24/05/2022 as 10:13

FLÁVIO RICCO

Menor investimento à tarde é um mistério na programação das TVs

O SBT, com o “Primeiro Impacto” das 6h às 12h, ainda tem “Casos de Família” e “Fofocalizando” como exceções, mas a preferência de todas é sempre por filmes e reprises de novelas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Programação de TV é mesmo um mistério. Por exemplo: por que os investimentos à tarde são tão menores, comparados com os da manhã? A Globo, além dos telejornais, tem Ana Maria Braga e Fátima Bernardes, ao vivo. Record, também, depois do “Balanço” e “Fala Brasil”, entra com o “Hoje em Dia”. Nenhuma das duas, porém, investe em produção própria após o almoço. O SBT, com o “Primeiro Impacto” das 6h às 12h, ainda tem “Casos de Família” e “Fofocalizando” como exceções, mas a preferência de todas é sempre por filmes e reprises de novelas. As poucas tentativas que existem nunca passam de 3 pontos. Evidente que isto não se dá por acaso. É algo tão despropositado que, ao longo do tempo, produtos importantes como “Vídeo Show”, “Programa Livre” e “Tudo a Ver” foram tirados do ar e nunca mais voltaram. E o curioso é que a audiência média da tarde é quase o dobro das manhãs, algo na ordem de 45 contra 25. Então, por que esse comportamento diferente? A necessidade de abrir os horários das praças e a predominância do público feminino na faixa vespertina são apontadas como algumas das causas prováveis. Mas será que explicam tudo? Ou será que está faltando arriscar em algo diferente?

TV TUDO VALE OBSERVAR - Outras das consideradas grandes redes brasileiras, como Band, Rede TV! e Gazeta têm uma oferta de ao vivo muito maior na faixa da tarde. Pode ser que entre por aí a questão do investimento. Ao contrário das outras, essas três, por acaso, não têm a dramaturgia, e tudo que ela custa e representa, entre as suas obrigações. RECUETA - A propósito de dramaturgia, por enquanto, a direção da Band decidiu arquivar os planos que existiam para produções de séries ainda este ano. Tudo que vinha sendo pensado não deve acontecer tão imediatamente. E talvez nem mesmo no próximo ano. TEMAS IMPORTANTES - “Todas as Garotas em Mim”, com estreia na Record em 7 de junho, terá em Paloma Rossi, papel de Luana Camaleão, um dos seus principais destaques. Por meio dela serão abordados temas importantes, como depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. Luana também integrou o elenco de “Gênesis” e da série “Boca a Boca”, da Netflix.

TIME FECHADO - As gravações de “Segundas Intenções”, primeira novela/telessérie da HBO Max, irão acontecer inteiramente no Rio de Janeiro, a partir do segundo semestre, para estreia em 2023. O elenco principal está fechado, com Camila Pitanga, Fagundes, Gianecchini e muitos outros. Direção de Joana Jabace e produção da Conspiração Filmes.

PONTO EM QUESTÃO - Surpresa na licitação da Conmebol, a Paramount já tem toda uma operação montada na Argentina. E no Chile também. No mercado, fala-se que o seu investimento no esporte também será importante para turbinar a parte de filmes. POR AQUI - Diante da necessidade de se estruturar por aqui, a informação é que está prevista para o início do próximo semestre a largada para a operação 2023. Entenda-se por aí uma base para as suas transmissões e montagem de equipe. 

ONVIDADA ESPECIAL - Michelle Barros, jornalista e apresentadora, que anunciou sua saída da Globo na semana passada, após 12 anos de casa, é a entrevistada do “Programa de Todos os Programas”, desta terça. Ao vivo, 18h, nas redes sociais do R7.

INDEFINIÇÃO - Na Rede TV! foi estabelecido que as trocas no “TV Fama” e no “Rede TV News”, inclusive com inversão de horário, se darão no mesmo dia. A princípio, segunda-feira que vem. Mas sujeito a confirmações. Ainda existem algumas providências internas para serem tomadas. DIREÇÃO - Leonardo Miranda, atualmente no comando da segunda temporada de “Reis”, também estará à frente da terceira, sobre a história de Davi, com 13 episódios. Antes, no entanto, ainda terá que entregar outros 21 capítulos, relacionados à fase atual, que terá um novo subtítulo – A Rejeição.

CINEMA - Começou a ser rodado em São Paulo o longa “Doce Família”, estrelado por Mariana Xavier, Maria Padilha, Karina Ramil, Viih Tube e Gabriel Godoy. A produção dirigida por Carolina Durão conta a história de Tamara (Mariana), que, com a chegada do seu casamento, tenta se encaixar nos padrões da sua mãe, completamente diferentes do que ela acredita.

BATE – REBATE • O SBT está se preparando para produzir mais uma temporada do “Bake O Brasil – A Cereja do Bolo”... • ... Que também terá a apresentação de Dony De Nuccio... • ... Será o seu quarto comando em programas do entretenimento - Cereja 1; Te Devo Essa; Tô Chegando!, e agora, o Cereja 2. • Ticiane Pinheiro, dividida entre o “Hoje em Dia” e as gravações da nova temporada do “Canta Comigo Teen”, entrará em férias na Record – período de 20 de junho a 3 de julho... • ... Por sua vez, a serviço do “Hoje em Dia”, foi acertada nova viagem da Ana Hickmann... • ... Mais uma vez, para gravar outra série de matérias especiais. • No dia 4 de junho, o Discovery + vai mostrar a série “Largados, Pelados e Apaixonados”, com 8 episódios normais de 60 minutos e outros 3, de 120. • Téo José, do SBT, segue viagem hoje para Paris... • ... Sábado tem Liverpool e Real Madrid, ao vivo, direto do estádio Saint Denis, às 16h... • ... Os trabalhos de abertura terá início às 14h15... • ... Já tem um pessoal em Paris e a outra parte viajará amanhã, quarta-feira. • Repórter Juliano Dip, ontem, viu Paula Toller nos corredores da Band e nem pensou duas vezes: - Posso tirar uma foto com você? - E a Paula: Não.

C´EST FINI Elaine Bast publicou ontem um texto em rede social falando sobre seu pedido de demissão da Globo, após 23 anos de casa. Nenhuma crítica a ninguém. “Foram duas décadas de muito aprendizado”, declarou a jornalista. Que ainda destacou o apoio da emissora em um momento muito difícil, quando descobriu que estava com câncer de mama: “recebi todo o apoio da empresa para me tratar. E a solidariedade dos colegas”. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!