28/04/2022 as 08:26

BRASIL

Honda busca reverter decréscimo no Brasil

Em 2021, a participação da Honda no mercado interno foi de 4,1% e confirmou a curva descentente iniciada cinco antes, já sobre uma base de comparação distante das montadoras de ponta

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Honda busca reverter decréscimo no Brasil

As duas principais operações da Honda no Brasil, motocicletas e automóveis, parecem pertencer a empresas diferentes e não a um mesmo conglomerado. Enquanto a marca lidera as vendas de motos no País com mais de 80% há quase cinco décadas, em carros seu papel tem sido cada vez mais tímido, até despretensioso diante dos principais concorrentes.

Em 2021, a participação da Honda no mercado interno foi de 4,1% e confirmou a curva descentente iniciada cinco antes, já sobre uma base de comparação distante das montadoras de ponta. Em 2016, a empresa deteve fatia de 6,2%, caiu para 6% no ano seguinte, 5,3% em 2018, 4,9% em 2019 e 4,3% em 2020. No primeiro trimestre de 2022, a marca aparece só na 9ª posição entre as mais vendidas, com 13,5 mil veículos e 3,6% do mercado interno, mesma participação que detinha há exatos dez anos e quase a metade do que em 2016.

Mas há uma década, é bom enfatizar, a Honda ocupava a 6ª posição no ranking, imediatamente à frente da Toyota (3,1%) e Hyundai (3%), concorrentes que agora brigam pelo quarto posto e comemoram fatia de quase 11% no primeiro trimestre. Esse cenário de vendas e participação decrescentes, deve imaginar a Honda, tende a mudar com o lançamento da nova geração nacional do HR-V em agosto e a chegada da 11ªgeração do Civic importada em versões híbrida e esportiva antes do fim do ano.

E mais ainda a partir do ano que vem, quando um pacote de novidades ganhará as ruas. Esta semana Atsushi Fujimoto, CEO da Honda South América, antecipou que, além de trazer outras versões e modelos importados, também como motorização híbrida, pretende produzir outro SUV no interior de São Paulo. A empresa limitou-se a dizer que será um produto inédito e derivado do novo Civic.

Esse futuro novo portfólio objetiva ao menos reverter o decréscimo das vendas acentuado de um ano para cá. A comparação com igual período do ano passado indica recuo de 35% nos negócios, contra 25% da média do setor. Contribuíram para isso, naturalmente, o fim da produção nacional, em dezembro, do Fit, que já vinha com desempenho comercial sofrível há tempos — apenas 7,5 mil unidades licenciadas em 2021 — e do Civic, modelo que durante anos liderou as vendas da marca, mas que, ao longo de duas décadas, pouco ameaçou o Toyota Corolla, concorrente direto e líder entre os sedãs médios.

A operação brasileira de automóveis da Honda, na verdade, tem sido marcada ultimamente pelo encolhimento. Depois de Fit e Civic, a montadora deixou de fabricar também o WR-V e o utilitário esportivo HR-V em Itirapina, SP, de onde agora sai somente o City nas configurações sedã e hatch. Em janeiro, a Honda justificou a redução do portfólio: “Considerando os impactos da pandemia na indústria automotiva e a entrada em vigor das novas regras de emissões, no primeiro semestre de 2022, a Honda concentrará seus esforços na produção e venda dos recém-apresentados New City sedã e hatchback”. Foi o que aconteceu. Os City hatch e sedã responderam por 4 mil dos quase 4,7 mil licenciamentos de veículos da marca em março — os 700 emplacamentos restantes se deveram às poucas unidades dos modelos descontinuados que ainda estavam nas concessionárias. Ainda assim, com menos de 2 mil unidades, o sedã apareceu somenta na 20ª posição no ranking de modelos mais vendidos e teve menos da metade dos licenciamentos do Chevrolet Onix. Um desempenho tão discreto quanto a própria trajetória da Honda Automóveis no Brasil.