04/02/2021 as 10:04

REVENDA

Fechamento da Ford deixa consumidores sergipanos em alerta

No estado, a decisão da montadora motivou mais de cem anúncios de revenda do Ka

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Bastou a Ford anunciar o fechamento das fábricas no Brasil para que os proprietários de modelos da marca ficassem de orelha em pé. Em Sergipe, muitos consumidores optaram por vender seus veículos da marca temendo uma futura desvalorização na revenda ou o alto preços das peças, em caso de manutenção.

Há dois anos, a psicóloga Kennya Lima comprou um Ford Ka 1.0 modelo 2019 e não pensou duas vezes em vender o carro depois que soube da notícia do encerramento das atividades da Ford no país. “Resolvi comprar um Ford justamente pela consolidação da concessionária no mercado. Afinal ela estava no Brasil a mais de um século. Dentro da linha de carro popular, o Ford Ka foi o que mais me agradou. Melhor custo benefício! ”, explica.

Kennya conta ainda que ficou surpresa com a decisão da montadora, pois a empresa já tinha um mercado consolidado no país e os carros eram muito bons. “Primeiramente fiquei surpresa, os carros da Ford são muito bons, o meu não tinha um defeito! Realmente não imaginava que uma empresa, antes tão consolidada, passaria por isso. Depois comecei a me preocupar com o futuro. Qual seria a desvalorização para revenda? Se ainda teriam peças disponíveis? Ainda é tudo muito incerto!”, complementa. A psicóloga relata que, depois de se inteirar melhor sobre o assunto, percebeu que mesmo a concessionária saindo do Brasil, sairia sim do Brasil, ainda iria fabricar peças para assistir todas as necessidades dos carros da Ford em território nacional. “De qualquer forma decidi “ sentir” o mercado de vendas e colocar o anúncio do carro. Tive muita procura e a venda foi fácil e rápida e o melhor, sem nenhuma desvalorização além do esperado. Todos os possíveis compradores estavam muito mais focados na compra de um carro confortável, econômico e com bom custo benefício, do que no anúncio da Ford sobre o fechamento.

Como Kennya, inúmeros consumidores sergipanos também tomaram a decisão de colocarem seus carros à venda em ferramentas como OLX. “Fui uma das primeiras pessoas a conseguir vender meu carro após a decisão da Ford. Alguns fatores que ajudaram na venda rápida do meu carro foi o fato de ele estava novinho e muito bem conservado”. Em uma rápida busca no OLX, é possível constatar o alto número de anúncios de vendas do Novo Ford Ka (Sedan ou Hatch), desde o dia 11 de janeiro, data do anúncio da montadora sobre o fim das atividades no Brasil. Em Sergipe, mais de 100 consumidores colocaram seus veículos à venda na ferramenta até então. Em uma das concessionárias da Ford em Aracaju, as vendas não foram afetadas com a decisão. “Mesmo com o comunicado da montadora, nossas vendas não foram afetadas. Inclusive, recentemente saiu um comunicado da própria Ford informando que a picape Ranger foi uma das mais vendas em Sergipe. Porém, no início do ano, mais precisamente entre os meses de janeiro a março, as vendas já não são tão aquecidas. Mas, em um panorama geral, nossas vendas não foram afetadas. Continuamos vendendo todos os carros da montadora normalmente”, afirma um dos representantes da marca na capital sergipana.

|Reportagem: Nayana Araujo/Equipe JC
||Foto: Divulgação