20/04/2023 as 11:15

Aracaju turística: conheça as principais opções de lazer e saiba o que fazer no feriado



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aracaju turística: conheça as principais opções de lazer e saiba o que fazer no feriado
 
Visitar a charmosa capital do Estado de Sergipe é ter muito o que vislumbrar e aproveitar, para além da praia e do mar. Aracaju chama atenção pela sua extensa e bela Orla da Atalaia, mas, também, se destaca nas regiões mais urbanas da cidade pela tranquilidade, organização, limpeza e segurança. A Prefeitura de Aracaju vem executando ações e obras importantes que estão reafirmando a cidade como a capital da qualidade de vida, do lazer e do esporte.

Os turistas que tiverem optado por Aracaju para curtir um feriado prolongado poderão desfrutar de belezas naturais, tours históricos pelo Centro da cidade, uma gastronomia impecável e um descanso digno para recarregar as baterias. A cidade proporciona lazer de qualidade, inclusive com excelentes opções de bares e restaurantes, fácil trajeto e deslocamento entre os bairros. Confira abaixo as opções de lazer e como curtir Aracaju da melhor maneira.

Orla da Atalaia

Considerada um dos principais pontos turísticos da capital, a praia da Atalaia tem como ponto alto a sua orla. De uma ponta a outra, ela é repleta de equipamentos para quem busca momentos divertidos, aliados à segurança e tranquilidade. Para quem chega pela curva do bairro Coroa do Meio, se depara com o Farol da Orla, um monumento inaugurado em 1861.

Para conhecer detalhadamente é preciso dedicar um tempo para caminhar pelo calçadão do local. Para quem gosta de admirar a arte local, a parada na Feira do Turista é obrigatória. São dezenas de lojas de artesanato para quem não deixa de levar um pedacinho representativo da cidade, seja um chaveiro, um quadro, uma bolsa, entre outras coisas.

Caminhando pelo calçadão, algumas paradas podem ser feitas para admirar os monumentos de pessoas que foram importantes para a capital e para o Estado. Descendo um pouco mais no sentido sul da orla, o visitante poderá parar nos Arcos da Atalaia para garantir boas fotos, assim como o grande crustáceo, no início da Passarela do Caranguejo.

Para surfistas, Aracaju não deixa nada a desejar, tendo como dois principais pontos de encontro da turma, a passarela do Havaizinho, que passou por uma revitalização realizada pela Prefeitura recentemente, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), dando maior conforto aos turistas e aracajuanos, e a praia da Cinelândia, ao final da Passarela do Caranguejo.

Endereço: Avenida Santos Dumont s/n, Atalaia, Aracaju

Orla Pôr do Sol

Toda estruturada, com passarelas, rampas de acesso, bares e uma vista de tirar o fôlego, diante da calmaria do Rio Vaza-Barris, a Orla Pôr do Sol é o ponto de partida de diversas embarcações para passeios turísticos à beira rio, como a Crôa do Goré, Ilha dos Namorados, Praia do Viral. Também é possível aproveitar o espaço sem ter que, obrigatoriamente, fazer uma travessia. O local é ideal para a prática dos esportes náuticos que vão desde o stand-up a caiaque e canoagem.

Endereço: Av. Dr. José Emídio do Nascimento, 218 - Mosqueiro ( Lot. São Domingos ), Aracaju

Parque da Sementeira

Saindo da rota praieira e adentrando ao centro urbano da cidade, o turista poderá se surpreender com a área verde que compõe o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). Um espaço para o lazer e para o esporte, localizado no bairro Jardins, muito utilizado pelos próprios aracajuanos para a prática de caminhadas e corridas, e que poderá agradar também turistas que buscam este tipo de lazer com interação com a natureza.

O espaço conta ainda com a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), que proporciona visualização da lua e estrelas a partir de telescópios, entre outras atividades. Também é lá onde está instalado o Horto Municipal, onde são produzidas mudas para arborização e ornamentação da cidade, que também pode ser visitado.

Endereço: Av. Jornalista Santos Santana, s/n - Jardins, Aracaju

Horário de funcionamento: diariamente das 5h às 21h30

Parque Poxim

Para os amantes da natureza, não falta opção de ponto turístico em Aracaju. Outra grande atração é o Parque Ecológico Poxim, localizado na avenida Tancredo Neves, no bairro Inácio Barbosa. O local é sinônimo de lazer e bem-estar, pois está inserido em uma área de preservação ambiental administrada pela Prefeitura de Aracaju. Por lá, além de maior contato com a natureza, também é possível encontrar parque infantil, quiosques, tirolesa kids, academia ao ar livre e um píer com vista para o rio Poxim e para contemplação do pôr do sol nos fins de tarde.  

O parque proporciona conforto a quem o frequenta, além de conscientizar a população sobre a importância de proteger o meio ambiente, a partir da preservação do ecossistema de manguezal existente na área, de modo a evitar o processo de ocupação territorial e de degradação.

Endereço:  Av. Pres. Tancredo Neves, 275 - Inácio Barbosa, Aracaju

Horário de funcionamento: das 6h às 18h

Mercados Municipais

Todo bom turismo exige uma visita aos mercados centrais da cidade. Afinal, se trata de espaços que carregam não só a marca da gastronomia local, como também a cultura de um povo. Em Aracaju, são três mercados centrais administrados pela Prefeitura Municipal. Eles esbanjam cores, sabores, texturas e sons diversos que encantam, se consolidando como uma excelente opção de lazer para turistas.

A começar pelo Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco. O local chama atenção não só pela organização das bancas, com frutas e verduras milimetricamente expostas, como pela limpeza e segurança. Separado pela praça de eventos Hilton Lopes, palco de grandes eventos como o Forró Caju, realizado durante o período junino, estão os Mercados Municipais Thales Ferraz e Antônio Franco, que concentram alimentos, artesanato, além de bares e restaurantes para um bom café da manhã ou almoço.

Endereço: os três mercados estão localizados próximos uns dos outros, no Centro de Aracaju

Horário de funcionamento: de segunda à sábado de 6h às 16h45, e domingo das 6h às 12h.

Colina do Santo Antônio

Próximo ao Centro da cidade, o turista poderá incluir no roteiro uma visita à Colina do Santo Antônio, localizada no bairro Santo Antônio, o primeiro aglomerado urbano da cidade. Do alto, é possível ter uma vista panorâmica de Aracaju. É no topo da colina onde fica localizada a igreja do santo casamenteiro. Em sua proximidade, também está localizada a rua São João, marco histórico nos festejos juninos na capital.

Foto: Marcelle Cristinne