28/04/2018 as 00:36

NO BRASIL

Dinâmico e emocional: o novo Audi SQ5 3.0 TFSI

Motor V6 desenvolve 354 cv de potência e 500 Nm de torque


Dinâmico e emocional: o novo Audi SQ5 3.0 TFSIDivulgação

A Audi apresenta o novo SQ5, a versão mais esportiva do SUV de luxo da marca. Oferecido com um novo motor 3.0 TFSI, o modelo combina performance poderosa a uma eficiência aperfeiçoada e incorpora mais do que nunca o conceito emocional de um SUV prático. O veículo começou a ser vendido no mercado brasileiro neste mês.

O SQ5 tem motor de 2.995 cm3 de volume interno V6 TFSI com potência máxima de 354 cv. O propulsor turbo, fabricado em liga de alumínio, entrega 500 Nm de torque entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, controlada eletronicamente.

Um novo processo de combustão desenvolvido pela Audi deixa o 3.0 TFSI ainda mais eficiente. O sistema é baseado no chamado Ciclo B (evolução do ciclo Miller), já utilizado nos motores 2.0 TFSI, e possível somente graças às características de funcionamento do Audi Valvelift System para otimizar a combustão, em conjunto com os novos injetores de combustível de alta pressão agora localizados no centro da câmera de combustão.

O turbo compressor, que substitui o compressor mecânico do motor anterior, opera de acordo com o princípio twin-scroll (dutos de alimentação de gases de escape duplos). Os coletores de escape das duas bancadas de cilindros estão ligados diretamente na carcaça do turbo compressor. Essa tecnologia melhora as características do fluxo de ar, encurtando o percurso e diminuindo oscilações, para uma resposta mais rápida e eficiente do turbo compressor além do aquecimento mais rápido do catalisador. O turbo compressor fica localizado no centro do V 90o do motor como já conhecido da versão com compressor mecânico. Essa disposição permite um design compacto e perdas de fluxo mínimas. Como consequência, o 3.0 TFSI responde de forma extremamente espontânea e direta.

O bloco do motor e os cabeçotes possuem circuitos de arrefecimento separados. Quando há uma partida a frio, a bomba de água ativa controla o fluxo de fluido no interior do motor para que se atinja a temperatura ideal de trabalho o mais rapidamente possível. Estando o sistema integrado ao cabeçote do motor, facilita ainda mais chegar a sua temperatura de funcionamento rapidamente. Quando o propulsor a atinge, o sistema mantém a temperatura gerenciando o fluxo do fluído de arrefecimento no sistema. O resultado é menor consumo de combustível devido a uma temperatura de trabalho sempre próxima ao ideal e adequada às diferentes solicitações do cabeçote e bloco, particularmente durante uma condução mais esportiva.

Dinâmica de direção

Uma transmissão Tiptronic de oito velocidades mais dinâmica e com o modo Sport, possui trocas mais suaves transmitindo mais potência ao novo SQ5.Quando o Audi drive select está em Auto, Efficiency ou Comfort, a transmissão automaticamente alterna para o modo roda livre no momento em que o motorista tira o pé do acelerador suavemente em velocidades entre 55 km/h a 160 km/h para aumentar a eficiência.