na Orla da Atalaia, há a Passarela do Caranguejo, outro ponto turístico bastante frequentado. Lá, existe uma escultura de 2,3 metros de altura em fibra de vidro desse crustáceo que é o símbolo da gastronomia sergipana. Aliás, a Passarela é um corredor gastronômico, onde estão reunidos diversos bares e restaurantes.
 
Orla Sul repaginada
Outro cartão-postal é a Orla Sul. Com extensão total de 17 quilômetros e após uma grande reforma, a orla teve o calçadão ampliado, asfalto recuperado e equipamentos desportivos instalados. Diante disso, foi possível promover qualidade de vida para os moradores da região. Mais além, houve melhora na mobilidade em toda a sua extensão.
 
Gerente de um bar na localidade, Genivaldo Farias comenta que, com a reforma da Orla Sul, o movimento de clientes tem aumentado consideravelmente. Assim, as expectativas são as melhores e, segundo o gerente, a movimentação será intensificada com a proximidade do Carnaval.                                                    
 
O proprietário de outro bar/restaurante na Orla Sul, Fernando Costa de Oliveira, explicou que a nova infraestrutura também trouxe benefícios para o negócio dele. “É evidente que o cliente quer estar em um lugar que vai além da comida boa e do bom atendimento. Essa reestruturação, que ainda proporciona mais segurança em toda a via, também trouxe muita coisa boa pra gente. E a nossa intenção é fazer com que o turista não venha aqui apenas um dia, mas que retorne”, expressa.
 
Ambulantes otimistas
Vale destacar que, com a chegada do verão, não foi somente nos bares e restaurantes que as vendas aumentaram. Que o digam o vendedor de óculos esportivo Sebastião Alves, 34 anos, e o colega Davi Silveira Santos, este no ramo há 22, sempre na mesma área. Ambos estão bastante otimistas com as vendas. “A cidade está cheia, o movimento está intenso na praia e a tendência é melhorar mais. Meu produto é de qualidade, e comigo o cliente sempre fica satisfeito”, frisa Davi.

                                                            

  Vendedor de amendoim há mais de uma década, Genaldo Alves não esconde o contentamento com as vendas neste período
 
De Malhador, no agreste central sergipano, o vendedor de amendoim cozido Genaldo Alves dos Santos, 54, não esconde o contentamento com o aumento das vendas neste período. Há 11 anos, ele comercializa, de quinta a domingo, essa iguaria sergipana reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial de Sergipe. “Graças a Deus, meus amendoins são cultivados em meu sitiozinho. Então, é só lucro, e tenho um dinheirinho extra”, revela. Como se vê, o verão 2023 já está sendo bom para muita gente.