14/05/2018 as 09:41

AUTOAJUDA

Sistema de direção tipo setor

Esse tipo de sistema é comum em veículos pesados


Sistema de direção tipo setorDivulgação

Embora tenha sido quase que totalmente substituído pelo sistema de direção com caixa do tipo pinhão e cremalheira, o sistema com caixa do tipo setor e sem fim ainda domina a classe de veículos utilitários e pesados. Pois ainda carrega consigo a robustez do tipo de caixa que o caracteriza, mas também as limitações de um sistema volumoso que se montado na estrutura dos veículos atuais, seria no mínimo desajeitado.

Muito embora este sistema não tenha se adaptado aos modernos carros com configuração de tração e suspensão dianteira independente, o mesmo ainda possui virtudes que o mantem forte na indústria automobilística. Não há uma limitação propriamente dita para que sistemas de direção tipo setor e sem fim não sejam utilizados em veículos suspensão dianteira independente, o que há é uma grande dificuldade de se alocar a caixa de direção tipo setor e sem fim no eixo dianteiro, visto que o sistema necessita de várias articulações e consumiria muito espaço no underbody e cofre do motor. E espaço naquela área da carroceria do automóvel, é algo que vem reduzindo com decorrer dos anos.

Não obstante, um sistema de direção tipo setor e sem fim é mais caro e pesado que o atual sistema com pinhão e cremalheira. Entretanto, a robustez de seus componentes, não apenas a caixa da direção, mas suas articulações, como os terminais de direção e o braço pitman garantem um funcionamento quase isento de vibrações. Isso se traduz em conforto, motivo pelo qual este sistema é largamente utilizado em utilitários e, no passado, em veículos de alto luxo.