05/11/2019 as 16:31

ALERTA

Consumidor amarga prejuízos com veículo proveniente de leilão

Falta de análise prévia da procedência do veículo pode causar inúmeros problemas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

“Uma pessoa me vendeu um carro com uns quatro ou cinco mil mais barato, só que eu perguntava qual a procedência do carro e a pessoa dizia que era um carro que veio de São Paulo, não me dizia exatamente o que tinha acontecido. Depois de um ano de pagamento de carro, eu descobri na hora de renovar o seguro, que eu já não podia renovar mais, porque era um carro proveniente de leilão”, esse é o relato do início de um grande problema na vida de João (nome fictício a pedido do denunciante, para preservar sua identidade).

João foi orientado a levar o carro para a avaliação de um perito cautelar automotivo, para que ele identificasse problemas no carro, caso houvesse. Na avaliação, o perito constatou que o carro tinha já tinha sofrido colisões, já teve placa de dois estados, era para ter sido perda total, e com para-brisa e capô alterados. “A pessoa que me vendeu alegou que o carro estava intacto e como era uma pessoa de confiança minha, acreditei. Quando fui renovar o seguro do veículo, nenhuma operadora aceitou o seguro. A minha questão não foi pelo carro ser de leilão, só que pelo fato do carro ter tido tanta avaria e ter sido passado para mim sem aviso prévio. Com tanto problema e prejuízos, eu resolvi me desfazer do carro e tive que vender quase de graça”, relata.

Para que outras pessoas não passem pela mesma situação, João alerta que o possível comprador procure um perito cautelar, para que ele passe todo o histórico do carro. “Se ele já teve batida, se já teve chassi adulterado, para evitar problema, procurem um perito automotivo para não ter o prejuízo gigantesco que eu tive”.

A corretora de seguros Silvia Santana esclarece que algumas seguradoras podem aceitar veículos provenientes de leilão, mediante uma vistoria veicular realizada antes da contratação, onde comprova que o veículo está em perfeita condições de rodar. “Essa vistoria e realizada com um custo para o cliente. Na vistoria e realizada a verificação de mais de 100 itens do veículo. Portanto se o veículo for aprovado no laudo da inspeção, fica apto a rodar e o seguro é aceito”, afirma Silvia acrescentando que já houve casos como o de João, onde as operadoras não fizeram o seguro. “Houve um caso em que o veículo estava com o eixo empenado. Por conta disso, o veículo e descartado e reprovado para circulação”.

Serviço cautelar

O perito automotivo José Alves do Nascimento, esclarece que a perícia cautelar atua na função de enxergar através de visão treinada e equipamentos, se o carro tem algum problema. “Para aquele leigo que não consegue identificar minuciosamente, os peritos traduzem todos os problemas que o carro tem (se houver), e o consumidor resolve pela compra ou não”.
É importante ressaltar que essa avaliação tem que ser feita antes da compra do veículo, para evitar problemas como o do João. "O nosso serviço não se resume especificamente para os carros comprados em leilão, qualquer automóvel até mesmo zero quilômetro, no transporte pode sofrer algum tipo de avaria e está sendo posto à venda sem a informação dessa avaria. A nossa função é justamente evitar que as pessoas sejam enganadas comprando um bem sem a informação de avaria".

Nos casos de carros adquiridos em leilão, José alerta a existência da Lei 13.111 de 2015, que qualquer pessoa que trabalha com venda de automóveis tem por obrigação informar a procedência do carro. “De onde ele está vindo, se ele teve passagem por roubo e furto, se ele vem de leilão, que tipo de leilão, se é um leilão de sinistro, se é um leilão de financeira, se foi recuperado se teve pequena média ou grande monta. Essa informação tem que ser repassada no ato da venda, repito, em qualquer carro. Além disso, fazemos também a verificação da documentação, da procedência, se o carro foi batido, se foi repintado, se tem uma pequena colisão, se tem uma colisão séria, um capotamento ou se é recuperado de perda total, ou seja, um carro montado no outro”, complementa.

| Reportagem: Nayana Araujo
|| Foto: Divulgação