04/05/2021 as 11:40
EDUCAÇÃOEm 2020, cerca de 40 escolas da educação infantil fecharam durante a crise financeira causada pela pandemia
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
De acordo com um relatório produzido pelo Grupo Rabbit, e divulgado pela Agência Brasil, as escolas particulares perderam, com a pandemia, cerca de um terço das matrículas em todo o país. As instituições mais afetadas, conforme estudo, foram as de pequeno e médio porte, com até 180 alunos. Em Sergipe, não é possível identificar se houve ou não essa queda.
Segundo a Federação das Escolas Particulares do Estado de Sergipe (Fenen), as escolas não são obrigadas a informar sobre quantidade de matrícula, portanto, não possui a informação. “Esse levantamento é pelo Censo Escolar, no entanto, o último realizado foi em 2019, quando não vivíamos em pandemia. Então com essa situação de não ter mais Censo as coisas ainda estão se readequando”, explicou a Comunicação da entidade.
A pesquisa do Grupo Rabbit foi baseada no Censo Escolar de 2018 e em pesquisa feita com mais de 1,2 mil escolas em todo o Brasil entre setembro de 2020 e março de 2021. Ao todo, estima-se que 2,7 milhões de estudantes tenham deixado as escolas privadas, o que representa 34% dos alunos dessas instituições de ensino.
Ainda conforme o relatório, as escolas mais afetadas foram aquelas de pequeno e médio porte, com até 180 alunos, que compõem a maior fatia do mercado. Elas chegaram a perder de 38% a 41% de suas matrículas, respectivamente, de acordo com o relatório. Já aquelas com mais de 550 alunos foram proporcionalmente menos prejudicadas, conseguindo reter cerca de 80% das matrículas. A estimativa é que cerca de um terço dos estudantes que deixaram as instituições particulares tenha migrado para escolas públicas. Outros dois terços permanecem sem perspectiva de estudo, sendo a maioria, mais jovem.
A Fenen-SE explicou, também, que em 2020 cerca de 40 escolas da educação infantil fecharam durante a crise financeira causada pela pandemia. No entanto, esses números não são oficiais, pois seria necessário comprovar pelo Censo Escolar.
|Da equipe JC
||Foto: Ilustração