08/09/2021 as 10:26

FLÁVIO RICCO

“Canal Livre”: título muito bom para um programa nem tanto

Depois vieram Belisa Ribeiro, Marília Gabriela, Flávio Gikovate, Joelmir Beting e tantos outros, até chegar ao atual.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

“Canal Livre”: título muito bom para um programa nem tanto

Já disse e repito: “Canal Livre”, como nome de programa, foi um achado. Criado por Fernando Barbosa Lima, na década de 1960, até hoje continua imbatível. Assim como a sua proposta, a de entrevistar ilustres personalidades do mundo político, sempre foi acertadamente mantida. O modelo de apresentação e os próprios apresentadores é que mudaram com o tempo.

Começou com Roberto D’Ávila. Depois vieram Belisa Ribeiro, Marília Gabriela, Flávio Gikovate, Joelmir Beting e tantos outros, até chegar ao atual. Atual, mas que, seguramente, não é o seu melhor. De todos, chega a ser o pior. E o programa está engessado. Desinteressante. Vai ao ar gravado, tarde da noite aos domingos e mesmo recebendo, na maioria das vezes bons convidados, nunca alcança maior repercussão. Prova provada é o que aconteceu recentemente com as entrevistas do governador João Doria. Foi ao “Canal Livre” antes e ao “Roda Viva” depois. A da Cultura deu muito mais o que falar. Por que tanta resistência em mudar e realizar as remodelações que são necessárias? O jornalismo da própria Band é quem mais está perdendo com isso.

TV TUDO MEIO ASSIM - Na Band, meio que lobinho independente, Diego Guebel continua tocando os seus projetos. O primeiro deles, já anunciado, será com o Zeca Camargo. Estreia anunciada para novembro. Mas existem outros. Tem apoio de Johnny Saad.

ESTREIA - O SBT promove neste sábado a estreia do “Cereja do Bolo”, terceira temporada. A novidade é a apresentação, que fica por conta de Dony De Nuccio. No ar, sempre antes do “Mão na Massa”, às 21h30.

CINEMA - O Inffinito Film Festival, que começa neste sábado e vai até o dia 18, tem definida extensa programação, em formato híbrido, com exibições de filmes e shows presenciais ao ar livre em Nova York e Miami e sessões de cinema online. E Marieta Severo será a homenageada desta sua 25ª edição.

PARECE QUE SIM - Dona de um dos arquivos mais ricos entre todas as TVs, há um trabalho na Band, incluindo a quebra de algumas resistências, para a volta do “Gol – O Grande Momento do Futebol”. Programa que fez história com Alexandre Santos e, por último, Milton Neves na sua apresentação.

CAPÍTULO ESPECIAL - Record anuncia para esta próxima segunda-feira a exibição de um capítulo especial de “Gênesis”. Um dos mais tocantes da novela, dramático, inclusive, nos interiores da sua gravação. O dia em que José será vendido como escravo.

TRABALHO EM CIMA - Ainda a propósito da dramaturgia da Record, “Quando Chama o Coração” estreou recentemente, está em curso, mas as atenções já estão voltadas para a sua substituta, “Todas as Garotas em Mim”. As primeiras providências para a sua produção começam a ser tomadas. Toda a história gira em torno da vida de sonhos de uma digital influencer de Florianópolis. Público família.

MAIS UMA - Multishow vem com mais uma temporada do “Se Sobreviver, Case”. Desta vez com gravações no Piauí, no Parque Nacional Serra da Capivara, em uma área que ocupa quatro municípios, Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. ENTÃO É ASSIM - Dele, ninguém ouviu nada, até porque, como de hábito, não é de dar muita satisfação, mas no SBT trabalha-se com a certeza que gravação com Silvio Santos, só depois da terceira dose da vacina. Sobre o Teleton, parece que ninguém está contando com ele.

AINDA DE LÁ - Faltam apenas três contratações, três crianças, para o SBT fechar o elenco de “As Aventuras de Poliana”. Acredita-se que, até o final da próxima semana, isto também já estará resolvido. Se tudo correr como se espera, as gravações podem começar na semana do dia 20. É O DIA - O novo “Caldeirão”, da Globo, estreia neste sábado sob o comando de Marcos Mion. Uma das novidades do programa é o quadro “Sobe o Som” com a banda Lucio Mauro e Filhos.

BATE – REBATE • Já de algum tempo a seleção brasileira de futebol deixou de ser uma campeã de audiência. Ao contrário... • ... Porém, alguns setores da Globo entendem que os números deste domingo poderão ser melhores pela maior presença dos jogadores que atuam aqui... • ... Alguns “estrangeiros” foram impedidos de atender a convocação... • ... Não fosse por tantas razões, trata-se de um Brasil e Argentina. • Thuany Parente, que fez “Apocalipse” na Record, está no Teatro Liberdade, em São Paulo, com o musical “Cinderella”, dirigido por Charles Möeller e Claudio Botelho. • Globo vai usar vários atores importantes em participações especiais em “Desalma” e “Segunda Chamada”... • ... É também uma forma de otimizar o elenco da casa. • Aliás, a Globo está mantendo para este mês o início das externas de “Pantanal”... • ... Elenco e equipe já estão avisados da viagem • Karina Bacchi será uma das convidadas do “Paredão dos Famosos”, neste domingo, no “Hora do Faro”.
C´EST FINI Se tudo correr como se espera, ainda no decorrer deste mês serão acelerados os trabalhos de “Reis”, substituta de “Gênesis” na Record. Por aí se entenda a sua produção em todos os sentidos, inclusive o início da escalação do elenco. Ficamos assim. M