10/05/2018 as 17:03

Veículos

O carro do ano já está na Stark Volvo

XC40 oferece diversos itens de série e é o primeiro com direção semiautônoma na categoria

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o XC40 já está em Aracaju - na concessionária autorizada da marca sueca, Stark Volvo, localizada na Avenida Tancredo Neves, 3960. De acordo com o gerente de vendas, Silvio Fonseca, o modelo tem valor inicial sugerido em R$ 169.950.

“Com o XC40, a Volvo oferece ao consumidor, três utilitários esportivos globais voltados ao segmento que mais cresce no mundo. Acreditamos que esse modelo será mais um sucesso da marca, pois traz soluções inovadoras e recursos que o posicionam acima de seus concorrentes, dimensões de um verdadeiro SUV, inovações em conectividade, o motor mais potente da categoria e novos sistemas de segurança oferecidos também no XC60 e XC90”, afirma Silvio Fonseca, gerente de vendas da Satrk Volvo.

O gerente ainda afirma que o XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.

“A versatilidade dessa plataforma modular permite reunir em um só automóvel - design refinado, interior sofisticado e recursos ainda mais avançados de segurança e dirigibilidade que colocam o XC40 em uma condição de superioridade no segmento” completa o gerente.

Soluções inovadoras

O modelo segue a expressão pura do design escandinavo, combinando robustez com visual elegante e refinado. O exterior combina um capô longo e largos para-lamas que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento.

Por dentro

O interior do XC40 tem uma abordagem radicalmente nova para os porta-objetos. O engenhoso design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento indutivo), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central.

Painel

O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é o mais completo da categoria. O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Dirigibilidade

O XC40 chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade. O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade.

 

Ronald Dória/ Equipe JC