03/01/2019 as 12:21

Veículos

Novo Honda Accord eleva a segurança e o refinamento a um novo patamar

10ª geração do sedã flagship da marca estreia a tecnologia Honda SENSING no Brasil


Novo Honda Accord eleva a segurança e o refinamento a um novo patamar

A décima geração do Honda Accord já desembarcou em Aracaju, na Serigy Veículos, autorizada Honda no Estado. Com visual totalmente reformulado, assim de plataforma e conjunto motriz, o sedã mais luxuoso da marca estreia o Honda Sensing, pacote tecnológico com programas de assistência ao condutor, como item de série.


Desenvolvido sobre uma nova plataforma com porte mais baixo e largo, e com uma estrutura mais leve, rígida e sofisticada, o novo Accord representa também a chegada de uma nova motorização 2.0 Turbo VTEC, com injeção direta e uma inovadora transmissão automática de dez velocidades, que proporciona uma condução eficiente, dinâmica e refinada.


Ao desenvolverem a 10ª geração do Accord, os designers e engenheiros da Honda procuraram alcançar a “confiança absoluta” em cada elemento de design e desempenho. Partindo do sólido caráter do Accord – reconhecido por sua destacada qualidade, eficiência no consumo, equipamentos e sofisticado dinamismo na condução – eles proporcionaram ao modelo um novo nível de apelo emocional e qualidade premium. Em seu novo posicionamento, traz um desempenho ainda mais refinado e cativante, um interior mais espaçoso e luxuoso e avançadas tecnologias de segurança, conectividade e assistência ao condutor.

Design refinado
O acabamento elegante e moderno do exterior complementa o novo e mais dinâmico design do Accord. A ousada e imponente dianteira é destacada pela grade tradicional da Honda com uma asa cromada posicionada acima de uma grande entrada de ar e flanqueada por faróis full-LED com faróis de neblina também de LED. O capô cinzelado apresenta um centro elevado, agressivo e diferenciado, e as laterais profundamente esculpidas da carroceria reforçam o comprimento visual e a força da parte inferior da carroceria. Complementando o design refinado, rodas de liga leve de 18 polegadas, com desenho exclusivo trazem ainda mais sofisticação e porte ao modelo.

O gerente de vendas da Serigy Veículos, Tiago Barros, destaca alguns itens do carro. “A cabine é tecnicamente inteligente e fácil de usar do novo Accord também traz um sistema multimídia totalmente novo, incluindo um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com controles físicos rotativos de volume e sintonia. Mais itens intuitivos e funcionalidade, juntamente com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, bem como a tecnologia de recarga de celulares por indução no console central, aprimoram ainda mais o novo Accord”, enfatiza o gerente.


O modelo traz ainda um novo head-up display de 6 polegadas, projetado diretamente no para-brisas, fornecendo informações claras ao condutor. Além disso, os ocupantes são agraciados com diversas tecnologias e itens de conforto superiores, como um sistema de som Premium, teto solar, enquanto o motorista conta com comodidades como oito sensores de estacionamento, câmera de ré, partida, abertura e fechamento do carro sem chave, navegador nativo, dentre outros equipamentos.

Segurança avançada
O novo Accord inaugura no Brasil o pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING como equipamento de série. O Honda SENSING inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) (Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade), CMBS (Collision Mitigation Braking System) (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Lane Keeping Assist System) (Sistema de assistência de faixa) e o RDM (Road Departure Mitigation System) (Sistema para mitigação de evasão de pista)
Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o Vehicle Stability Assist (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags laterais para o motorista e passageiro da frente e novos airbags de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.

Desempenho
O novo Accord oferece uma abordagem inteiramente nova quanto ao desempenho, apresentando um inédito motor 2.0 Turbo com injeção direta, comando de válvulas VTEC e duplo VTC, em conjunto com uma nova transmissão automática de 10 velocidades desenvolvida pela Honda (10AT), a primeira desse tipo para um carro com tração dianteira.

O novo 2.0 turbo compartilha em grande parte o projeto do esportivo Civic Type R, oferecendo torque superior ao motor V6 anterior e desempenho ainda mais refinado.


Com pressão máxima de carga de 20,8 psi, o motor 2,0 litros do Accord fornece 252 hp a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm.


Com o torque máximo disponível a uma rotação muito menor do motor, as reações e a aceleração foram notavelmente melhoradas. O 2.0 turbo também proporciona uma entrega de força muito mais ampla, sustentando uma vantagem em torque que abrange toda a faixa operacional entre 1.200 e 4.800 rpm - a faixa de rotações mais usada normalmente.


O motor VTEC Turbo 2.0 16 válvulas usa um avançado sistema de controle das válvulas para combinar alta potência com alta eficiência em consumo e baixas emissões. O sistema combina Controle Variável de Abertura das válvulas (dual VTC), que ajusta continuamente a fase dos eixos de comando de admissão e escapamento, com Variable Valve Timing e Lift Electronic Control (controle eletrônico de abertura - VTEC), que modifica o levantamento das válvulas, o momento de atuação e a duração da abertura das válvulas de escapamento.

Transmissão
O novo Accord oferece a inédita transmissão automática 10AT de 10 velocidades, desenvolvida pela Honda, a primeira desse tipo no segmento do Accord. Projetada para máxima eficiência com baixa inércia interna e uma amplitude excepcionalmente grande, a 10AT maximiza o desempenho e consumo de combustível. Comparada à anterior caixa automática de 6 marchas, a 10AT é 9,97 kg mais leve e tem uma amplitude total 68% maior, com a primeira marcha 43% mais baixa e a marcha mais elevada, 17% mais alta.