02/04/2018 as 22:42

VEÍCULOS

Entrevista - Daniel Alcântara

“Quero na minha gestão viver a recuperação do mercado”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Entrevista - Daniel AlcântaraRonald Dória

O entrevistado do Veículos de hoje é Daniel Alcântara, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Sergipe e diretor-geral da Contorno Veículos. Daniel fala acerca das expectativas para os próximos anos e do segredo das vendas do modelo Onix, líder do segmento em todo Brasil.

Veículos JC– Qual a sua avaliação para esses primeiros meses de 2018 acerca do mercado automotivo?

Daniel Alcântara - Os anos passados foram bem dolorosos para o setor. A indústria automotiva sentiu logo o reflexo da crise. Mas também estamos sendo os primeiros a sentir uma melhora. Se compararmos os três primeiros meses de 2018 com o mesmo período de 2017, posso afirmar, claro, que está melhor, mas ainda longe do que éramos em 2014.

Veículos JC- Quais os desafios para o setor aqui em Sergipe?

Daniel Alcântara – Estou otimista. Estamos saindo de uma base pequena, e com boas perspectivas de crescimento. Estamos num período de organização, porque diversos setores estão sofrendo com a crise e isso afeta a gente também. Este é um ano de treinamento forte para as concessionárias, vamos melhorar ainda mais a mão de obra. Estamos observando também que a taxa de juros tem caído e isso traz otimismo, afinal o poder de compra do nosso cliente aumenta. Tenho a certeza que será um ano muito mais positivo que os anteriores.

Veículos JC - Na sua gestão, na Sincodiv/SE, qual o principal objetivo? Você pretende a reeleição?

Daniel Alcântara – Essa eu vou começar respondendo do final. A ideia inicial é que estou presidente, não sou o presidente. Pretendo completar os três anos que me foram confiados e depois passar a oportunidade para outro colega. Quero na minha gestão viver a recuperação do mercado e ajudar a profissionalizar, ainda mais, o setor. Temos investido muito em cursos, alguns online. Fizemos diversos treinamentos ano passado e vamos dar continuidade este ano e focar no feirões também, que inclusive já estão previstos para maio e novembro.

Veículos JC - Como a Sincodiv trabalha a comunicação com todas as redes conveniadas?

Daniel Alcântara - A cada 50 dias promovemos reuniões e hoje em dia o Whatsapp tem facilitado muito a comunicação com todos. É uma assembleia constante. Temos grupos com os diretores de concessionárias e gerentes de vendas, peças. Hoje está mais fácil manter esse contato quase que instantâneo.

Veículos JC - Como concessionário Chevrolet, qual o segredo do Onix vender tanto em Sergipe?

Daniel Alcântara - O Onix quebrou aquela barreira, que brasileiro gosta de carro barato. Na verdade, hoje, o consumidor procura um carro com preço acessível, claro, mas além disso um carro tecnológico.  O Onix não é o carro mais barato, mas é espaçoso, que oferece um bom pacote de tecnologia, ótimo motor, boa direção, é um modelo que tem atributos de um carro de luxo. Brasileiro gosta de carro bom e isso o Onix é.

Veículos JC - Uma mensagem para os concessionários filiados ao sindicato.

Daniel Alcântara - Como tenho dito, estamos em plena retomada, com taxas de juros em queda, com montadoras ‘brigando’ pelos clientes. A competitividade está muito forte, mas posso falar que temos que acreditar e ter a certeza que teremos um ano muito bom. Um ano de recuperação.