30/08/2018 as 10:55

Volante torto

Desalinhamento de rodas influencia na dirigibilidade do veículo

Os principais sintomas perceptíveis ao motorista que indicam problema no alinhamento são o volante torto e o veículo puxando para os lados pneus cantando em curvas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Desalinhamento de rodas influencia na dirigibilidade do veículoDivulgação

Os veículos ao serem projetados recebem do fabricante posições bem definidas para montagem de suas rodas. Essas posições são conhecidas como ângulos de geometria do veículo ou ângulos de alinhamento. Segundo Fabio Facca, gerente Nacional de Operações Varejo da Campneus, a maior Revendedora Oficial da Pirelli, os ângulos de alinhamento têm como objetivo proporcionar a máxima eficiência quanto à dirigibilidade, conforto, segurança e economia de pneus e peças de suspensão.

“No momento da execução do serviço de alinhamento, as medidas indicadas pela montadora devem ser respeitadas. As indicações variam de veículo para veículo e mesmo carros de um mesmo porte podem sofrer alterações, dependendo de características técnicas como as medidas dos pneus, direção hidráulica ou mecânica entre outros fatores”, afirma o executivo.

Utilizar equipamentos modernos de alinhamento, como os dotados de tecnologia tridimensional, aumenta a precisão, e não é preciso fazer calibração já que toda sua tecnologia é computadorizada, otimizando esse serviço.


“Assim garantimos que o equipamento esteja indicando a real posição das rodas do veículo. Desta forma podemos fazer a leitura exata e corrigir os ângulos conforme orientação do fabricante do veículo” ressalta Facca.


Os principais sintomas perceptíveis ao motorista que indicam problema no alinhamento são o volante torto e o veículo puxando para os lados pneus cantando em curvas. Outra dica é fazer uma verificação visual do pneu observando a existência de possível desgaste irregular na banda de rodagem, sempre que realizar a calibragem.


Na Campneus, em todo serviço de alinhamento é registrado as medidas encontradas no veículo e as medidas deixadas no veículo. “Esse registro facilita a comunicação e transmite credibilidade para os nossos clientes. Deixar o registro de todo o serviço realizado pode ajudar na próxima revisão, onde podemos identificar as avarias e como ajudar o motorista a melhorar sua condução para evitar desalinhamentos constantes”, finaliza Facca.


Essa modernização da operação está de encontro com os novos propósitos da Campneus e com a demanda do mercado em serviços mais modernos, ágeis e transparentes no check up.


É válido lembrar que para garantir um serviço com qualidade é importante que o veículo esteja em boas condições mecânicas. Portanto, antes de iniciar o alinhamento de rodas devem ser avaliados todos os componentes da suspensão, as condições e calibragem dos pneus. “Qualquer irregularidade nos pneus e nos componentes da suspensão do veículo certamente irá influenciar na qualidade do serviço de alinhamento. Outro fator importante é nunca realizar as medições ou o alinhamento parcial, para uma boa performance do veículo os dois eixos devem estar com os ângulos de geometria dentro das especificações do fabricante” cita.