24/05/2018 as 20:23

POPULARES

Fiat deixará de fabricar carros na Itália

A FCA anuncia no próximo dia 1° de junho seus planos para os próximos anos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fiat deixará de fabricar carros na ItáliaDivulgação

De acordo com a agência Bloomberg, eles passam pelo fim da produção de carros da Fiat em seu país de origem, a Itália.

O grupo deixará de produzir veículos baratos e de grande volume no país. Em outras palavras, o Panda terá sua produção transferida para a Polônia, onde já são montados o Fiat 500, Abarth 595 e os modelos da Lancia destinados ao mercado italiano.

O Fiat Punto, descontinuado no Brasil em 2017, enfim terá sua produção encerrada na Europa, assim como o Alfa Romeo Mito, derivado do hatch da Fiat. A FCA teria adotado esta estratégia por conta de uma velha briga com sindicatos italianos.

As exigências de melhores condições não seriam acompanhadas de melhora na produtividade.

A saída para o grupo seria designar as fábricas de Turim para a produção de carros da Maserati e a de e Pomigliano para a fabricação de um SUV Jeep que será posicionado abaixo do Renegade.

Enquanto isso, Melfi e Mirafiori ficariam encarregadas de um segundo SUV da Maserati. Hoje a gama da Fiat é composta por outros modelos importados. A minivan 500L é produzida na Sérvia, enquanto o Tipo é turco e o 124 Spider é fabricado pela Mazda no Japão.

A estratégia visa a expansão da Jeep na Europa, mas tem um peso histórico. Fundada em 1899, a Fiat se tornou símbolo da indústria italiana no pós-guerra.

O pequeno e barato Fiat 500 de primeira geração fez muito sucesso nesta época, pois era o carro que os italianos podiam comprar. Agora, apenas veículos premium serão fabricados na Itália.