09/03/2022 as 09:14

MONTADORAS

Produção de veículos cai 15,8% em fevereiro

Foram produzidas 165,9 mil unidades de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Produção de veículos cai 15,8% em fevereiro

A produção de veículos recuou 15,8% no Brasil em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pela Anfavea (associação das montadoras) nesta terça-feira (8).

Foram produzidas 165,9 mil unidades de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Apesar da queda na comparação anual, houve crescimento de 14,1% em relação a janeiro deste ano, quando o resultado foi comprometido tanto pelas férias coletivas de diversas fábricas, após a corrida de produção no fim de 2021, quanto pelo avanço da variante ômicron do novo coronavírus. A reação, no entanto, não foi suficiente para evitar a queda de 21,7% da produção no primeiro bimestre de 2022.

Os 311,4 mil veículos montados em janeiro e fevereiro levaram ao pior volume de produção para o período em seis anos. A indústria automobilística brasileira e mundial segue enfrentando uma persistente irregularidade no abastecimento de componentes eletrônicos, sobretudo semicondutores, que afetam há meses a produção das montadoras.

Além disso, a Anfavea diz que o setor agora sente a demanda perder força em meio ao aumento de preços, financiamentos mais caros e menor disponibilidade de renda dos consumidores. VENDAS ABAIXO DA PRODUÇÃO Foram vendidos 129,3 mil veículos em fevereiro, uma queda anual de 22,8% e uma leve alta de 2,2% em relação a janeiro. Os 255,8 mil veículos licenciados no primeiro bimestre foram o menor volume para o período desde 2005.

As concessionárias seguem com listas de espera para alguns modelos de veículo, devido aos gargalos de produção, mas o consumo dos últimos dois meses já foi, em geral, inferior até mesmo à restrita oferta de veículos. Com isso, as montadoras já não encontram comprador para tudo o que produzem com a mesma facilidade do ano passado. Exportações Do lado das exportações,que têm a Argentinacomo principal destino, obalanço segue positivo, comcrescimento de 25,4% emfevereiro na comparaçãoanual e de 49,6% em relação a janeiro. Foram exportados 41,4 mil veículosem fevereiro e 69,2 mil noprimeiro bimestre, uma altade 17,3% no período nacomparação anual.